Buffet na decoração: peça é funcional na décor da sala de jantar
Mesmo se sua sala de jantar for pequena, o buffet é uma boa opção para ser inserido dentro do projeto de interiores. Este móvel leva funcionalidade ao ambiente, ajuda na organização das louças, serve para armazenar itens de decoração e também os pratos a serem servidos nas refeições.
Ele é um item que possui uma grande funcionalidade no ambiente, servindo de base para um jantar e tornando-se uma opção para guardar utensílios de cozinha, como talheres, copos e pratos.
Há quem ainda confunda as diferenças entre o buffet e o aparador. De uma maneira geral, podemos dizer que essa peça possui gaveteiros e prateleiras internas, itens que estão ausentes no aparador, e são indicados para salas com dimensões maiores. Nós explicamos melhor as diferenças entre eles em nosso post sobre o aparador. Confere lá!
Funcionalidade no ambiente
O buffet pode ser visto como um combinado entre duas funcionalidades: armários com portas e gavetas onde são guardados utensílios usados nas refeições e uma parte que pode ser aberta ou possuir porta de vidros, onde pode ser armazenada aquela louça mais vistosa ou mesmo outros acessórios de decoração.
É uma peça muito útil, principalmente se você costuma organizar jantares mais elaborados ou chamar amigos e familiares para um almoço. Nesses casos, a peça oferece uma praticidade enorme, sem que haja aquela necessidade de ir a todo momento na cozinha buscar algum utensílio da refeição que por acaso você tenha esquecido.
Quando usado na cozinha, ele geralmente possui uma prateleira mais baixa, onde podem ser colocadas até mesmo algumas comidas, como bolos e cupcakes.
Modelos variados
No mercado, há uma grande variedade de modelos e estilos de buffet disponíveis. No momento de escolher uma peça para compor a decoração de sua sala é preciso ficar ligado no estilo escolhido para o ambiente, para que o buffet siga a mesma proposta ou dialogue com ela.
Por exemplo, um ambiente mais clean casa perfeitamente com um buffet de linhas retas e cores mais neutras, como os tons pastéis. Em uma sala com ar mais jovial, por outro lado, você pode escolher um modelo de buffet com design mais diferente.
Com tantas opções disponíveis, separamos algumas informações para lhe ajudar no momento dessa escolha:
Buffet amadeirado: é uma peça resistente e imponente, que pode atender a várias necessidades funcionais. Ele se encaixa em vários tipos de decoração. Devido a grande quantidade de tipos de madeira, ele acaba casando com estilos retrô, mais clássicos, contemporâneos, rústico ou vintage. No momento de escolher o acabamento da madeira, você deve tomar cuidado para que ele dialogue com a proposta dos demais itens da sala.
Buffet de MDF: esse modelo tem sido bem inserido em casas onde o objetivo da décor é otimizar espaços, tornando-os belos e funcionais. Pode ser encontrado em diferentes modelos: com ou sem pés, apenas com portas e prateleiras ou também com gavetas. Casam com variados estilos e podem ser encontrados em tons amadeirados ou coloridos, sendo que esses últimos costumam ser feitos quando o material é o MDF laqueado e, geralmente, com acabamento brilhoso.
Buffet moderno: é uma excelente opção para quem deseja aliar praticidade e funcionalidade, sem deixar o charme de lado. As opções de buffet moderno são variadas: colorido, com portas de correr, com detalhes em alto relevo ou com revestimento brilhantes, etc. Geralmente é feito de madeira laqueada em cores. Como o próprio nome já diz, casa perfeitamente com estilos modernos ou mais joviais.
Buffet branco: útil e decorativo, o buffet branco experimentou o seu auge durante os anos 50 a 70. Agora, ele voltou à cena, presente especialmente em ambientes decorados nos estilos vintage e colonial. Porém, também pode ser inserido em estilos como o escandinavo e o contemporâneo. Geralmente é fabricado em madeira maciça do tipo pinus, madeira laqueada ou MDF e pode ser encontrado em dois tipos de acabamentos principais, fisco ou brilhante.
Buffet preto: é muito usado em ambientes mais discretos e elegantes, mas pode ser inserido em estilos clássicos (acabamentos mais requintados), modernos (peça robusta e com design simples) e retrô (design com pés palitos) a depender do modelo da peça escolhido.
Buffet de mármore: é um móvel usado em projetos que buscam passar uma ideia de organização. Ele cria uma atmosfera aconchegante e sofisticada, estando sempre na moda. Ele tem uma grande vantagem sobre os demais buffets: a sua bancada, que esbanja charme além de possuir a melhor qualidade para se obter no projeto decorativo de uma casa.
Outras informações
Antes de finalizarmos, é necessário alertar para tomar cuidado com o tamanho da peça que você irá escolher para a sua sala. O buffet toma um grande espaço do cômodo e não deve ficar muito próximo de outros móveis.
Uma dica para que o móvel se ajuste bem ao espaço é medir a área disponível para ele em sua sala antes de sair às compras, garantindo assim que ele não vai atrapalhar a circulação.
Caso a sua sala seja pequena, uma dica é comprar peças menores ou mesmo apostar em um buffet com espelhos, que vai ajudar a transmitir uma sensação de amplitude ao local. Tomar cuidado com a iluminação da sala também vai ajudar a transmitir essa sensação de amplitude, como um lustre para sala, luminárias pendentes ou mesmo um abajur.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line.