Horta caseira é solução prática e saudável para a sua casa

A horta caseira é uma solução prática, econômica e saudável de ter alimentos fresquinhos na nossa casa. Além disso, ela traz um toque verde na sua decoração.

E não é necessário ter disponível um espaço muito grande para criar a sua horta caseira. Ela pode ser feita tanto em espaços maiores, como em quintais, quanto em apartamentos ou casas sem quintal. Para estes dois últimos casos, existem suportes compactos que podem ser colocados tanto na varanda, quanto no parapeito da janela. Até mesmo a cozinha pode ser uma opção, permitindo que os vegetais estejam sempre à mão.

Fonte: Pinterest

No artigo de hoje, vamos falar melhor sobre como começar uma horta caseira e os cuidados que você deve ter para garantir o sucesso dela.

 

Por onde começar?

O primeiro passo a se considerar antes de começar a sua horta é, como dissemos acima, encontrar um lugar onde ela possa receber sol ao menos durante um período do dia. Você precisa também de uma jardineira, argila expandida, substrato vegetal (terra preta), manta de bidim, uma pá pequena e tesoura.

Você pode ainda apostar em ideias mais econômicas e despojadas, como realizar a plantação em garrafas pets (ao invés de investir em uma jardineira). Outra ideia bacana é apostar em vasos, embalagens recicladas, caixas de madeira, floreiras e outros itens que possibilitem fazer uma disposição criativa e harmônica na sua horta.

Fonte: Pinterest

O espaço também é uma maneira de ajudar na escolha de onde acondicionar suas mudas ou sementes. Se houver quintal em sua casa ou um espaço verde, você poderá plantar a horta diretamente na terra. Caso a sua disponibilidade de espaço seja menor, então você pode utilizar os materiais que falamos acima para acondicionar as suas mudas e não precisar abrir mão de sua horta caseira.

A escolha das plantas para compor a sua horta está diretamente relacionada com o tipo de iluminação que seu ambiente recebe. Em um cantinho com sol durante todo o dia, por exemplo, você pode cultivar legumes, raízes, leguminosas e frutas, como pitanga e jabuticaba.

Porém, se o ambiente tiver uma incidência média de sol podemos plantar verduras, temperos, pimentas, frutas mais delicadas e ervas medicinais. Já em lugares onde o sol fica apenas umas duas horas, podemos cultivar algumas ervas.

 

Cuidados necessários

        a) Iluminação

– É um aspecto muito importante no momento de definir onde você vai fazer a sua horta caseira. Por isso, observe bem os cantos disponíveis e escolha aquele mais arejado e iluminado. Isso vai depender também do tipo de hortaliça ou legume que você vai plantar. Fique ligado a esse aspecto! É preciso lembrar ainda que a incidência de luz pode mudar durante o ano e talvez seja necessária uma adaptação.

Fonte: Pinterest

         b) Irrigação

– Essa é outra questão importante e que vai fazer toda a diferença no desenvolvimento das hortaliças. Tome cuidado com o excesso de água para não apodrecer as raízes e, de preferência, use vasos com furos no fundo. As hortas em vasos tendem a secar mais rápidos do que em canteiros. Em geral, a irrigação deve ser feita diariamente ou em um intervalo de dois dias, preferencialmente no início da manhã ou fim de tarde. Mas é sempre bom pesquisar um pouco sobre a necessidade de cada planta.

         c) Preparação do solo

– Você deve garantir que o solo da horta é rico em nutrientes e matéria orgânica antes de iniciar o plantio. Isso vai permitir que as plantas cresçam saudáveis e resultem em hortaliças de qualidade. Se necessário, faça compostagem.

         d) Adubação

– Essa etapa é necessária para que o solo fique sempre repleto de nutrientes. É bom lembrar que as hortaliças são exigentes em nutrição, por isso são necessárias adubações complementares a cada 15 dias enquanto elas estiverem crescendo. Essas adubações podem ser feitas com compostos orgânicos, esterco de galinha, húmus ou adubos químicos.

Fonte: Pinterest

         e) Colheita

– O tempo de colheita varia de acordo com cada planta e pode também ser influenciado por fatores como: época do ano, qualidade do solo, irrigação, eventuais pragas ou doenças ou nutrientes presentes no solo.

 

Horta vertical

Para quem tem pouco espaço disponível em casa ou no apartamento, uma boa sugestão é apostar em uma horta vertical. É um modelo que consiste em montar a horta aproveitando os espaços próximos a paredes. Ela pode ser plantada em vasos, estruturas de madeiras, embalagens recicladas e até mesmo em sapateiras verticais de dependurar atrás da porta.

Para este tipo de horta, é necessária uma análise da quantidade de sol que cada planta precisa e saber o quanto cada raiz vai crescer. Isso porque não há espaço para as raízes se espalharem muito no vaso. É importante também colocar juntas plantas com um ciclo hídrico semelhante.

Fonte: Pinterest

E para ter sempre o que colher em sua horta vertical, dê preferência a plantas que voltem a brotar após a colheita. Uma dica para isto é realizar a colheita com tesoura, deixando sempre um miolo inteiro e facilitando o estímulo para o crescimento.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a horta caseira, que tal adicioná-la em sua casa? Além de lhe proporcionar mais economia, é um toque a mais de beleza no seu lar.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line