Conheça os diferentes tipos de revestimentos de parede para a cozinha

Atualmente a cozinha não é apenas o local para o preparo de alimentos e fazer as refeições. Ela passou a ser também um lugar para reunir amigos e familiares. Com essa nova concepção, a decoração deste espaço ganhou uma atenção especial, passando a ser um ambiente mais acolhedor e com mais personalidade, refletindo o gosto e estilo dos moradores.

Ela é um dos ambientes da casa que exige uma maior proteção e consequentemente um maior cuidado na escolha dos revestimentos. Por ser um ambiente com áreas mais expostas à gordura, à água e ao fogo, os revestimentos de parede para cozinha devem garantir praticidade, funcionalidade, segurança e maior durabilidade na construção.

Fonte: Pinterest

O revestimento mais comumente usado nesse ambiente são os azulejos. Mas essa não é a única opção para quem quer decorar o espaço. Há também modelos como os ladrilhos, mármore, mosaicos, pastilhas de vidro, cimento queimado, pedra, madeiras e porcelanato. Cada um desses modelos permite a criação de um espaço incrível dentro do projeto de interiores.

 

Revestimento é item importante na cozinha

Quando falamos do ambiente da cozinha, é interessante sempre colocar um revestimento atrás do fogão e da pia, para proteger da água e da sujeira. Geralmente por ser uma área pequena uma ótima opção é tirar proveito desta situação para destacar esse trechinho da parede. Isso pode ser feito com um revestimento diferenciado e mais decorativo.

Fonte: Pinterest

Se você quer renovar a decoração da cozinha, uma solução muito legal é aplicar simplesmente uma nova pintura, cuja cor pode variar conforme a sua preferência, estilo da decoração ou necessidade de mais ou menos claridade. Porém é recomendável a utilização de tintas impermeáveis e fáceis de limpar, como as tintas acrílicas.

Mas se você for optar por utilizar o revestimento na cozinha, então é preciso ficar atento às cores escolhias. Como dizemos frequentemente aqui no blog, é preciso haver uma harmonização entre as cores dos móveis e dos demais elementos decorativos de um ambiente.

Fonte: Pinterest

 

Diferentes tipos de materiais

Os revestimentos de parede para cozinha podem ser encontrados em diferentes modelos e tipos. Nós separamos alguns desses modelos e suas características, para lhe ajudar no momento da escolha. Confira:

Cerâmicos: esse tipo de revestimento é o preferido para cobrir as paredes das cozinhas, devido ao seu bom desempenho, da ampla variedade de cores, estampas e estilos, e também pelo custo mais accessível.

Ladrilhos hidráulicos: essa é outra excelente opção de revestimento para as paredes da cozinha. Principalmente porque possui uma variedade de formatos, cores e estampas.

Fonte: Pinterest

Revestimento adesivo de parede: é uma das principais tendências para a cozinha, pois oferece o aspecto de revestimento cerâmico e tem se mostrado uma solução rápida e barata, sendo fácil de aplicar, não apresentando danos à parede. Outra vantagem desse tipo de revestimento é que você pode personificá-lo de maneira a aproximá-lo do seu gosto pessoal, porém observando sempre a harmonia com o ambiente.

Granilite: é considerado um material bastante prático, além de conceder ao ambiente um aspecto despojado. Dentre suas vantagens, podemos destacar também os preços mais baixos e sua fácil manutenção. Tem um visual semelhante ao mármore, porém com um custo de instalação mais acessível.

Mármore: se você quer um ar sofisticado e clássico para a sua cozinha, então o mármore é a escolha ideal. Uma grande vantagem desse material é que ele não sai de moda, ou seja, é uma opção durável.

Pastilhas cerâmicas ou de vidro: são opções mais caras, não sendo tão acessíveis como os demais modelos. Elas podem funcionar muito bem para incrementar a sua cozinha, criando apenas um detalhe entre a bancada da pia e o armário superior. Criam esse detalhe também num pilar que saca e em um pedaço de parede que se quer destacar.

Fonte: Pinterest

Cimento queimado: é o tipo de revestimento ideal para quem quer economizar, sem abrir mão da qualidade. Ele combina principalmente com inspirações como o estilo industrial ou decorações modernas e minimalistas.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!