Tipos de sofá: conheça as opções e faça uma escolha segura
Para que uma sala pequena seja funcional, bonita e confortável a escolha do sofá adequado é fundamental. Por isso, é importante escolher o modelo certo, que se adeque bem ao tamanho da sua sala.
A história do sofá é antiga. Sua invenção aconteceu, provavelmente, no período dos tronos árabes, sendo uma figura presente na casa dos nobres no Oriente Médio. Com a industrialização mundial, ele ganhou notoriedade mundial, adentrando nos lares das famílias de classe média e baixa.
Desde sua invenção até os dias atuais, o sofá passou por diferentes tipos e modelos, com suas formas, tamanhos e materiais sendo explorados. E assim o sofá passou a compor a decoração das salas brasileiras, proporcionando conforto e relaxamento aos moradores.
Escolha cautelosa
Escolher a peça de sofá para a sua casa deve ser uma atividade cautelosa. Isso porque você precisa conciliar duas características: beleza e conforto. A melhor maneira de garantir a segunda qualidade é fazer o teste do produto ainda na loja. Assim, você consegue simular o uso como se estivesse em sua casa e diminui os riscos de insatisfação após a compra.
É necessário também medir o espaço disponível que você tem para colocá-lo. Isso vai evitar aborrecimentos de comprar uma peça que seja maior do que o espaço disponível. Isso também vai determinar se você deverá optar por uma ou duas peças, fazendo ou não a composição entre um sofá de três lugares e outro de dois.
Outros quesitos que devem ser observados no momento da escolha são: tamanho, proporção, cores, tecidos, tipos de almofadas e densidade.
Além disso, é necessário definir em qual cômodo o sofá ficará e qual será o uso dele. Na sala, por exemplo, ele pode ser usado para receber visitas ou assistir a televisão, então o quesito conforto é extremamente necessário.
E quando falamos que há uma variedade de estilos de sofás, não estamos brincado. Existem modelos para uma infinidade de cores e texturas. Porém, as cores neutras costumam ser mais usadas, principalmente quando falamos das paletas com beges e cinzas. Em relação às cores mais fortes, como vermelho e amarelo, devem ser usadas com cautela, para não comprometer o ambiente.
Diferentes tipos de sofá
Tradicional: esse é o modelo mais procurado quando falamos em decoração. Está disponível em opções de dois ou três lugares, com profundidade que varia entre 0,95 e 1 metro. Ele mesmo tem uma infinidade de opções, indo desde aqueles que possuem pés mais altos até as opções com almofadas fixas, por exemplo.
Sofá-cama: apresenta dupla funcionalidade: é sofá para uma sala e pode virar cama quando você for receber uma visita em casa. Ou seja, é uma opção excelente para quem tem pouco espaço no imóvel.
Sofá de canto: além de otimizar o espaço e ganhar mais acomodações, pode ser usado como divisor de ambientes. Esse modelo de sofá de canto aproveita cada cantinho do ambiente compacto, podendo ser planejado também como espaço para guardar itens como livros, almofadas, dentre outros.
Sofá retrátil ou reclinável: possui uma profundidade maior do que os modelos convencionais, sendo ideais para salas de TV ou home theater. O encosto reclinável é responsável por um maior conforto. Algumas opções, inclusive, também vêm com uma extensão para os pés.
Inflável: é uma boa opção para ambientes mais compactos, pois podem ser usados no dia a dia ou ficarem guardados até a chegada de alguma visita. Como não são peças fixas na decoração, você pode apostar em uma estampa mais divertida e colorida.
Sofá com chaise: esse modelo não possui encosto na região do chaise, que fica em uma de suas extremidades. É recomendável para ambientes onde o conforto e a elegância são prioridades. Como essa parte do chaise é mais avantajada e fixa, ele é indicado principalmente para ambientes mais amplos.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line.