Revestimento de piso para cozinha: conheça os tipos e como escolher

A decoração da cozinha vai além dos eletrodomésticos, é preciso ficar atento também para a escolha dos revestimentos, tanto da parede, quanto do piso. Portanto, se você está na etapa de escolha desses itens, é preciso conhecer antes os tipos disponíveis no mercado e as informações sobre cada modelo.

Apesar de parecer uma tarefa simples, a escolha do piso ideal para a cozinha requer atenção e atender a alguns critérios importantes, para que não haja nenhum conflito visual ou técnico com a decoração do restante do ambiente. Dentre outros fatores, devem ser observados: a resistência do piso, sua facilidade de limpeza, a adequação com o uso da cozinha, ou seja, área molhada, além da harmonia com o estilo dos móveis e eletrodomésticos.

Fonte: Pinterest

Como o piso é um material que sempre causa algum transtorno no momento da troca, a escolha precisa ser adequada e feita com bastante atenção para evitar arrependimentos.

 

Variedades

Foi-se o tempo em que o piso da cozinha precisava ser apenas branco e sem variedade. Apesar de ainda haver muita gente que prefira pisos lisos e com cores neutras, no mercado já é possível encontrar modelos estampados para revestir o chão deste cômodo.

Porém, algumas dicas são importantes quando você deseja optar por uma versão mais moderna de revestimento para o chão. No caso das cozinhas pequenas, por exemplo, os pisos devem ser mais discretos e claros, transmitindo uma sensação de amplitude visual.

Fonte: Pinterest

A cozinha é uma área molhada e, por isso, o piso deve ter uma resistência abrasiva adequada. Aliás, os desgastes em pisos que não são adequados começam a aparecer principalmente nas proximidades de bancadas da pia, fogão e armários, onde há uma maior exposição a sujeiras, restos de gordura, água e outros resíduos. Os vinílicos são exemplos de revestimentos de piso que não são adequados para cozinha, por não serem impermeáveis.

Além das opções de uma única cor (branco, preto, azul, rosa, bege, etc.), os pisos para cozinha estão disponíveis também em estampas diversas, como mármore, cimento, madeira, granito, detalhes geométricos, texturizados, pedra, dentre outros.

Fonte: Pinterest

 

Tipos de piso para cozinha

Os revestimentos de piso para cozinha podem ser encontrados em diferentes modelos e tipos. Nós separamos alguns desses modelos e suas características, para lhe ajudar no momento da escolha. Confira:

Granilite: é um revestimento feito a partir da mistura de cimento, branco ou comum, com agregados minerais, como calcário. Quando desejada, a coloração é feita com a adição de corantes especiais. O seu acabamento final lembra o aspecto do granito natural. É um material de alta durabilidade, de fácil manutenção e de baixo custo. Por isto, está sendo cada vez mais empregado, como neste projeto de cozinha moderna.

Cimento queimado: é um revestimento que não é caro, sendo composto de argamassa, cimento, areai e água. O piso de cimento queimado é muito versátil, podendo ser utilizado tanto nas áreas externas como nas áreas internas. O seu aspecto moderno e sofisticado combina com todos os estilos de decoração, do rústico ao moderno. É encontrado em todo tipo de residência, das casas de campo mais simples às casas de condomínio mais refinadas.

Fonte: Pinterest

Pisos cerâmicos: são também uma ótima opção para o revestimento do piso das áreas molhadas internas e/ou externas, como a cozinha. Eles são fáceis de limpar, são encontrados em uma infindável diversidade de formas e cores e são, principalmente, mais baratos do que os pisos cerâmicos de porcelanato.

Ladrilho hidráulico: é uma forte tendência de uso nas cozinhas, pois remete a um estilo mais retrô. Podem ser encontrados em vários tamanhos, cores e com diferentes desenhos. A diversidade de cores deixa a cozinha mais alegre e convidativa. O ladrilho também pode ser incluído apenas como uma faixa ou em um local menor, fazendo combinação com outro tipo de piso.

Fonte: Pinterest

Pastilhas: combinam com muitos materiais, pois apresentam uma diversidade de materiais, cores, tamanhos e texturas. É um revestimento resistente. A cerâmica, o vidro e a porcelana são os materiais mais indicados quando se deseja revestir a cozinha com pastilhas. Além disso, você pode escolher se deseja aplicá-las usando apenas uma cor ou fazendo combinação de cores e tons.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line