Cama beliche é opção para otimizar espaço no quarto

Antes vistas como um recurso para acomodar mais de uma pessoa em um mesmo cômodo, as camas beliches têm se renovado e oferecido uma variação de utilidade e estética. A peça tem ainda a função de otimizar o espaço, principalmente quando o cômodo é pequeno. Nos quartos infantis, é possível usar a criatividade e transformar o beliche em uma ferramenta de lazer, diversão e estudo.

A funcionalidade do beliche é peça chave na hora de escolher o modelo. Alguns modelos disponíveis no mercado acoplam não apenas camas, como também armários e bancadas de estudo. Então, antes de escolher a peça é preciso avaliar as necessidades de quem vai usá-la. Se o beliche for usado em um quarto infantil, então é necessário preocupar-se também com a segurança dos pequenos.

Foto: Pinterest

Há beliches disponíveis para todas as idades e gêneros. A peça é muito usada nos quartos de visitas ou no quarto das crianças. Neste último caso, possui a vantagem de possibilitar a criança a oportunidade de conviver com a outra, dividindo o mesmo espaço.

 

Dicas para a escolha

Alguns pontos devem ser observados antes de comprar um beliche. Medir as dimensões da peça e do quarto e os itens de segurança precisam ser observados antes de escolher o beliche ideal para o cômodo. Confira algumas dicas:

  • Preste atenção às dimensões da cama, como altura, largura e profundidade. Antes de escolher o modelo para o quarto, meça o cômodo optando por um modelo que possua o tamanho ideal para o espaço disponível.
  • Opte por modelos que possuam como acabamento materiais resistentes, aconchegantes e belos. Os materiais mais procurados são os de madeira ou de metal.
  • Se o beliche for para um quarto infantil, então é preciso se preocupar também com os itens de segurança, evitando acidentes com as crianças.
  • Antes de escolher o beliche, avalie as necessidades de quem vai usar a peça. Se a criança possui muitos brinquedos, então o ideal seria uma peça com compartimentos, como armário e gavetas. Se seus filhos já passaram da idade das brincadeiras, então a dica é optar por um beliche que venha com bancada ou escrivaninha.
Foto: Pinterest

 

Modelos de beliche

Tradicional e treliche: é o tipo de beliche preferido para os projetos de interiores. Em ambientes mais neutros, uma solução é optar por um modelo de linhas retas e mais tradicionais, com duas camas e a escadinha para subir. Os beliches mais tradicionais também possuem a vantagem de durarem mais tempo, se adaptando melhor as diferentes etapas da infância. Já os treliches são úteis para receber amigos, pois possui uma terceira cama acoplada à cama inferior.

Beliche com escrivaninha: esse modelo possui a vantagem de otimizar ainda mais o espaço do quarto, permitindo acoplar a escrivaninha com o beliche. É muito procurada para projetos de quartos pequenos. Ele permite, por exemplo, que o usuário tenha um espaço apropriado para usar o seu computador, além de poder organizar a escrivaninha como uma bancada de estudo.

Beliche com escrivaninha | Foto: Pinterest

Beliches para brincar: esse modelo é o favorito das crianças. Costuma ser bastante lúdico, possibilitando que a criança use o beliche como forma de diversão. Os modelos disponíveis podem possuir escorregadores, simular um castelo ou outras possibilidades de ludicidade. Possuem a desvantagem de serem pouco duráveis, uma vez que as crianças podem enjoar rápido, principalmente se a decoração for de algum personagem.

 

Madeira x Metal

Os principais materiais usados para os beliches são madeira e metal, pois são resistentes e esteticamente agradáveis. As peças de madeira podem ser encontradas em MDF, MDP ou mesmo em madeira maciça – esta última, inclusive, é considerada de melhor qualidade e com maior durabilidade. A principal desvantagem dos beliches de madeira é que ao longo dos anos acontece o desgaste da madeira, que costuma começar a lascar, resultando em juntas mais soltas.

Foto: Pinterest

Em contrapartida, os beliches feitos de metal são mais resistentes e, consequentemente, são mais duráveis. Além disso, eles também suportam mais peso. A desvantagem desse modelo é que há menos opções disponíveis no mercado se comparado com os beliches de madeira.

 

Segurança

É preciso pensar na segurança quando optamos por colocar um beliche no quarto. Quando usados em quartos infantis, há uma maior necessidade de se preocupar com os itens de segurança. Algumas dicas importantes são:

Foto: Pinterest
  • Preste atenção à estrutura da cama! Por exemplo, a escada deve ser estável e segura, possibilitando uma subida com segurança e uma estabilidade quando as crianças estiverem brincando na cama;
  • Verifique se os materiais utilizados no beliche estão livres de substâncias nocivas ou tóxicas;
  • Lembre-se da grade de proteção! O beliche superior precisa de uma barra de segurança ao longo de quase toda a sua extensão, evitando que a criança caia da cama;
  • Crianças com menos de cinco anos só devem usar beliche se ficarem na cama de baixo e, mesmo assim, com proteção;
  • Observe o projeto luminotécnico do cômodo. Cuidado para a iluminação não ficar muito em cima da cama superior!
  • Mantenha o beliche longe de janelas;
  • Se o quarto tiver ar-condicionado ou ventilador, garanta que eles não soprem ou girem muito próximo da pessoa que irá deitar na cama de cima.