Veja dicas de como usar o futon na decoração

Muito comum na cultura oriental, o futon vem conquistando os lares dos brasileiros. Isso porque essa espécie de colchão flexível é bastante versátil e pode ser usada na decoração de diferentes maneiras: em forma de cama, sofá, pufe ou almofada.

Além de sua versatilidade, o futon também consegue transmitir uma sensação de conforto, sendo um aliado para a composição de diferentes estilos de decoração. Assim, a escolha do tecido e das estampas desse item deve estar sempre em acordo com o estilo da decoração do ambiente.

Foto: Pinterest

No Japão, os futons são feitos de algodão, lã ou material sintético e suas almofadas preenchidas com feijão verde, trigo negro ou outros materiais de enchimento. No país oriental, ele se popularizou bastante, principalmente porque os japoneses possuíam casas pequenas e usavam o material para dormir. Na manhã seguinte, bastava enrolar o colchão e colocá-lo em um armário, ficando com um maior espaço disponível no ambiente.

Ao chegar na cultural ocidental, porém, os futons passaram por algumas adaptações. No Brasil, por exemplo, essa peça costuma ser usada sobre uma armação de madeira ou metal – no Japão, eles costumam usá-los em cima de tatames. Além disso, alguns modelos encontrados são mais altos do que o comum e recebem um enriquecimento com látex, evitando assim deformações.

 

Modelos disponíveis

Antes de definir qual o modelo ou modelos de futon que você vai usar na decoração de sua casa, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado. A depender do modelo escolhido, a peça pode adquirir uma função diferenciada na decoração.

Foto: Pinterest

Kakibushi: é uma espécie de pufe dobrável, com um uso muito bom para quem precisa poupar espaço, uma vez que ele pode ser guardado facilmente. Aberto, ele pode ser usado como um pequeno colchão.

Shikibuton: é um colchão, disponível nas formas densa ou maleável. Ele pode ser usado para dormir ou como assento de um sofá, muitas vezes assumindo a função de um sofá-cama. É bastante prático em viagens.

 Zabuton: é usado principalmente em cadeiras e bancos. Essa espécie de almofada quadrada pode ser usada também como apoio para a cabeça.

Pufe turco: a peça é uma espécie de almofada mais grossa, que é colocada diretamente no chão.

Zafu: é uma almofada redonda, usada bastante na prática da meditação ou como forma de sentar com boa postura.

 

Versatilidade e conforto

Duas palavras resumem bem as vantagens do uso do futon na decoração de interiores: versatilidade e conforto. O seu formato flexível permite que ele seja usado como cama e depois guardado durante o dia, por exemplo. É uma boa solução para quem mora em uma casa ou apartamento com pouco espaço.

Foto: Pinterest

A sua versatilidade permite também que ele seja usado em diferentes cômodos, desde a área da piscina até mesmo no quarto. Na área da piscina, por exemplo, você pode optar por usar um kakibushi para os convidados sentarem, ao invés de optar por um sofá ou pelas tradicionais cadeiras. Já no quarto infantil, uma dica é mesclar o pufe turco com almofadas comuns, permitindo mobilidade, segurança e aconchego para a criança.

Na sala de estar, por sua vez, usar um zabuton em cadeiras de madeira ou espalhados em sofás da sala é uma boa dica. Já o pufe turco também pode ser usado ao redor do centro da mesa da sala de estar ou na varanda, proporcionando um ambiente aconchegante. Na sala da TV, você pode optar por um dos modelos de futon para deixar todos acomodados no momento de assistir a um bom filme com os amigos ou com a família.

 

Cuidados com o futon

A movimentação diária da peça pede uma preocupação com a limpeza do futon. Ele pode ser deixado exposto na varanda ou em local de contato com a luz do sol nos dias mais secos. Isso vai garantir que a peça fique livre de ácaros e mofo. Uma dica é usar um batedor para limpá-lo enquanto ele toma ar.

As manchas e sujeiras devem ser removidas o mais rápido possível e utilizando pouca água, evitando assim que ela penetre nas camadas do tecido. Nos casos em que a peça for usada na área externa ou na varanda, uma dica é comprar capas ou adotar outra opção de revestimento, como tecidos acrílicos e impermeáveis.

Foto: Pinterest

É importante também revestir o piso com algum material, seja ele tatame ou carpete, mesmo quando ele possuir uma estrutura de madeira embaixo. Essa medida vai garantir que o futon não fique em contato direto com o chão.

Além disso, é sempre bom virar o lado do futon de vez em quando. Essa medida visa impedir que ele seja usado uniformemente, resultando no desbotamento ou desgaste da peça em apenas um trecho. Quando adotamos essa prática, ajudamos também a aumentar a vida útil da peça.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!