9 dicas de decoração para adaptar a casa à chegada dos pets

O dia tão sonhado chegou – sua família aumentou! O novo integrante é fofo, brincalhão e muito, mas muito levado. Por maior que seja o amor, a convivência entre você e seu animal de estimação pode ficar ainda melhor. Sabe como? Adaptando a decoração da sua casa para o pet. Elaboramos 9 dicas para você receber os animais, sem abrir mão da decoração e da organização.

Sabe por que isso é necessário? É que a decisão de se ter um animal de estimação em casa traz muita alegria, mas também impacta mais a decoração do seu lar do que se imagina. Após a chegada do bichinho, móveis, acessórios e os acabamentos da casa podem ter que ser ajustados para promover uma convivência boa com os animais.

Imagem: Homem da Casa

 

Foi pensando na sua alegria e no conforto do seu bichinho que o blog Casa Para Viver elaborou uma lista com 9 dicas de decoração que toda pessoa que está pensando em ter (ou já tem) um pet para chamar de seu pode seguir para tornar a vida do seu companheiro de quatro patas ainda mais legal. Vamos lá?

 

1 – Diga não aos carpetes

 

Eles acumulam pelos, poeira, sujeira e podem chegar a cheirar muito mal com a chegada do seu animalzinho, além de darem trabalho na hora da limpeza. A melhor opção para quem está planejando ter um pet em casa (e fazer uma reforma antes) é investir em pisos de cimento queimado, pois facilita muito a vida do dono de um pet que precisa constantemente limpar a sujeira feita por eles.

Outra boa (e popular opção) são os pisos de cerâmica como os porcelanatos. Difíceis de arranhar e fáceis de limpar, eles são bastante comuns nas residências mais modernas. Por serem um pouco escorregadios, é importante que você tente deixar a casa livre de obstáculos demais para que seu bichinho não se machuque ao tentar frear durante uma corrida.

Más notícias para quem tem piso de madeira ou pedras naturais como mármore e granito em casa. O primeiro pode ser facilmente arranhado pelas unhas de cachorros maiores ou por gatos. Já o segundo, por ser feito de materiais mais porosos, podem acabar manchados permanentemente por um xixi feito no local errado.

 

2 – Mas as minhas paredes… quanta diferença!

 

Imagem: Caveira Vaidosa

 

Quem algum dia já teve gatos ou cachorros sabe muito bem que os pequenos adoram passar as patinhas nas paredes de casa para chamar a atenção do dono, pedir algo ou até mesmo por tédio. Assim, sua parede pode ficar manchada com as fofíssimas marcas deles. O blog Casa Para Viver recomenda que os nossos leitores, se puderem, pintem as paredes com uma tinta acetinada, que facilita a remoção das manchas.

 

3 – Tapete é só para os fortes

 

Aconchegantes, os tapetes dão um ar de requinte a qualquer ambiente da casa. No entanto, ele não é o objeto de decoração mais indicado para quem tem ou pretende ter um pet. É que os animaizinhos, especialmente no início da sua convivência, podem atender aos chamados da natureza ali mesmo, no seu tapete lindo e caro. Além disto, tal qual os carpetes, eles podem acumular a sujeira do seu animalzinho.

Ainda assim, você não precisa necessariamente abrir mão deste item de decoração só por causa do novo integrante da família. Se você entende a importância dele no ambiente e não abre mão do tapete, invista em um modelo de fio curto, que é mais fácil de limpar, modelos de sisal ou de fibra sintética.

 

4 – Plantas x Pets

 

Imagem: Pixbay

Elas dão vida a qualquer ambiente, mas também podem colocar em risco a vida do seu pet. Naturalmente curiosos, há 99% de chances do seu animal de estimação tentar interagir, cheirar ou comer as suas plantinhas, especialmente se elas ficarem em um local acessível. Por isso, certifique-se sobre a espécie da planta para garantir que não é venenosa ou representa algum perigo de saúde ao seu bichinho. Esta mesma dica serve para fruteiras e os seus ocupantes, que podem não casar bem com o sistema digestivo do seu companheiro.

 

5 – Ai! Meu sofá!

 

Imagem: Homens da Casa

 

É inevitável. Se você tem um animal de estimação, especialmente se ele for filhote, o seu mobiliário irá sofrer com isso. Sofás, pés de mesas, cadeiras e, especialmente, qualquer estofado se tornará alvo do jeito buliçoso dele.

A solução para este caso? Utilizar tecidos mais resistentes e que não sejam fáceis de enroscar as unhas. O tecido número um recomendado para casa com animais é o Acquablock da Karsten, que é impermeável e fácil de limpar, além de ter tramas bem fechadas. Para quem gosta de tecidos mais macios e confortáveis, vale investir em suede e ultrasuede. Outras opções possíveis são as sarjas, lonas e brins.

Na hora de escolher seu móvel considere a pelagem do seu bichinho. Cores escuras disfarçam melhor as manchas, mas destacam pelos claros no móvel. O Casa Para Viver recomenda que você invista em tons neutros como marrom, marinho e os 50 tons de cinza (#brincadeirinha), que são soluções curingas.

No caso dos pés de mesas, cadeiras e similares, a melhor forma de evitar que eles se tornem alvos dos dentes do seu animal é providenciar brinquedos apropriados para ele dar vazão ao seu instinto natural de roer as coisas – no caso dos felinos, arranhadores de madeira ou sisal. Já para os amigos caninos, valem brinquedos de plástico, como bolinhas e mordedores ou cordas e ossos recreativos que são vendidos em pet shops.

 

6 – Prateleiras são suas amigas

 

Seus objetos de decoração não precisam ir para o lixo com a chegada do seu mais novo companheiro em casa. Basta remanejar a localização para prevenir danos ao objeto e até mesmo acidentes, como quedas que machuquem o seu animalzinho.

Sugerimos que você use prateleiras para expor os objetos, tornando o acesso dos pets mais difícil. Já no caso dos gatos, que encaram a possibilidade de escalada como diversão e desafio, busque deixar nas prateleiras objetos que não sejam frágeis. Em locais baixos, como a mesa de centro ou de canto, evite objetos de decoração pesados ou pontiagudos.

 

7 – Cada um no seu quadrado

 

 

Humanos dormem em camas, tem o banheiro que usam e a cozinha onde comem e os pets devem ter tudo isso também. É muito importante que o seu animalzinho tenha o seu próprio espaço de descanso, lazer e asseio dentro de casa para viver bem, sem apresentar comportamentos desagradáveis ou destrutivos.

Reserve três espaços protegidos e confortáveis para ele e o apresente aos locais. Em um ficará a cama e brinquedos do seu bichinho. Vale caprichar na hora de escolher a cama – nada de uma almofada velha ou uma caixa de papelão com um buraco pro gato entrar e se esconder. Quem abusa da criatividade neste momento torna a decoração da área atrativa não só para os pets, mas também para as visitas, que certamente irão elogiar aquele espaço mais elaborado.

No outro local, você pode deixar os seus reservatórios de água e comida. Capriche na escola das tigelas, podem ser de metal quando há muito inox ou estampada quando se está em um local mais casual ou em áreas abertas.

O terceiro espaço será o banheirinho, onde o seu pet poderá fazer as suas necessidades, sem causar transtornos e prejudicar a rotina de casa. No caso dos cachorros que moram em apartamento, tapetinhos descartáveis higiênicos podem evitar ‘acidentes’ em outros locais de casa antes do passeio. Para os gatinhos, as caixas de areia são o local ideal para realizar as necessidades. Dessa forma, eles compreendem onde podem relaxar sem perigo de bronca, enquanto você vive bem mais tranquila, sem se preocupar onde pisará.

 

 

8 – Sem medo de altura

 

Imagem: Rede Sport

 

É importante sempre ressaltar os cuidados com a janela de casa que todo dono de um animal de estimação, especialmente de gatos, deve ter se mora em casa de andar ou apartamento. Coloque grades de proteção em suas janelas, evitando acidentes e, em alguns casos, tragédias. Não vale à pena arriscar a vida do seu animalzinho por conta de um risco que pode ser facilmente evitado com a compra deste tipo de proteção.

 

9 – Dica do Casa Para Viver

 

Para alegrar o ambiente ou comemorar a chegada do seu pet, que tal decorar um espaço da sua casa em homenagem ao seu bichinho? Uma foto emoldurada ou uma ilustração que o represente e sirva para deixar a sua parede mais bonita funciona bem, assim como expor as coleiras e brinquedos dele de forma criativa.

 

Foto: Pet Likers

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você pode ainda deixar a sua dúvida logo abaixo nos comentários. Pode virar a nossa próxima pauta.