Cobre na decoração: tonalidade tem se tornado tendência nos projetos de interiores

Os tons metalizados são capazes de dar um charme especial em qualquer ambiente. Nos últimos anos, esses tons se tornaram uma tendência na decoração e o cobre certamente é um dos mais utilizados, principalmente por sua capacidade de levar nobreza e sofisticação ao ambiente.

Bastante versátil, o cobre pode ser usado em ambientes contemporâneos ou em projetos mais despojados. Além disso, ele consegue inserir um ar mais ousado e moderno na decoração. Uma alternativa válida é usá-lo em composições mais românticas e delicadas. Porém, a tonalidade cobre deve ser usada sem exageros, evitando que ela roube a cena da decoração.

Foto: Pinterest

O cobre pode ser usado em itens como maçanetas, metais sanitários, moldura de quadros, pés de mesas e puxadores de gavetas. Além disso, é uma boa opção para objetos decorativos como luminárias, lustres, porta-retratos e móveis, como as mesas laterais, por exemplo.

 

Com quais cores combinar

Sempre que vamos inserir um tom diferente na decoração de nosso lar, surge o medo de destoar de todo o projeto, não é mesmo? Para evitar problemas na inserção do cobre na sua décor, uma primeira dica é não usá-lo em decorações muito coloridas ou que possuam muita informação, pois isso acabará ofuscando o charme proporcionado pela cor.

Foto: Pinterest

O cobre combina especialmente com projetos clean com base branca, como acontece no estilo escandinavo. Se for utilizado em um mesmo ambiente que cores como cinza, rosa quartzo, tons pastel, madeira e mármore ela também ganha um grande destaque. No caso da madeira, por exemplo, a combinação com o cobre proporciona ao ambiente um tom sofisticado e rudimentar, independente do tom de madeira usado no projeto. Além de charmosa, essa combinação é chique e estilosa.

Você também pode harmonizar o cobre com outros tons metálicos, como o dourado e o prateado. Inclusive, a combinação dessas três tonalidades é capaz de transformar um ambiente em um espaço charmoso e bastante iluminado. Isso porque essas tonalidades se complementam e harmonizam com graciosidade no cômodo.

 

Decoração nos detalhes

Os objetos em cobre são bastante eficientes no momento de decorar um espaço. Por isso, se não estiver se sentindo seguro para incluir essa tonalidade como a principal do projeto, você pode usá-lo como detalhes na sua décor.

Foto: Pinterest

Uma boa opção é apostar em adornos para mesa, porta retratos, cadeiras com pés de cobre discretos e utensílios de cozinha em cobre. Não há um ambiente específico onde você deva inseri-lo na decoração. O tom cobre fica bem em cômodos como quartos, salas, cozinhas, varandas e banheiros.

Além disso, uma das formas mais simples e rápidas de se incluir o cobre na decoração está mesmo em pincelá-lo nos detalhes da decoração. Assim, um vaso, um castiçal ou uma bandeja ajudam em uma transformação instantânea do ambiente, conferindo um ar sofisticado ao local.

Foto: Pinterest

 

Luminária cobre: uma opção com estilo

O cobre realmente consegue se inserir com glamour na decoração. E quando falamos em luminárias, as opções em cobre têm se tornado a queridinha dos projetos de interiores. Os modelos com acabamento acobreado são ideais para conferir ao espaço uma sensação de aconchego e calor.

Utilizar o cobre em luminárias é uma maneira perfeita para aplicar essa tonalidade na décor. Isso porque a luminária é um detalhe aparente, porém discreto. As luminárias do tipo pendente, inclusive, garantem o estilo no ambiente e são as mais procuradas para os projetos.

Foto: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!