Veja como organizar quadros na parede da sua casa

Os quadros são itens decorativos muito bonitos e que concedem um toque especial na decoração. Assim, eles são elementos da décor capazes de contribuir para a estética não apenas do ambiente onde ele está inserido, mas de toda a casa.

Existem diversas formas de disposição e composição com quadros. A escolha de como organizar os quadros vai depender do gosto e estilo de cada um. O aconselhável, porém, é fazer a composição desejada no chão em frente à parede escolhida antes de pendurá-los. Quando você tiver definido onde cada quadro vai ficar, você pode começar a pendurar.

Fonte: Pinterest

O local onde a composição será inserida também é muito importante de ser observado. Fique atento ainda ao posicionamento dentro do local escolhido, a proporção e altura adequadas para a melhor visibilidade. Esse cuidado deve ser redobrado quando as composições dos quadros forem inseridas em uma das paredes do ambiente.

Além de se preocupar com a forma de organizar os quadros, há outros elementos que devem ser considerados. A moldura é um desses elementos, que também faz parte da organização do ambiente. Tome cuidado com a semelhança entre as imagens, seja na cor, no tamanho ou no estilo.

 

Quadro em diferentes inspirações

Em ambientes mais organizados e com um estilo mais clássico, uma boa opção é a composição de quatro quadros do mesmo tamanho, formando um quadrado. Essa é uma escolha que não tem como errar, além de garantir a harmonia simétrica e o equilíbrio para a parede.

Fonte: Pinterest

Se o ambiente for mais descolado é interessante delimitar uma área, que pode ser em forma de quadrado ou retângulo, e ir encaixando os quadros nessa área. Desta maneira, você pode dispor de diferentes tamanhos, com o cuidado de que a composição não saia das delimitações, garantindo a harmonia da organização.

As prateleiras também podem servir para organizar os quadros, em diferentes tipos de inspiração. Nesses casos, a regra de observar a harmonia dos quadros entre si e com o ambiente como um todo continua valendo.

 

Para cada ambiente

Quarto: dois elementos básicos devem ser levados em consideração: o gosto de quem utiliza o quarto e o tamanho do cômodo. Quartos menores casam melhor com peças mais delicadas e sutis, mantendo o ambiente mais clean. Já no caso dos quartos maiores deve-se observar o espaço onde você quer dar destaque.

Fonte: Pinterest

Sala de estar: a escolha de quadros para esse ambiente deve respeitar a decoração local. Caso a inspiração seja clássica, então opte por pinturas clássicas de paisagem. Já para as decorações contemporâneas, o uso de quadros abstratos se encaixa com perfeição no ambiente. Fique atento também às cores do ambiente. Se a decoração for muito colorida, quadros com cores muito berrantes podem pesar o cômodo. Caso a décor seja composta de tons mais neutros, então está liberado o uso de opções mais ousadas.

Cozinha: esse ambiente costuma ser carregado de linhas retas, então os quadros servirão para levar mais vida ao local. Para este cômodo, explore o uso de peças mais casuais, como artesanatos ou ilustrações. Porém, tome cuidado para que o vapor e a gordura não danifiquem as peças.

Banheiro ou lavabo: o uso de quadros na decoração dos banheiros pode tornar o espaço mais agradável e dar destaque ao cômodo. A escolha aqui vai depender do tamanho, cor e iluminação do ambiente. Em banheiros menores e lavabos, os quadros devem ser discretos e menores.

Fonte: Pinterest

Como organizar os quadros

Apesar de ser um pouco trabalhoso o processo de escolher e organizar os quadros, o resultado final sempre compensa, deixando o espaço mais bonito e agradável. Para quem tem dificuldades na organização, existe uma regra básica que pode lhe ajudar.

  1. Caso haja dois ou mais quadros posicionados em uma mesma parede, faça o alinhamento deles pela sua base;
  2. Quadros posicionados em paredes diferentes de um mesmo ambiente devem estar alinhados pela parte superior;
  3. Se o quadro for colocado sobre algum móvel, ele deve distanciar-se deste em torno de trinta centímetros. Para quadros muito grandes essa distância deve aumentar para se alcançar proporção;
  4. Quando o ambiente for composto de quadros grandes e pequenos em uma mesma parede, o menor deve ser colocado abaixo do maior;
  5. Para paredes de formato retangular são indicados quadros ou grupo de quadros no mesmo formato da parede. Isso vai permitir uma melhor harmonia e equilíbrio na composição;
  6. Use a altura de uma porta ou janela, se houver no ambiente, como eixo para posicionar os quadros;
  7. Os quadros devem ser posicionados a certa distância dentre si, para melhor visualização da sua composição.
Fonte: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!