Tons que remetem à natureza são tendência na decoração
A tendência na decoração de interiores para 2019 será marcada por tons que remetem à natureza. Algumas cores traduzem bem este efeito, como os tons quentes de bege, diferentes tonalidades de verdes, vermelhos e laranjas. Essas cores tornam os ambientes mais aconchegantes e relaxantes.
Esses tons podem estar presentes na textura, nos tecidos, nos móveis, nos pisos ou nas paredes do ambiente. Para deixar o local mais equilibrado, você pode combinar tons mais suaves nas paredes, e deixar os mais quentes para os móveis e acessórios, ou vice-versa.
As combinações em tonalidades que remetem à natureza chegam mais vibrantes, substituindo os tons pastéis. Essa nova tendência permite aos moradores se conectarem com a natureza e com o clima da primavera e do verão. Essa conexão com a natureza pode acontecer por meio de diferentes tons. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas tendências.
Tons terrosos
Os tons terrosos estão de volta na decoração de interiores e o principal motivo é a busca da reconexão do homem com a natureza. Essa tonalidade abrange as cores verde musgo, marrom, marsala, caramelo, bege e tons rosados. Uma das características dos tons terrosos é que eles levam mais conforto ao ambiente, devido ao fato de remeterem ao modo natural das coisas, transmitindo equilíbrio, sossego e naturalidade.
Uma das maneiras de adicionar esse tom na decoração é investindo em couro e em madeira. O couro se dá muito bem com tons terrosos e pode ser uma opção de mudança sem muita radicalidade. Já a madeira é um ótimo recurso para aderir a essa tendência e pode estar presente no piso, na estante e nas paredes, além de levar a natureza para dentro de casa.
Além disso, um mix de texturas pode ser uma estratégia muito assertiva para valorizar os móveis em tons terrosos. Por exemplo, você pode mesclar um sofá de couro com tábuas de madeira na parede ou com um tapete felpudo.
A natureza pelo verde
Outra cor que vai ganhar destaque na decoração é o verde. O maior espaço na decoração que o verde vai ganhar se deve ao uso de plantas e também das cores nas paredes. Seguindo essa mesma linha, teremos também o uso de tons pastel de azul e rosa, que transmitem suavidade e ao mesmo tempo sofisticação.
O verde em casa pode ser conseguido de maneira simples: colocando plantas para integrar a décor do cômodo. Além disso, você pode renovar objetos, acessórios e também substituir móveis, caso opte por uma reforma mais radical. Há também a opção de pintar as paredes.
Os tons mais claros de verde são descontraídos e ajudam a inserir uma leveza no ambiente. Já aqueles tons com fundo mais amarelado também remetem à natureza, nos lembrando de flores e folhas e deixando tudo com muito charme. Por outro lado, os tons mais escuros conferem sofisticação e seriedade ao ambiente, remetendo à natureza, ao aconchego e ao tom das matas.
Por fim, os tons azulados de verde casam perfeitamente em composições com o verde e o azul. Ele remete ao mar, conferindo ao cômodo sensações de sobriedade e tranquilidade. No momento de fazer as composições, você deve sempre buscar adicionar elementos em branco, cinza claro e outros tons neutros.
Vermelho e laranja
Outra cor que se destaca com a finalidade de se relacionar com a natureza é o vermelho. Ele pode ser inserido na décor em seus diversos tons, podendo chegar ao berinjela. Seguindo com a inspiração na natureza, os tons alaranjados continuam em alta e podem ser usados com essa finalidade.
Uma das maneiras de inserir o vermelho e o laranja na decoração é através das flores, se manifestando no ambiente de maneira natural e sutil. Você pode optar por espécies como tulipas e calêndulas, que apresentam tons fortes aos olhos e acrescentam uma sensação de alegria e felicidade ao local.
O laranja também é uma cor que combina com os elementos da natureza, sendo bastante associado ao sol e ao outono. Essa cor pode ser adicionada no ambiente como uma pintura de parede, na tonalidade dos móveis ou mesmo em detalhes em objetos e acessórios. Ela combina com o azul, o amarelo, ver e tons terrosos.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!