Luminária pendente acrescenta charme ao projeto de interiores

Luminária pendente é o tipo de luminária ideal quando se quer destacar algum móvel ou algum ponto do ambiente, pois elas são chamativas e direcionam a luz para objetos específicos. Ela é uma solução barata para conciliar a iluminação e decoração do seu lar. Elas são mais baratas do que os demais tipos de luminária e dão um toque lindíssimo na décor.

Você certamente já viu uma luminária do tipo pendente. Elas ficam penduradas no teto e são ideais para destacar algum móvel ou um ponto específico no ambiente, pois são chamativas e direcionam a luz para um local específico. O direcionamento da luz, proporcionado por um pendente, tende a criar uma ambientação aconchegante, pois a luz não fica tão forte e a lâmpada costuma ficar mais escondida, dependendo do modelo e do material da cúpula.

Fonte: Pinterest

As luminárias pendentes podem ser usadas em todos os ambientes da casa. Elas estão disponíveis no mercado em uma infinidade de modelos, formas e formatos, atuando como uma peça coringa na decoração dos espaços. Quer adicionar esse item ao projeto de interiores de sua casa? Confira então algumas dicas e informações em nosso artigo.

 

Qual o tamanho ideal da peça e a altura dos pendentes?

Algumas medidas podem lhe guiar para sanar essa dúvida. Quando você for dependurar a luminária sobre uma mesa, mesa de centro, mesas de cabeceiras ou mesas laterais ao sofá, o pendente deve possuir 1/3 do tamanho dela. Caso a luminária seja colocada sobre bancadas, balcões ou mesas muito compridas, a dica é espalhar vários pendentes menores e do mesmo modelo sobre o tampo.

Fonte: Pinterest

Os fios que suspendem as luminárias pendentes costumam ser reguláveis, mas não devem ser deixados com menos de 20 cm de extensão, a não ser que a intenção seja quebrar o efeito normalmente gerado pelos pendentes.

Quando está sobre uma mesa ou bancada, a luminária pendente deve ficar aproximadamente entre 70 cm e 1 metro de distância da superfície. Desta forma a luminária não ofusca nem bloqueia a vista e também não fica muito alta, ajudando na composição com o móvel. Caso esteja no centro de um ambiente ou na passagem, a altura mínima é de aproximadamente 2 m, para não interferir na passagem. Sobre as mesas de cabeceira, ao lado da cama, os pendentes podem ficar mais baixos, a cerca de 40 ou 50 cm do móvel.  

Fonte: Pinterest

 

Diferentes modelos: qual escolher?

Há uma variedade de pendentes atualmente. E para deixar seu espaço harmônico, é importante utilizá-los compondo com a decoração e com as cores do ambiente a ser decorado. Mas qual o modelo que devo escolher para a minha décor? Nós vamos te ajudar! Os pendentes de alumínio são simples, resistentes e estão disponíveis em uma grande variedade, podendo ser usado em qualquer cômodo da casa por ser fácil de harmonizar.

Fonte: Pinterest

Os modelos de vidro oferecem muita elegância devido a sua simplicidade. Eles são atemporais e também combinam com diferentes estilos. Os pendentes em estilo industrial são uma boa dica para quem quer apostar em um estilo mais rústico ou retrô. Eles são muito usados principalmente na área externa e nas cozinhas. Já os pendentes modernos trazem iluminação e praticidade à decoração, mantendo uma linguagem inovadora.

 

Pendentes em diferentes ambientes

Os pendentes podem ser usados em qualquer ambiente, pois estão disponíveis em uma variedade de modelos e estilos. Eles também têm sido cada vez mais utilizados em banheiros, principalmente nos lavabos, que estão ganhando cada vez mais espaço nas decorações de interiores. Saiba como usar as luminárias pendentes nos diferentes ambientes:

Fonte: Pinterest

Cozinha: o primeiro passo é definir o estilo da cozinha e o uso que você deseja para a luminária no espaço. O pendente de cobre cai melhor em estilos mais rústicos, enquanto os modelos meia lua casam com um ambiente mais clássico.

Sala de jantar: a sala de jantar exige uma elegância e sofisticação, que podem ser conseguidos com um pendente de cristal. Isso vai conferir ao ambiente uma mistura entre o clássico e o moderno. Você também pode controlar o fluxo da claridade do cômodo, caso opte por uma iluminação secundária dos spots de embutir.

Sala de estar: para este ambiente, os modelos modernos em duplas ou trios com diferentes alturas ajudam a criar um efeito diferenciado. A cor do pendente deve harmonizar com os demais móveis, mas também criar um efeito alegre. Você deve ter cuidado com a altura dos pendentes e, caso necessário, não abra mão de uma iluminação secundária com luminárias de embutir, abajur de mesa ou luminária de chão.

Fonte: Pinterest

Quarto: neste ambiente os pendentes ficam fixados no meio do teto, podendo ser acompanhados com luminárias de mesa ou iluminação auxiliar de spots de embutir. Esses elementos unidos garantirão uma iluminação perfeita ao cômodo.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!