Cobogó na decoração: elemento surpreende pela versatilidade
Desenvolvido no nordeste do Brasil na década de 1920, o cobogó é um elemento genuinamente brasileiro que se renova a cada ano e permite novas possibilidades na decoração. Apesar de ter tido destaque em outras regiões do país a partir de 1950, com os projetos modernistas, até hoje os cobogós são uma forte tendência pela sua versatilidade não só nas áreas externas, mas também nos ambientes internos.
Atualmente é possível introduzir o cobogó na decoração da sua casa com muito estilo e modernidade. Além de promover a economia de energia, filtrando a radiação solar e permitindo a ventilação cruzada, o recurso permite a integração de espaços.
Funcionalidades
Os cobogós surpreendem pela variedade de aplicações no seu uso. Precisa criar divisórias em um espaço? Os cobogós são excelentes para esta funcionalidade. As estruturas permitem a separação e a integração dos espaços, uma vez que podemos ver através deles.
Em um ambiente muito amplo, por exemplo, como em um apartamento com cozinha, salas de jantar e estar conjugados, os cobogós e outros elementos vazados funcionam bem na divisão desses ambientes, porém sem isolá-los completamente.
O cobogó e as divisórias vazadas estão sendo bastante utilizadas também para a delimitação de espaços e salas em ambientes de trabalho, como escritórios e restaurantes. As estruturas permitem que passe luz e ventilação pelos ambientes, sendo utilizados também muitas vezes para resolver questões de cômodos que não possuem janelas.
Em apartamentos pequenos, o cobogó pode ser um importante aliado para dividir diferentes ambientes, sem criar uma barreira pesada na decoração.
Outra forma criativa de usar cobogós ou outro tipo de parede vazada é na divisão entre ambiente interno e externo, para áreas como o jardim e piscina, com sala de estar e cozinha, por exemplo. A parede vazada aproxima os ambientes integrando o interno e externo, além de proporcionar boa iluminação e uma vista agradável.
Os cobogós também podem funcionar muito bem em fachadas, principalmente as que ficam no poente e recebem muito sol. A estrutura do cobogó funciona como interceptor dos raios solares, criando um espaço mais fresco.
Apesar de todas as vantagens dos cobogós, é importante estar atento para a parte vazada deste elemento, pois pode acumular poeira e facilitar a entrada de mosquitos.
Cores e acabamentos
Se a versatilidade no uso impressiona, quando pensamos nas cores e acabamentos oferecidos para estas estruturas, vemos o porquê delas terem se tornado coringa na decoração. Os cobogós são confeccionados em diversos materiais, sendo os mais comuns de cimento, vidro e cerâmica.
A paleta de cores para este elemento está cada vez mais diversa e os acabamentos podem ser fosco ou esmaltado. Conheça todas as possibilidade e veja a que mais se adequa ao seu projeto.