Sofá para sala: conheça os modelos e tipos
Escolher um sofá para a sala não é uma tarefa simples. Apesar de ser um item básico para o ambiente, ele possui características marcantes e costuma dar o tom da composição de qualquer decoração. Por isso, escolher a peça ideal é de extrema importância para garantir a harmonia do cômodo.
Na hora de escolher a peça ideal para a sua sala, você deve levar em consideração todos os detalhes: como tamanho, formato, cor, tecido, preço e, principalmente, conforto. Afinal, a principal característica que um sofá deve ter é o conforto. Se você tiver a oportunidade de comprar a peça na loja, aproveite para testar o sofá, além de observar o tamanho e as proporções do item.
No momento da escolha, é preciso ter em mente o uso que será feito do sofá, para depois começar a decidir qual o tipo e o modelo da peça melhor se encaixa em suas necessidades. O sofá para sala pode ser usado para receber visitas, para assistir televisão ou para as duas funções.
Para lhe auxiliar na escolha da peça ideal para a sua casa, o blog Casa Para Viver separou algumas dicas e informações práticas. Confira:
Cuidados para não errar na escolha
Observar algumas dicas e informações úteis pode lhe auxiliar no momento de escolher o melhor sofá para a sua sala. Por isso, separamos algumas opções que devem ser observadas:
– Observe o tamanho do ambiente que vai acomodar a peça. Sofás muito grandes e largos, por exemplo, não devem ser usados em salas pequenas. Por isso, antes de comprar a peça, meça com cuidado o cômodo, para que o sofá possa valorizar o espaço;
– Se a peça for ser usada em uma sala de TV, ela deve conter braços mais macios, já que muitas vezes assistimos aos nossos programas favoritos deitados, com a cabeça acomodada no braço do sofá;
– A altura do sofá para a sala de TV também deve ser observada no momento da escolha. Isso vai impedir que a peça destoe dos demais móveis, ficando muito alta ou baixa demais;
– Há uma tendência de uso de sofás com cores mais neutras, por causa de sua presença marcante no ambiente. O uso de cores mais vivas, como vermelho, amarelo e até o azul, deve ocorrer com cautela, para que o ambiente não seja comprometido.
Tipos de sofá
No momento de escolher o sofá ideal para a sua sala, sempre tem o dilema: por qual tipo optar? A variedade de modelos dificulta bastante essa tarefa. Por isso, separamos algumas características de cada tipo de sofá:
Sofá tradicional: existe uma diversidade de opções deste modelo no mercado: com pés mais altos ou com o fundo mais próximo do chão, por exemplo. Pode ser encontrado em variados tamanhos ou mesmo sendo feito por encomenda. Ele é tradicionalmente usado em sua combinação de duas peças (com espaços para dois e três lugares). É o modelo mais procurado para compor o ambiente da sala.
Sofá-cama: é o modelo ideal para quem não tem muito espaço disponível em sua casa ou apartamento, mas gosta de receber visitas em casa. O diferencial deste modelo é que ele possui uma cama interna, sendo montada apenas quando necessária.
Sofá retrátil ou reclinável: possui uma profundidade maior do que os modelos tradicionais. Ele é usado principalmente em salas de TV e em ambientes que possuem pouco espaço disponível, pois se mantém na posição tradicional normalmente, e é expansível apenas quando necessário.
Sofá de canto: são versões em L ou moduladas, sendo resultado da justaposição de dois sofás, emendados por um assento ou apoio. Pode ser usado como uma divisão de ambientes e o seu tamanho avantajado tem a vantagem de acomodar várias pessoas ao mesmo tempo.
Sofá com chaise: esse modelo contém uma extensão de um dos assentos, que serve para manter as pernas esticadas, proporcionando mais conforto.
Sofá redondo: é pouco usado nas salas, mas bastante capaz de embelezar um ambiente. É recomendado para espaços mais amplos e pode fazer uma composição interessante com o restante da decoração.
Variedade de tecidos
Além da variedade de modelos e formatos, é preciso escolher também o tecido certo. Os sofás podem ser confeccionados por diferentes tipos de tecidos e o uso da peça deve ser levado em consideração no momento da escolha. Por exemplo, o couro, o crypton e o gorgurão são os materiais mais recomendados para quem tem pet em casa. Conheça algumas opções de tecidos:
Couro: é um material clássico e marcante, apesar de dispendioso. Ele confere requinte e sobriedade ao ambiente. Para sua manutenção, é necessária a hidratação em um determinado intervalo de tempo, evitando contato com objetos perfurantes para não ser estragado. Como tem resistência a odores e não atrai pelos de animais, é uma boa opção para quem possui pet em casa.
Corino ou couro sintético: possui uma aparência semelhante ao couro natural, mas com um preço mais acessível. Além disso, esse tecido possui uma maior facilidade na manutenção, sendo impermeável e facilitando a limpeza.
Chenille: esse tecido é confortável e proporciona uma maciez ao sofá. Porém, ele possui vincos como característica principal e não é recomendado para pessoas alérgicas. Sua manutenção também é um pouco difícil, sendo preciso usar aspirador de pó para se livrar de toda a poeira acumulada.
Suede: é uma opção que tem se tornado bastante popular, devido ao seu baixo custo e de sua fácil limpeza. Permite também uma impermeabilização, garantindo uma vida útil mais longa. Tem se tornado o material mais utilizado na confecção de sofás hoje em dia.
Sarja: com trama parecida com jeans, esse tecido já foi muito utilizado na fabricação de sofá. Hoje em dia, ele é usado principalmente na confecção de capas para sofá. O seu material é delicado e fácil de sujar.