Decoração de loft: aprenda a decorar o seu com estilo

Para quem gosta de ambientes integrados, o loft certamente é uma boa sugestão de moradia. De origem americana, o termo significa depósito ou sótão. A ideia teve início nos galpões industriais das sedes de empresas localizadas em regiões decadentes. Na época, a arquitetura era despojada, com preço acessível e bom espaço para moradia.

A ideia ganhou mais visibilidade e hoje já é possível encontrar prédios inteiros feitos apenas de apartamentos inspirados nesse estilo. Esse tipo de imóvel costuma ser mais utilizado por solteiros que buscam um lugar descolado e moderno para viver.

Foto: Pinterest

Atualmente, o loft é um espaço com boas dimensões para moradia e com pouca ou nenhuma divisória ou paredes. Por esse motivo, o projeto de interiores é mais complicado do que das habitações convencionais e deve ser tratado com muito cuidado e atenção. Algumas características que são comuns aos lofts são: pé direito alto, janelas amplas, tubulações aparente e dormitório no mezanino. Porém, essas características não são rígidas.

Por isso, é preciso saber dividir os ambientes de forma adequada para que a distribuição fique harmoniosa e de fácil identificação, tendo uma atenção especial para o banheiro, por questões de privacidade, e a cozinha, para evitar o cheiro de alimentos por todo o ambiente.

 

Modelos de loft

Como o loft é um ambiente extremamente personalizável, então existem muitas opções e modelos disponíveis no mercado. Mas para não lhe deixar completamente no escuro sobre o assunto, separamos alguns modelos e suas características.

Foto: Pinterest

Industrial: O loft industrial é um dos mais comuns encontrados no mercado, principalmente porque vem acompanhando os lofts desde o seu surgimento. Eles são bem conhecidos pelo uso de escadas, móveis e objetos metálicos, cimento queimado e com instalações aparentes. Além de conceder estilo, os canos e afins expostos também evitam aquele quebra-quebra caso uma manutenção se faça necessária.

Rústico: Esse estilo de loft combina com tijolos à mostra, além de revestimentos e móveis de madeira. Uma cor que casa bem com esse estilo são os tons de marrom. Além disso, aposte em acabamentos de pedra, objetos de cerâmica e cobre e móveis de couro.

Foto: Pinterest

Loft pequeno: Para esse modelo, é sempre bom apostar na interação entre ambientes, concedendo ao espaço um visual moderno. Uma dica é pensar na decoração do espaço como um todo, apostando na mesma paleta de cores para todo o loft. Buscar por móveis multifuncionais é uma forma de otimizar o espaço – uma boa dica é optar por móveis planejados.

Loft com mezanino: Quando o pé direito do loft é mais alto torna possível criar uma espécie de “segundo andar” dentro dele, o que chamamos de loft com mezanino. Isso garante mais espaço para aproveitar com ambientes como as salas e a cozinha da casa. Porém, é preciso tomar cuidado com o projeto luminotécnico do espaço, para que o mezanino não atrapalhe a iluminação do “primeiro andar”.

 

Como decorar loft

O momento da decoração do loft é muito importante para imprimir a sua personalidade no espaço, além de deixar a sua casa mais bonita. Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa jornada. Confira:

Foto: Pinterest
  • Escolha móveis pequenos e multifuncionais, que não ocupem muito espaço ou atrapalhem a circulação;
  • Fique atento ao tamanho adequado da mesa e a quantidade de cadeiras da sala de jantar, levando em conta o estilo de vida dos moradores;
  • Opte por cores claras, pois trazem mais luz e amplitude à sua habitação;
  • É interessante utilizar o próprio mobiliário ou objetos para separar os espaços, ou incluir cortinas, biombos, painéis, estantes, entre outros elementos de delimitação.
  • Em caso de lofts com mezanino, uma dica para favorecer a iluminação do primeiro andar é apostar em luminárias pendente;
  • Use quadros para decorar o espaço. As pinturas coloridas servem de contraste ideal para paredes brancas, por exemplo;
  • Opte por cortinas do piso ao teto se desejar alongar o pé direito.
Foto: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!