Saiba como incorporar o revestimento 3D na decoração de sua casa
Os revestimentos tridimensionais têm chamado a atenção em projeto de interiores porque são modernos, elegantes e dinâmicos. Esse material provoca uma sensação de movimento para o espaço, dando um toque diferente no ambiente e se consagrando como uma alternativa ousada e moderna para os tradicionais porcelanatos e papéis de parede.
Mas você sabe o que é um revestimento 3D? Não? Calma que vamos te explicar! O revestimento 3D são placas que se juntam para formar painéis decorativos tridimensionais em baixo, médio ou alto relevo. É possível encontrar no mercado esses revestimentos em uma variedade de materiais, como PVC, fibras vegetais, gesso, bambu, alumínio e madeira.
Essa grande variedade de materiais desse revestimento colabora para a sua versatilidade na decoração, possibilitando que ele seja inserido em diferentes inspirações. Além disso, a sua aplicação não está restrita a apenas um cômodo da casa, podendo ser aplicado nos diferentes ambientes, inclusive na área externa.
O revestimento 3D tem se tornado uma tendência na decoração, principalmente por ser uma ótima maneira de renovar um ambiente da casa de maneira mais econômica, através das texturas na parede.
Diferentes tipos de materiais
Uma das características que permite a versatilidade desse tipo de revestimento é o fato dele ser encontrado em diferentes tipos de materiais. Porém, cada um desses materiais é indicado para um uso diferente na décor. Confira alguns:
Gesso: As placas de gesso podem ser aplicadas diretamente sobre a alvenaria nas áreas externas e internas da casa. Além disso, o revestimento de gesso é o que apresenta o melhor custo-benefício.
PVC e PET: esses dois são os materiais mais explorados no uso do revestimento 3D. Por serem desenvolvidos em liga plástica, são mais indicados para áreas molhadas. Algumas características desse material são: resistência à água, não propagam mofo ou chamas e são imunes aos cupins. Seu acabamento branco dispensa o uso de tintura.
Cimento: é o revestimento tridimensional mais resistente. Produzido a partir de blocos de concreto que reproduzem texturas, ele pode ser colocado em qualquer ambiente. Além disso, é possível aplicá-lo diretamente na alvenaria.
Alumínio: Semelhante às pastilhas de inox, as placas de alumínio podem ser aplicadas em superfícies internas e externas. Por ser adesivada, sua instalação é prática. Seu acabamento escovado impede o reflexo da luz.
Fibras naturais: esse material é reciclável e o revestimento de fibras naturais deve ser usado exclusivamente no ambiente interno da casa. É de prática instalação, bastando apenas cola de contato ou fita dupla face. Ele é resistente ao fogo e não absorve água, contudo é recomendável que se evite o contato com o calor, com a umidade e com o vapor excessivo. Por esse motivo, deve-se evitar aplicá-lo em certas paredes de banheiro e cozinhas.
Como usar o revestimento 3D na decoração da casa
Com o revestimento 3D, é possível criar decorações elegantes e sofisticadas. Uma dica importante é observar a proporção entre o tamanho da parede a ser coberta e o tamanho das peças escolhidas. Com inúmeros formatos, cores e tamanhos, esse revestimento pode ser aplicado em diversos espaços. Confira algumas sugestões de como usá-lo na decoração de sua casa.
Sala: o revestimento ajuda a deixar o espaço mais moderno, sem sobrecarregar a decoração. Ele também permite aliviar o ambiente em relação à quantidade de móveis, pois confere volumetria ao espaço sem um comprometimento da área de circulação. O ideal é usá-lo em paredes inteiras, sem recortes de janela e sem contornar quinas, pois o acabamento no corte do material é mais difícil.
Quarto: esse material também pode ser usado nos quartos, sendo uma opção para quem deseja fugir do papel de parede. Porém, para complementar o efeito do revestimento, uma dica é dar atenção à iluminação do local, ajudando na percepção da tridimensionalidade que o revestimento apresenta. A iluminação focada, por exemplo, permite criar um efeito de luz e sombra incrível. Você tem a opção de escolher por usá-lo em uma área pequena da parede, como na parede atrás da cabeceira da cama, ou colocá-lo em uma parede inteira.
Cozinha: o revestimento ideal para a cozinha é o de PVC. Isso porque esse material pode ser molhado sem danificar, além de poder ser aplicável por cima dos azulejos da parede. Tome cuidado em escolher um desenho que seja proporcional ao espaço disponível.
Banheiro: assim como na cozinha, o revestimento de PVC é o mais indicado para este ambiente, pelos mesmos motivos. Também deve-se tomar cuidado com o desenho escolhido. Por exemplo, em um banheiro menor, como o lavabo, o material precisará de repetições com formatos menores.
Área externa: o revestimento 3D também cria um efeito lindo quando usado na área externa. Nesses casos, o maior cuidado a se tomar é com o material. Os revestimentos de alumínio, por exemplo, costumam vir acompanhados de uma película autocolante, não sendo recomendados para áreas externas que recebem muita água.
Revestimento 3D em ambientes pequenos
Em um ambiente pequeno, onde não se tem espaço para muitos móveis e não se pode comprometer a circulação, o uso do revestimento 3D é bastante recomendado. Isso devido a sua característica de atuar na volumetria do ambiente, dando uma ideia de aumento do espaço disponível, além de conferir originalidade ao local.
Essa ideia de aumento do espaço disponível pode ser obtida também com a integração de elementos decorativos, que são fundamentais para as percepções que temos do ambiente. O revestimento tridimensional ajuda a destacar a decoração de um espaço, principalmente quando não podemos enchê-lo com móveis. Um complemento interessante na decoração seria um investimento no projeto luminotécnico do espaço. Por exemplo, uma iluminação focada ajuda a destacar nuances do revestimento, além de criar um efeito de luz e sombra.