Cozinha retrô: inspiração que alia beleza e nostalgia

O tema retrô continua chamando bastante atenção e servindo de inspiração para muitos projetos de interiores. Essa inspiração pode ser usada na sala e no quarto, mas também na cozinha, um dos ambientes onde o estilo é mais utilizado.

Para uma cozinha retrô ou vintage, os detalhes fazem muita diferença. O conceito dessa inspiração está ligado ao passado e não fica restrito apenas à decoração, mas também ao estilo de vida da pessoa. Esse estilo acrescenta personalidade, aconchego e uma sensação nostálgica ao ambiente.

Foto: Pinterest

Na décor, os móveis e revestimentos usados no projeto de interiores remetem ao período compreendido entre os anos 1920 e 1970. Por isso, é muito comum encontrarmos móveis antigos em um projeto de uma cozinha retrô.

Retrô x vintage

Antes de mais nada, é preciso entender qual a diferença entre uma decoração retrô e uma decoração vintage. Apesar de remeterem ao passado, as duas referências possuem conceitos e características distintas.

Foto: Pinterest

A decoração vintage remete ao mesmo período da decoração retrô, mas os móveis e itens decorativos foram realmente confeccionados no período referido. Já a decoração retrô é uma repaginação, ou seja, uma releitura dessa época, porém com elementos decorativos produzidos nos dias atuais. Assim, uma decoração vintage pode ser retrô, mas o contrário jamais vai acontecer.

Caso você queira que o projeto de interiores de sua cozinha siga a linha vintage, será necessário buscar eletrodomésticos e utensílios antigos para compor o ambiente. É possível que algumas peças, inclusive, precisem passar por um trabalho de restauração, com o objetivo de conservar as características da época.