Conheça 9 dicas para adaptar o quarto do primogênito à chegada do bebê

A chegada de uma nova criança é sempre um momento de alegria. Porém, também é necessário se precaver para as demandas que esse bebê vai exigir, como preparar um quarto para recebê-lo. Com as casas e apartamentos cada vez menores, é difícil encontrar um espaço apenas para o bebê no imóvel. Uma opção é adaptar o quarto do primogênito para a chegada da nova criança, deixando que os dois dividam o mesmo espaço.

Independente do sexo das crianças, é possível organizar a decoração do quarto para que os dois irmãos possam dividir o espaço. Porém não é fácil acomodar duas crianças de idades diferentes em um mesmo cômodo. A dificuldade é ainda um pouco maior em casas ou apartamentos menores, onde são necessários organização e um bom projeto de interiores para adaptar o quarto do primogênito com todas as coisas necessárias para um quarto de bebê: como berço, cômoda, trocador e cantinho da amamentação.

Fonte: Pinterest

Para lhe ajudar nessa difícil tarefa, nós separamos algumas dicas que podem ser úteis no momento de adaptar o quarto do seu primogênito para receber também o seu novo filhinho. Confira:

 

1. Priorize o seu filho mais velho

Quando estiver pensando na decoração do quarto, priorize sempre os gostos do seu filho mais velho. Na verdade, o quarto do bebê é feito pensando principalmente nas necessidades e conforto da mãe. Entretanto, quando a criança vai crescendo, ela passa a interagir e aproveitar melhor o espaço do seu quarto e a usá-lo para as suas atividades diárias: estudo, brincadeiras e leitura. Priorizando os gostos do seu filho mais velho na decoração vai deixá-lo mais contente e seguro. Por outro lado, o bebê não vai perceber se tiver um espaço um pouco menor dentro do cômodo.

 

2. O beliche é uma boa alternativa para quartos pequenos

Quando o quarto que vai abrigar o bebê e o primogênito tiver dimensões pequenas, o beliche é uma boa opção para otimizar o espaço. Você pode colocar o berço embaixo do beliche, ganhando mais espaço livre para os demais móveis que serão necessários no quarto. Uma outra opção é criar um espaço exclusivo para o seu filho mais velho, mantendo a cama dele elevada. Nesse espaço, podem ficar guardados os brinquedos ou criar um cantinho do estudo para ele.

O beliche é uma boa alternativa, ajudando a poupar espaço no quarto | Fonte: Pinterest

 

3. Espaço exclusivo para o primogênito

Com a chegada do irmão mais novo, o primogênito pode achar que está perdendo lugar na casa. Separar um espaço exclusivo para o filho mais velho é uma boa saída para lidar com esse problema. Você pode separar um espaço com escrivaninha, livros, armário e brinquedos, permitindo que ele use esse espaço tanto para os estudos quanto para as brincadeiras.

Caso o ambiente seja pequeno, você pode criar essa área exclusiva abaixo do beliche. Para ganhar espaço, uma dica é guardar os brinquedos do seu primogênito dentro de nichos. Outra dica bem bacana é fechar o espaço abaixo da cama com lençol, formando uma espécie de cabaninha.

Fonte: Pinterest

 

4. Fique ligado nas opções para trocador

Bebês costumam acordar para mamar durante a madrugada e a mãe precisa estar preparada para isso, evitando que isso atrapalhe o sono do seu primogênito. Por isso, não abra mão de ter um trocador no quarto, para que você possa fazer a troca da fralda com tranquilidade, principalmente durante a madrugada.

 

5. Adapte o quarto para as madrugadas

É importante adaptar o quarto para que ele funcione bem também durante as madrugadas, quando o bebê eventualmente pode acordar para mamar. Além do trocador, uma dica é usar um abajur com luz fraca, que vai lhe garantir uma luminosidade, mas sem incomodar o sono do seu primogênito. Além disso, é importante que a cômoda esteja organizada para facilitar as trocas de fraudas e as mamadas noturnas.

 

6. Cada um com seu espaço

Se for possível, arrume o quarto de maneira a permitir que cada um tenha o seu espaço e individualidade garantidos. Busque, por exemplo, organizar os móveis de maneira que cada filho fique com uma parte do quarto. Caso isso não seja possível por conta do espaço, tente usar cores diferentes para a área de cada filho ou opte por móveis de identidades distintas. Só tome cuidado para que as duas áreas não quebrem a harmonia do cômodo.

Fonte: Pinterest

 

7. Como adicionar a cômoda na decoração

Usar a cômoda próxima ao berço é uma solução para economizar espaço no quarto. Aliás, os próprios berços podem ser encontrados com atributos que facilitam a vida da mamãe, como gavetas para armazenar alguns itens de necessidade da criança. Outra sugestão é colocar a cômoda dentro do armário. Isso pode ser feito até mesmo com a ajuda de um marceneiro ou optando por um móvel planejado.

Fonte: Pinterest

 

8. Decoração com cama tradicional

Se você for optar por uma cama tradicional ao invés de um beliche, lembre-se de usar todo o espaço disponível embaixo da cama. Assim, você pode guardar itens nas gavetas da cama ou dentro de caixas e nichos e colocá-los embaixo da cama.

 

9. Não esqueça da poltrona

Durante a madrugada, é comum a criança acordar para mamar. Por isso, é sempre bom incluir no quarto dos seus filhos uma poltrona para a amamentação. Se o espaço disponível no cômodo não for grande, opte por modelos menores.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!