Jardim no apartamento: escolha as plantas certas
Você já pensou em ter um jardim em seu apartamento? Pode parecer um tanto desafiador, mas, com o projeto paisagístico adequado, é possível levar mais verde para dentro de casa, mesmo quando o espaço é reduzido. Para que a ideia funcione, é fundamental estudar a disponibilidade de espaços, os tipos de plantas e o estilo de vida dos moradores.
Quando se fala em apartamento, é preciso um planejamento cuidadoso do projeto paisagístico, para que as plantas não acabem atrapalhando a circulação de pessoas. Além disso, há plantas que precisam da incidência direta de sol, enquanto outras só sobrevivem na sombra, isso deve ser considerado.
“Se escolhermos um local inadequado para a espécie desejada, condenaremos nossa plantinha a lutar pela sobrevivência em um ambiente que lhe é hostil”, destaca o arquiteto Marcus Malamut, que completa: “Insistir em cultivar a planta que ficaria linda ali, sem considerar se suas características são compatíveis é o primeiro passo para o fracasso”.
Outro ponto é que não dá para escolher plantas muito delicadas para a casa de uma família que mal terá tempo de cuidá-las. Há muitas vertentes a serem estudadas, é verdade, mas isso só fará com que o projeto, ao final, dê certo. E lembre-se que há certos tipos de plantas que ficam especialmente belas em lugares menores!
“Tudo vai depender de se aliar a criatividade à otimização do espaço”, conta o diretor executivo do escritório Chastinet Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, Arquiteto Fabio Chastinet. E plantas não servem apenas como decoração, elas podem assumir outras funções. “A depender de onde forem colocadas, elas contribuem com o conforto térmico, amenizando a incidência solar”, explica Fabio.
Adaptações para pequenos espaços
Uma solução bastante comum é utilizar os chamados jardins verticais, em que pequenos recipientes são alojados em uma estrutura presa na parede, que pode ser de metal ou madeira, a depender da decoração.
Outra ideia é utilizar uma estrutura que imite uma escada mais larga e decorá-la com diversas plantas. E também é possível explorar vasos de tamanhos variados espalhados por pontos estratégicos da casa.
“Plantas naturais humanizam, trazem aconchego, purificam o ar e relaxam”, conta o arquiteto Marcus Malamut. Só não esqueça de que estamos falando de seres vivos, que exigem cuidados especiais de manutenção.