Cordas náuticas: material leva textura e novidades aos móveis da casa

Os móveis com cordas náuticas estão em alta na decoração de interiores. Essa popularidade é explicada pelo seu design sofisticado e pela tecnologia utilizada em sua produção. Além disso, são móveis bastante versáteis, sendo usados em áreas externas, mas também nos ambientes internos do imóvel.

Novo queridinho dos projetos de interiores, o traçado de cordas náuticas – que são usadas por marinheiros na arte de fazer nós – vem ganhando espaço no cenário do design e conquistado os profissionais da área, principalmente com a sua diversidade de opções de desenhos, texturas e cores para os móveis.

Fonte: Pinterest

Nas lojas, o material pode ser encontrado em cadeiras, sofás, chaises, espreguiçadeiras, poltronas ou pufes – e até mesmo em mesas de centro. Muitos desses móveis estão sendo valorizados em criações expostas no Salão de Móveis em Milão, porém já encontramos no Brasil também este material em peças de renomados profissionais e em grandes lojas do segmento.

 

Moda e vantagens

Há muitas razões que explicam a ascensão dos móveis feitos com cordas náuticas. Uma de suas principais vantagens é a resistência ao sol e à chuva e até mesmo a manchas de líquidos como vinho e café. É essa característica que o torna um dos materiais queridinhos da décor, principalmente em áreas externas. Além disso, ele é de fácil limpeza, necessitando apenas usar água e sabão.

Fonte: Pinterest

Outra vantagem são as diversas possibilidades de tingimento, já que o material recebe bem todas as cores. Famoso pela sua alta resistência, o material também possibilita inúmeros efeitos de trançado, resultando em mobiliários criativos, que dão um toque todo especial aos espaços.

A leveza, a textura e as variedades de cores da corda náutica possibilitam um contraste interessante com a madeira e o alumínio, tornando os móveis despojados, principalmente ao mobiliário para área externa.

 

Novidade

Mudança. Essa é uma boa palavra para definir o uso dos móveis feitos com cordas náuticas na decoração de interiores. Desse modo, o uso da matéria-prima na decoração representa uma opção para fugir da mesmice do mobiliário utilizado nas áreas externas da casa.

Fonte: Pinterest

Na composição de um ambiente, os móveis feitos com esse material casam perfeitamente com peças em madeira de demolição, criando um interessante contraste. Apesar de casar bem principalmente com as áreas externas do imóvel, a novidade também pode ser utilizada nos móveis que compõem os ambientes internos da casa, como a sala de jantar, sala de estar, cozinha e quartos.

Confira mais imagens:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest