Soluções reduzem os transtornos das obras

Todos que começam uma reforma em casa têm um sonho em comum: que ela acabe logo! Ainda que as obras sejam pequenas, sempre há algum tipo de transtorno, especialmente se o proprietário precisa ficar dentro de casa durante os trabalhos. Para agilizar todo esse processo, a indústria da construção civil disponibilizou no mercado soluções versáteis. Tudo para minimizar os danos.

Ao reduzirem o quebra-quebra, estas soluções, por tabela, contribuem para melhorar os ruídos e a poeira, além de evitar o acesso de pessoas estranhas em casa. E também diminuem a duração das obras e a produção de entulhos. Veja abaixo algumas destas alternativas.

Obras_eletrofitas_blog
Eletrofitas

Eletrofitas – Se sua intenção é ampliar ou reformar as instalações elétricas, instalar alarmes ou criar mais pontos de iluminação, por exemplo, as eletrofitas são ótimas aliadas. Com elas é possível inserir novas tomadas na casa, sem necessidade de quebrar a parede. As eletrofitas são fitas adesivas que conduzem energia, eliminando a necessidade dos conduítes. Como são planas, não criam relevo na parede. E além da praticidade de instalação, ainda são vantajosas para a dissipação do calor e eficiência nas sobrecargas. Uma aliada e tanto das obras.

Obras_reformas2_blog
Piso

Piso autonivelante – Esta opção não possui emendas (dispensa as juntas) e pode ser instalado sobre outros revestimentos, com muita facilidade. Como o nome já propõe, ele nivela o chão e sua aplicação é indicada sobre cerâmicas com rejuntes, madeiras, pedras naturais e chapas metálicas. À base de epóxi ou poliuretano, o piso autonivelante também é colocado diretamente sobre o contrapiso de concreto. Outro ponto positivo é o alto grau de impermeabilidade, se adequando a áreas abertas e expostas com frequência à água. Sua espessura é bem pequena, de 1m a 3m. Hoje já são oferecidos com diversidade de cores e estilos e há uma versão antiderrapante, o que facilita bastante na realização das obras.

Obras Porcelanato slim
Porcelanato slim

Porcelanato slim – Chamado de extrafino, este porcelanato tem espessura reduzida, entre 3mm e 8mm. Esta medida possibilita que ele seja instalado sobre o revestimento, tanto no chão como na parede, com o uso de uma argamassa especial. A aplicação é bem prática, e apesar de menos espesso, sua resistência e durabilidade após instalado é a mesma de um porcelanato comum. A base onde será aplicado o porcelanato slim deve estar lisa, sem ondulações.

Obras_cuba_de_sobrepor_blog
Cuba de sobrepor

Cubas de sobrepor – Hoje também é possível instalar uma cuba de apoio sobre uma bancada com cuba já instalada. O produto permite modernizar o ambiente do banheiro e lavabo sem a necessidade de quebrar a bancada anterior.  É necessário escolher uma cuba um pouco maior, tanto em altura quanto em largura, da que você já tem, para não precisar deixar furos. A fixação pode ser feita com silicone, o que vai possibilitar a instalação e retirada do produto sem o risco de danos.

Obras_rodape_sobreposicao_destaque
Sobreposição de rodapé

Sobreposição de rodapé – Que tal mudar todo o rodapé sem a necessidade de remover  o anterior? Isso já é possível, utilizando a técnica da sobreposição de rodapés. As peças já vêm laqueadas e são fabricadas em MDF resistente tanto à umidade quanto aos temidos cupins. A instalação não exige cuidados especiais, é necessário apenas cortar as peças e colar sobre o rodapé antigo.

Gesso acartonado – O drywall é um sistema construtivo a seco, com alta tecnologia, composto por placas de gesso acartonado pré-fabricadas e instaladas sobre estruturas metálicas, criando divisórias no ambiente. Dentre as vantagens estão a facilidade e rapidez de instalação e remoção, a possibilidade de criar soluções criativas para os ambientes, a qualidade dos acabamentos, além do ganho de área útil, já que o material é mais estreito que o bloco. Para melhorar a acústica, há a opção de aplicar entras as placas uma manta de lã de rocha ou lã de vidro.

Obras_reforma3_blog
Reforma

Revestimentos autoadesivos – Os revestimentos autoadesivos podem mudar completamente o visual da parede do cômodo, com um gasto baixo e em um curto espaço de tempo. E as opções de cores e estampas são das mais variadas, podendo inclusive imitar os efeitos e textura da madeira ou metal. O material é bem flexível e pode ser aplicado sobre superfícies lisas ou onduladas. Também são adequados para decorar móveis e objetos.

Fotos: Z3/Reprodução