GUIA: Saiba como escolher a sua capa para sofá
A capa para sofá é um item bastante conhecido quando falamos em decoração de interiores. E apesar de não ser nenhuma novidade, ainda é uma peça muito eficiente e usual.
Não é estranho pensar em como esse acessório tem se mantido atual. Com o tempo, ele se aprimorou e os modelos ficaram bem mais ajustados ao sofá, sendo possível encontrar no mercado, inclusive, opções que passem despercebidas, devido a sua semelhança com o tecido do sofá.
Além de modernas, as capas para sofá se tornaram um coringa na hora de repaginar um cômodo da casa, principalmente quando o orçamento para a reforma está apertado.
Vantagens
- Mudança na decoração sem precisar gastar muito;
- Protege o sofá de sujeiras e danos;
- São versáteis, podendo ser usadas em várias ocasiões;
- São fáceis de lavar e de guardar;
- É uma excelente opção para quem sofre de alergias respiratórias, pois as capas podem ser usadas em sofás com propensão a proliferação de ácaros.
Prontas ou sob medida
Hoje em dia, as capas para sofá podem ser encontradas prontas ou serem fabricadas sob medida para o seu móvel. Em qualquer um dos casos, é necessário ter as medidas certas, como altura, largura e comprimento.
São muitas opções disponíveis no mercado e o ideal é fazer uma pesquisa nas lojas. Já em relação às estampas, o primeiro ponto a se considerar é o seu gosto. Algumas dicas, porém, podem ajudar. Por exemplo, optar por uma capa de cor neutra em uma sala de móveis com tonalidades mais quentes ou um modelo com cores mais intensas, quando a sala for predominantemente clara.
Se você está interessado em um item mais exclusivo, já existem profissionais que vão até a sua casa e fazem a capa personalizada, se ajustando perfeitamente ao seu sofá.
Falando de tecidos
É impossível falar em capas para sofá e não pensar em tecidos. Para essa escolha, é muito importante definir qual a finalidade deste item: que pode ser proteção do móvel ou mesmo como elemento decorativo. Nesse último caso, você pode optar por tecidos mais nobres, como linho e veludo, que ajudarão a causar um contraste interessante na décor.
No mercado, o que não falta é opção de tecidos que podem ser utilizados para este fim, como: linho, seda, sarja, lona stretch, aqua block, chantung, veludo, jacquard, dentre outros.
No momento de comprar o tecido é muito importante confirmar informações como: a) ele já é pré-encolhido? e b) o tecido pode ser lavado em máquina?. Essas perguntas são importantes porque alguns tecidos, como a seda e o chantung, precisam de lavagens especiais, com o intuito de resguardar as fibras.
Conhecendo melhor os tecidos
Sarja: é um tecido muito escolhido quando falamos em capa para sofá, pois ele não encolhe e nem estica durante a lavagem. Assim, é preciso tomar muito cuidado com as medidas no momento de escolher esse tecido.
Veludo: é um material muito quente, que pode reduzir a sensação de bem-estar e conforto do estofado. Como retém o calor, porém, ele é bastante indicado para locais onde fazem mais frio no inverno. Uma vantagem é o ar de sofisticação que esse tecido transmite ao ambiente.
Poliéster: é um modelo mais indicado para sofás lisos, sem detalhes, ondulações ou marcações. Por outro lado, não combina com sofás feitos em couro, pois desliza facilmente. Ele desfia facilmente em contato com as patas de animais, então é bom evitá-lo se você tiver um pet em casa.
Chantung: é um tecido mais leve do que o cetim, apresentando uma superfície mais rústica. Isso acontece devido à diferença de espessura dos seus fios.
Brim: indicado para ambientes mais despojados devido a sua espessura mais grossa. É um bom tecido para realizar combinações com almofadas macias, confeccionadas com um tecido diferente.
Gostou das dicas? O próximo passo é encontrar almofadas que tenham o seu estilo! Compartilhe o nosso conteúdo com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line.