Carpete de madeira: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento
O piso de madeira agrega uma beleza ao ambiente e é um diferencial para qualquer decoração. Há no mercado, porém, uma opção mais econômica que possui o mesmo aconchego e estilo do material: o carpete de madeira.
O carpete de madeira é uma folha fina de madeira natural, que está colada e prensada a uma base de madeira processada. Por isso mesmo, ele é bem mais fino do que os pisos tradicionais, com espessura que varia entre cinco e sete milímetros. Apesar de simular o efeito da madeira, ele é feito com materiais diversos.

Esse revestimento possui o formato de régua fina revestida por madeira natural, sendo uma alternativa mais econômica em relação ao piso de madeira maciça.
Instalação simples
A instalação do carpete de madeira é mais simples do que a maioria dos revestimentos. As réguas são encaixadas lado a lado, formando o revestimento de madeira. Esse tipo de carpete pode ser instalado sobre o contrapiso ou um piso frio. Entre o piso e a base deve-se usar uma manta de separação, ajudando a proteger e regularizar o piso original.
O fato dessa instalação ser feita por um processo de encaixe faz com que ela seja rápida e prática, sendo uma boa opção para projetos que tenham um prazo de entrega curto. Ele é indicado, principalmente, para locais onde a circulação de pessoas é menor, como o quarto ou o closet. Porém, também pode ser usado em salas de estar e de jantar.

Vantagens e desvantagens
Como todo material, o carpete de madeira possui as suas vantagens e desvantagens. Além da instalação rápida, o seu preço mais baixo do que o da madeira maciça faz com que ele seja uma excelente alternativa. Em contrapartida, o carpete de madeira exige mais cuidados devido a sua baixa resistência.
Vantagens
- Sua instalação é rápida e prática, além de não gerar poeira ou entulhos;
- É uma alternativa econômica, pois possui preços mais baixos do que os pisos naturais de madeira maciça;
- O carpete de madeira funciona como isolante térmico, ajudando a manter a temperatura interna do ambiente estável;
- Esteticamente ele proporciona todo o conforto e receptividade da madeira.
Desvantagens
- Possui baixo isolante acústico, reproduzindo mais barulhos com a queda de qualquer objeto sobre ele;
- Não tem muita resistência a água. O contato com a água tende a deixar esse revestimento inchado e a danificar o piso;
- Sua resistência é baixa, o que o deixa com propensão a riscar com mais facilidade.
Carpete de madeira exige cuidados
Para que o carpete de madeira apresente durabilidade alguns cuidados são necessários. Um deles é optar pelo uso de feltros na base dos móveis que ficam no ambiente revestido, tornando mais seguro arrastar esses móveis.
Outro cuidado está relacionado com o momento da limpeza. A dica é evitar o contato do revestimento com materiais abrasivos ou com a água. Entretanto, a limpeza do carpete de madeira é bastante simples. Basta usar uma vassoura de cerdas maciais (de preferência uma vassoura de pelos) ou o aspirador de pó para tirar a poeira.

Em seguida, passe um pano levemente umedecido com detergente neutro para remover sujeiras e tirar manchinhas do piso. É extremamente importante não deixar que o pano fique excessivamente molhado, pois isso pode estragar o revestimento. E jamais use cera sobre o piso, pois ela pode danificar o carpete de madeira com o tempo.
Na decoração
O momento de decorar um ambiente revestido por um carpete de madeira exige cuidados. Para manter a decoração em harmonia com o carpete de madeira é preciso entender quais os tons de cores que se adequam melhor a esse tipo de revestimento.

O carpete de madeira combina principalmente com a cor cinza. Por isso, pintar as paredes ou uma das paredes do ambiente com essa cor pode ser uma solução. Além disso, tons de bege e marrom casam perfeitamente com o revestimento. Uma dica é buscar móveis que combinem com essas cores, como poltronas de linho ou com pés de madeira.