Decoração com almofadas: peça é opção bela e acessível na renovação da décor
As almofadas são uma excelente opção para quem deseja realizar uma mudança na decoração da casa de maneira rápida e barata. Elas são aconchegantes, bonitas e dão um toque especial na décor. Disponíveis no mercado com uma variedade de estampas e formatos, elas garantem uma personalidade ao cômodo e são eficientes em acrescentar o seu gosto e a sua identidade no projeto de interiores.
Muita gente pode pensar que elas não fazem diferença na decoração de um espaço, mas a verdade é exatamente o contrário. As almofadas coloridas e estampadas conseguem dar vida a um ambiente mais sóbrio, enquanto que peças lisas e de tons neutros acrescentam toques de delicadeza em uma decoração mais vibrante.

As almofadas, inclusive, não precisam ser inseridas apenas na decoração da sala de estar. Elas caem bem no projeto dos quartos, na varanda e também na área externa, transformando esses locais em ambientes convidativos para o relaxamento e a descontração.
A almofada é um elemento de fácil utilização para experimentar uma nova decoração ou combinação em um ambiente da casa. Essa facilidade vem justamente por serem pequenas e facilmente removíveis. Se você tem dúvidas de como inseri-las em seu lar, o Casa Para Viver separou algumas informações que podem lhe ajudar nessa tarefa.
Almofadas na sala
A sala de estar é o primeiro local que pensamos quando falamos em uma decoração com almofadas, principalmente aliadas ao sofá. Aliás, ele é um bom ponto de partida para fazer uma mistura de modelos e estampas. Você pode combinar modelos de tons mais neutros ou ousar e investir em peças com cores mais fortes e vibrantes ou mesmo com estampas.

A nossa dica é que você comece a organizar pelas almofadas maiores, colocando as demais ao lado e criando uma variedade de tons e volumes na composição. Essa dica pode ser feita da mesma maneira no quarto ou numa área externa, por exemplo. As almofadas grandes acabam servindo de apoio para dar destaque e acomodar as almofadas menores.
Uma das técnicas mais usadas para montar uma composição sofá/almofadas é a de tom sobre tom. Como funciona essa técnica? No caso de um sofá vermelho, por exemplo, você pode usar almofadas com estampas nesse tom ou em um tom acima. Essa técnica deve ser usada com cuidado em cores mais neutras, pois a composição pode acabar ficando muito monótona.
Vale lembrar que os tecidos do sofá e das almofadas não precisam ser o mesmo. Para fazer a combinação, as peças não necessariamente precisam ter o mesmo tecido que o sofá. Na verdade, recomenda-se que haja uma mistura entre o tecido da almofada e o do sofá, enriquecendo o ambiente e levando mais beleza ao ambiente.

Combinações
No momento de inserir as almofadas na decoração sempre bate o medo das estampas destoarem do restante da décor. Uma dica é buscar combinar cores análogas e complementares no ambiente, ajudando a dar vida e charme ao cômodo. Por exemplo, se os eu sofá for vermelho, as cores análogas são o laranja e o rosa, enquanto o azul é a cor complementar.
Outra dica é fazer uma combinação entre uma cor neutra com almofadas estampadas. Por exemplo, você pode usar uma roupa de cama branca e colorir o ambiente com almofadas de estampas mais vivas. E mesmo que você evite as peças estampadas, pode usar almofadas com cores mais alegres para dar mais vida ao ambiente. O que vale é a criatividade. As almofadas com desenhos geométricos são atuais e levam dinamismo para a decoração.
Porém, você também pode apostar em uma composição monocromática das almofadas com a cama ou o sofá. Isso ajudará a levar ao cômodo um efeito sofisticado e bastante tranquilo.

Dicas
- Use almofadas com cores que você gosta, mas não tem coragem de colocar nas paredes ou nos móveis.
- As almofadas são confortáveis, funcionais e ainda ajudam a levar personalidade aos detalhes da sala de estar, da varanda ou do quarto.
- Mesclar almofadas coloridas com outras de cores neutras é uma maneira de evitar que o ambiente fique sobrecarregado.
- Observe outras cores que já existem no ambiente e use-as como base para compor o jogo de almofadas.
- Os almofadões têm se tornado uma opção muito buscada em projetos, principalmente para a área externa. Uma dica para quem busca por esse estilo da peça é optar por modelos confortáveis, de tecidos leves e antialérgicos.
- As capas das almofadas ajudam a dar uma mudada no ambiente quando cansamos da composição entre as peças e os móveis do cômodo. O melhor é que elas podem ser removidas e agregam uma maior variedade de composições ao local.
- Cuidado para não apostar em almofadas muito grandes ou pequenas demais para o sofá ou para a cama. O ideal é avaliar o tamanho da almofada antes de adquiri-la, garantindo o maior conforto para a sua sala ou para o quarto.
- Nos quartos, você pode apostar em almofadas de temas e cores que mais lhe agradam. Por exemplo, se seu filho é fã dos heróis da Marvel, uma dica é buscar por peças com estampas desses personagens, agregando o estilo dele ao seu quarto.