Pintura em azulejos renova ambientes, sem retirar revestimentos
O tempo passou e aquele azulejo estampado saiu de moda. Chegou a hora de renovar o ambiente, mas você não quer se envolver no quebra-quebra da reforma. E agora? A notícia boa é que é possível trazer novo ar aos ambientes, sem precisar arrancar os revestimentos existentes. Com a pintura em azulejos, você pode levar novas cores para cozinhas, áreas de serviço e banheiros.
Além de esconder o azulejo de estampas antigas, a pintura é útil também para disfarçar manchas ou mudar a aparência da cerâmica. A pintura dos azulejos não precisa ser feita na parede inteira, você pode pintar meia parede ou só um trecho e deixar o resto com azulejo. Use a sua criatividade. O bom da pintura de azulejos é que sempre será possível voltar para o original ou zerar tudo com tinta branca caso você enjoe.
Para mudar o seu azulejo, é possível recorrer a duas técnicas. A primeira e mais conhecida é mais simples e envolve a aplicação da tinta sobre o azulejo, cobrindo as cores e estampas originais, porém mantém visíveis os relevos tanto dos revestimentos quanto dos rejuntes. A segunda opção cobre toda a cerâmica, deixando a parede lisa, como uma alvenaria convencional. Em ambos os casos, é importante a utilização da tinta apropriada. Conheça abaixo as duas técnicas:
Pintura com o relevo aparente:
1. Limpe bem a superfície com água e detergente neutro até eliminar todos os vestígios de sujeira e gordura, tanto das cerâmicas quanto dos rejuntes (caso haja mofo, elimine-o também). Preencha as falhas com massa acrílica.
2. Aguarde a secagem por 24 horas.
3. Prepare a tinta seguindo à risca as recomendações do fabricante.
4. Dê a primeira demão. Dedique atenção especial aos rejuntes para que não fiquem de fora da passagem do rolo.
5. Espere secar (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).
6. Use lixa fina para alisar suavemente a superfície. Um pano seco elimina o pó.
7. Aplique a segunda demão, novamente de acordo com as indicações.
8. Se necessário, dê a terceira demão para cobrir as cores mais difíceis de esconder. Isso normalmente ocorre quando o azulejo original é escuro.
Pintura lisa por completo:
1. Com água e detergente neutro, limpe a superfície até eliminar a sujeira, a gordura e o mofo das cerâmicas e dos rejuntes.
2. Aguarde a secagem por 24 horas.
3. Para cobrir os relevos das peças e os rejuntes, aplique uma camada de massa acrílica (massa corrida não adere a essa superfície). Espere secar (entre 24 e 48 h, de acordo com o clima).
4. Depois de seco, é provável que o espaço do rejunte contraia. Se acontecer, aplique mais massa acrílica para nivelar.
5. Use lixa fina para fazer os ajustes finais. Um pano seco retira o pó.
6. Prepare a tinta (em locais secos, pode ser a acrílica, mais barata, já que vai sobre a massa) seguindo as recomendações do fabricante.
7. Dê a primeira demão e aguarde a secagem completa (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).
8. Aplique a segunda demão.
Tintas específicas
A renovação do ambiente através da pintura de azulejos se tornou tão popular, pela praticidade e economia que hoje o mercado dispõe de uma boa variedade de produtos. As tintas específicas para azulejos são bastante resistentes e não descascam, desta forma, não apenas colorem o revestimento, mas também o protegem. São as tintas epóxi que podem ser à base do próprio epóxi, epóxi à base de água ou tinta acrílica.
Para áreas úmidas as opções são tintas epóxi com base epóxi ou água – mas procure especificações na embalagem. A Suvinil, por exemplo, possui uma tinta esmalte epóxi resistente à água.
O melhor rolo para pintar azulejos é o de lã de carneiro ou uma brocha. Nunca utilize produtos abrasivos na manutenção de sua parede, nem escovas grossas ou palhas de aço, pois podem danificar a pintura.
Com esses cuidados e com a adquisição dos materiais certos, basta colocar a mão na massa e deixar os azulejos de cara nova.