Pintura geométrica nas parede: saiba como adicionar na decoração de sua casa
Em tempos de economia, renovar a pintura das paredes é uma forma eficiente e econômica de realizar uma mudança na decoração da sua casa. E as opções de mudanças vão além das tradicionais paredes simples em tons neutros. Existe uma diversidade de maneiras de incrementar a decoração do seu lar com as pinturas na parede, como é o caso da pintura em degradê, parede lousa ou pintura em formas geométricas.
A pintura geométrica na parede é uma tendência que vem ganhando mais e mais adeptos. Além de criar um efeito incrível no ambiente, elas também conferem um toque de personalidade ao local. E não há uma regra a seguir. Assim, as figuras geométricas podem ser grandes ou pequenas, seguindo padrões regulares ou irregulares. Este recurso pode ser usado em vários ambientes de sua casa, como quartos, salas, home offices ou até mesmo no banheiro, conferindo originalidade e modernidade ao ambiente.
Uma grande vantagem de optar pelos grafismos geométricos nas paredes é que eles substituem tranquilamente os papéis de paredes e outras opções de revestimentos mais caros. As tintas são mais fáceis de encontrar do que outros revestimentos, além de serem encontradas com valores mais baratos e acessíveis. Assim, você consegue aliar economia e beleza durante a reforma do cômodo.
Diferentes padrões
Uma das finalidades da decoração de interiores é proporcionar conforto, além de representar o estilo e gostos dos moradores da casa. Assim, a primeira dica no momento de inserir este recurso na decoração de sua casa é optar por formas e cores que representem bem o seu gosto e estilo. Você pode apostar em formas geométricas mais definidas, formando uma composição em algum canto do ambiente. Caso você não esteja se sentindo muito seguro para incluir os desenhos na sua decoração, você pode escolher apenas um cantinho da parede e incluí-los aos poucos na composição de cores da sua parede.
Não há uma regra para os padrões desse tipo de pintura: eles podem ser pequenos ou grandes, monocromáticos ou com cores mais vivas e alegres, livres ou uniformes. Porém, as formas mais utilizadas são as listras verticais ou horizontais, em degradê, listras em zig-zag, linhas desalinhadas e diferentes formas geométricas, como o triângulo e o quadrado.
Para quem tem medo de arriscar na escolha dos formatos geométricos, uma solução mais simples é optar por paredes com pinturas listradas. Essa técnica confere elegância e simplicidade ao ambiente e pode ser usada na horizontal ou na vertical. No primeiro caso, ela ajuda a criar uma sensação de amplitude no ambiente, enquanto que as listas verticais passam a impressão de que o ambiente é mais alto.
Escolha das cores dos desenhos
Se você optar por usar uma composição monocromática nos desenhos, uma dica é fazer uma combinação com tons diferentes de cinza. O cinza é uma cor versátil e se encaixa bem em composições das mais tradicionais até as mais modernas. Por ser uma cor neutra e possuir uma paleta de tons extensa, o cinza combina com uma variedade de cores, que vão dos tons mais claros até os mais escuros.
Mas você pode também fazer uma combinação de cores mais vivas e animadas, como entre o rosa pink, rosa claro e lilás. Essa combinação também pode ser feita entre tonalidades de cores diferentes.
Caso você queira um meio termo entre os tons neutros e outros mais vivos, uma opção é mesclar os dois na pintura das formas geométricas da parede. O importante é a criatividade e o cuidado em manter as cores das paredes em diálogo com os demais componentes da decoração.
Faça você mesmo
O ideal é que você faça essas intervenções em sua casa com a ajuda de um profissional pintor cuidadoso, mas há na internet alguns tutoriais que lhe ajudam a fazer essas intervenções. Para tornar a sua tarefa mais fácil, preparamos um tutorial sobre como adicionar as formas geométricas na parede da sua casa:
Material necessário: jornal ou plástico para forrar o chão; rolo de lã (quantidade variando com o número de cores a serem usadas); bandeja de tinta; fita crepe; trincha; tinta; e lixa.
1º passo: Comece definindo os desenhos que irão compor a parede. Estude antes quais serão as formas geométricas a serem pintadas e como ficará a composição na parede.
2º passo: Em seguida, prepare o ambiente a ser pintado: adicione fita adesiva em volta das paredes, evitando que as laterais fiquem sujas; coloque tecido para proteger o chão. Não se esquece de fazer esse trabalho usando uma roupa que possa ser sujada durante o trabalho.
3º passo: Chegou a hora de colocar a mão na massa! Essa é a etapa de pintar a parede. Primeiro, defina a cor de fundo, que irá predominar na parede. Pinte a superfície com a tinta escolhida e espere o tempo de secagem completa, definido pelo fabricante.
4º passo: Com a tinta seca, faça o desenho na parede utilizando uma fita adesiva. Lembre-se de se certificar de que as linhas estão perfeitamente coladas.
5º passo: Agora é o momento de iniciar a pintura das formas geométricas. Uma dica é lembrar que os tons mais escuros dão uma impressão de sombra, enquanto os mais claros ressaltam a luz. Para esta etapa, é importante não dissolver a tinta, evitando que ela escorra.
6º passo: Com a pintura finalizada, remova a fita delicadamente enquanto a tinta ainda estiver molhada. Caso o contrário, você corre o risco de rasgar a pintura e estragar as linhas feitas. Feito isso o trabalho está terminado. Chegou o momento de aproveitar o novo item da decoração de sua casa!