Rejunte: entenda a importância e saiba como escolher
O rejuntamento tem como função proteger, embelezar e oferecer segurança estrutural para o sistema de revestimento. É o rejunte quem preenche as juntas entre placas e azulejos, possibilitando que a superfície fique plana. Isso vai tornar a limpeza muito mais prática, tanto de pisos quanto de paredes.
Por esse motivo, o rejunte deve permanecer em bom estado de conservação, caso contrário vai tornar difícil a limpeza. Ele precisa ainda ter boa textura e ser resistente à formação de bolor. O assunto é muito importante no momento de uma obra ou reforma, porque a escolha do rejunte ideal vai ser importante para um bom resultado do trabalho.
Para cada tipo de revestimento e ambiente existe um rejunte específico. Para lhe ajudar na tarefa de escolher o melhor para você, nós separamos algumas dicas importantes. Confira:
Um pouco mais sobre o rejunte
O rejuntamento deve apresentar capacidade de aderência, baixa permeabilidade, estabilidade de cor, capacidade de absorver deformação, trabalhabilidade, durabilidade e fácil limpeza. A espessura do rejunte pode variar entre 1mm e 15mm, de acordo com o tamanho do revestimento cerâmico assentado, seu uso e local de aplicação.
Para juntas de até 5 mm, recomenda-se o uso de rejuntes de acrílico e de epóxi. O de acrílico já vem pronto para aplicação, enquanto o de epóxi é um bicomponente cujas unidades devem ser homogeneizadas separadamente e só depois misturadas. No caso de juntas maiores, o recomendado é o uso de rejunte cimentício, que é uma argamassa preparada com água limpa.
O preparo do rejunte deve ser feito em um recipiente limpo com auxílio de colher de pedreiro e medidor de água. Para aplicação do material, pode ser utilizada uma bisnaga ou uma espátula, além de desempenadeira de borracha para espalhar a mistura ao longo da junta.
Na aplicação do rejunte é indicado o uso de espaçadores, que são acessórios que auxiliam o assentamento do revestimento, pois estabelecem uniformidade ao espaçamento das juntas. Isso vai facilitar o alinhamento entre as peças. Os espaçadores contribuem tanto na questão estética como também evitam o desplacamento, devido à dilatação das peças.
Após a aplicação do rejunte, o ambiente não deve haver tráfego, nem contato com água por 24 horas. Para limpeza do substrato o tempo de espera recomendado é de 48 a 72 horas. A cura total da massa leva em torno de sete dias, principalmente em áreas externas e piscinas. Logo após a aplicação, recomenda-se utilizar uma espuma ou pano úmido para remover o excesso de argamassa de rejuntamento da superfície das peças cerâmicas, para facilitar a limpeza do revestimento.
Diferentes tipos
Rejunte cimentício: ele é o mais usado e o mais barato. Está disponível em duas versões: uma para revestimento de cerâmica e outra para porcelanato. Esse tipo de rejunte precisa ser impermeabilizado caso seu uso seja em áreas úmidas, como banheiro e cozinha. Ele possui uma grande capacidade de absorção, podendo adquirir manchas e acumular mofo. A distância entre as peças recomendada é de 3mm a 10mm.
Rejunte epóxi: é a melhor opção de rejunte para a piscina. O acabamento desse rejunte possui uma maior qualidade do que o cimentício. Ele também é muito versátil, sendo compatível com inúmeros revestimentos. Para este tipo de rejunte, as peças devem possuir uma distância entre si menor do que 3mm.
Rejunte acrílico: ele é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros. É o tipo mais moderno disponível no mercado e possui o melhor custo-benefício em um longo prazo. Além disso, uma aplicação correta vai lhe proporcionar uma maior durabilidade e o melhor acabamento, o que compensa o valor elevado pelo qual é vendido. Neste caso, a distância entre as peças deve ter entre 1 a 3mm.
O rejunte e as cores
Uma vez escolhido o tipo de rejunte vem a pergunta: posso usar cores? Caso sim, qual escolher? Não há uma regra para a cor escolhida, mas é preciso levar em consideração o seu estilo e a composição do ambiente. O rejunte, assim como os demais elementos de um ambiente, precisa dialogar com o todo da decoração.
Para um ambiente mais clean, o ideal é escolher um rejunte da mesma cor do revestimento, transmitindo a sensação de que as placas são uma única peça. Nesses casos, o ambiente fica com um efeito de continuidade e harmonia, além de ajudar no disfarce de alguns defeitos de assentamento, como recortes e untas que possuem larguras diferentes.
Se o objetivo é passar um clima mais básico e formal, você pode optar por cores de tons neutros, como o cinza e o branco. Mas você também pode escolher cores fortes para o rejunte, principalmente se deseja transmitir uma sensação de ousadia para o espaço. Porém, é muito importante que a cor escolhida consiga transmitir o seu gosto e se adaptar bem ao projeto de interiores como um todo.
Atenção!
- Mesmo nas cerâmicas de junta seca, há a necessidade de aplicação de rejunte, principalmente em áreas molhadas e externas, para evitar infiltrações.
- As argamassas utilizadas para o rejuntamento dos revestimentos cerâmicos são comercializadas como misturas pré-dosadas, cujo preparo, em alguns casos, demanda a adição de água ou já são prontas para o uso.
- Os espaçamentos, ou juntas de assentamento cerâmico foram ficando cada vez mais estreitos, quase imperceptíveis, mas continuam sendo essenciais.
- Como as peças nem sempre têm o mesmo tamanho, as juntas também servem para compensar esta variação dimensional. Quanto mais irregular, maior deve ser o espaçamento. Isso geralmente acontece nas cerâmicas comuns, com bordas arredondadas. Porém, existem cerâmicas que são consideradas quase perfeitas, os modelos retificados, que passam por uma etapa a mais na linha de produção, obtendo um maior controle dimensional. Nesse caso, as pequenas variações, que são normais e vêm da queima da cerâmica, são eliminadas. E aí, basta uma junta de 1 a 3 mm apenas para colocar as peças no lugar.