Marcenaria ripada é tendência na decoração de interiores
A marcenaria ripada tem sido bastante utilizada na decoração. Os principais motivos para ela ter se tornado uma queridinha no projeto de interiores são: a sua beleza, sua característica atemporal e de permitir vários desenhos, e sua versatilidade, possuindo uma diversidade de cores, a depender do tom da madeira.
As ripas são peças estreitas e compridas e costumam serem usadas na decoração em composição de painéis, móveis, cabeceiras e divisórias. No caso da marcenaria ripada, ela pode ser usada em todos os ambientes, grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais.

Esse móvel ganhou destaque na décor juntamente com o crescimento da tendência de ambientes integrados, principalmente com os novos apartamentos possuindo um espaço mais compacto e reduzido. Em ambientes integrados, as divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos que atuam na divisão dos ambientes, permitindo também a entrada de luz e ventilação.
Materiais e acabamentos
Para essa marcenaria, o mais indicado são as madeiras nobres naturais, pois as madeiras mais moles costumam ser mais claras e frágeis e isso pode atrapalhar o bom uso desse material na execução do projeto. A madeira natural garante um resultado bastante satisfatório num painel ripado e sendo utilizada em tons mais claros não deixa o ambiente pesado, porém seu custo é alto.

Os tipos de madeiras mais utilizadas nesse tipo de painel são o Freijó, Nogueira, Cumuarú, Inbuia e Cedro. Uma alternativa muito requisitada para substituir a madeira natural, principalmente em ambientes fechados, são os MDFs em tons amadeirados.
Já o acabamento da madeira ripada costuma ser com selador, nas áreas internas. Nas áreas externas, o acabamento costuma ser o verniz, nas opções fosca ou acetinada. Uma dica é evitar o efeito brilhoso nas ripas.
O dimensionamento dos painéis pode ser trabalhado com diversas medidas. Isso vai proporcionar efeitos variados, a depender da largura, da profundidade e o espaço entre ripas. No caso das ripas muito finas, é necessário o uso de uma madeira mais “dura”, evitando assim que ela empene.
Usos da madeira ripada
Painéis fixos: o principal uso da madeira ripada é em painéis fixos. Aqui, sua função é de esconder a fiação aparente, auxiliar na sustentação de acessórios ou ainda servir de foco decorativo. Eles combinam facilmente com outros estilos e acabamentos e podem ser encontrados em verticais ou horizontais.

Painéis móveis: são uma boa solução para ambientes integrados e sem espaços, substituindo as paredes por divisórias ripadas com sistema de correr.
No teto: aqui a marcenaria ripada pode ser usada com função meramente decorativa ou com a funcionalidade de esconder estruturas, cabos e instalações indesejadas.
Em móveis: geralmente, repetem o elemento da ripa usada no painel ou na parede. Apesar de não ser o foco da décor, atua como uma composição do espaço como um todo.

Na varanda: nesse ambiente, a marcenaria ripada possui o objetivo de esconder condensadoras de ar condicionado, servir de estrutura de um jardim vertical ou apenas servir como elemento decorativo.
Dicas:
- É importante observar o tamanho do friso das ripas, pois os frisos finos e fundos são difíceis de limpar. Este cuidado deve ser redobrado nas áreas externas para não acumular bichos.
- As ripas podem ser usadas de forma meramente decorativa, porém geralmente são integradas de forma funcional no ambiente, para esconder elementos estruturais, cabos e instalações indesejadas, objetos e móveis, para moradores que não gostem de muita decoração, entre outras funções.
- Além de estarem sendo mais usadas nos projetos de interiores, as ripas também ganharam destaque na arquitetura de fachadas.
- Você pode usar a madeira ripada em um ambiente de cozinha e lavanderia integradas, deixando a cozinha exposta, enquanto a lavanderia fica escondida pelas ripas.
- Apesar de estar disponível em diversos tons, a madeira de tom neutro é sempre uma excelente opção, pois está sempre na moda e combina com muitos estilos diferentes.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!