Canto alemão é escolha perfeita para uma sala de jantar pequena

O canto alemão foi uma das principais tendências de decoração em 2017, principalmente por sua capacidade de proporcionar um charme na decoração ao mesmo tempo em que agrega funcionalidade ao ambiente. E você certamente sabe o que é um canto alemão, mesmo que não consiga associá-lo ao nome. A ideia da peça é fazer a substituição das cadeiras da mesa de jantar por um banco encostado na parede – que pode ou não ter o formato em L.

Irreverente, o móvel teve sua origem na Alemanha, onde era usado na decoração de pubs, cafés e restaurantes. E foi dessa mesma maneira que o móvel chegou ao Brasil. Inicialmente praticamente restrito aos bares e restaurantes, o canto alemão ganhou as salas de jantar brasileiras, possibilitando uma otimização do espaço compactado do ambiente de uma maneira diferenciada.

Foto: Pinterest

Assim que chegou ao país, a peça era bastante pesada. Com o tempo, porém, ela teve o visual transformado, se adaptando as decorações contemporâneas. Apesar disso, o canto alemão combina com diversos tipos de inspirações. Tudo vai depender da escolha dos móveis e de quais objetos forem selecionados para compor o espaço junto com o canto alemão.

 

Diferentes modelos

Engana-se quem pensa que não existe uma variedade de modelos de canto alemão disponíveis no mercado. Há peças que são ideais para ambientes mais modernos e contemporâneos, enquanto outras casam perfeitamente com uma inspiração mais rústica. O canto alemão mais moderno pode possuir uma espécie de banco flutuante na parede. Para decorá-lo, uma sugestão é incluir almofadas coloridas e futons confortáveis, para a decoração de ambientes mais contemporâneos.

Peça está disponível no mercado em diferentes modelos | Foto: Pinterest

No mercado também há opções da peça que não vem no formato tradicional em L. Essas versões são lineares, apenas com o banco estofado. Um modelo mais incomum é o cantinho em formato de U. Em todos os três formatos, é possível fazer ou não uma combinação com as cadeiras. Nesses casos, uma dica seria comprar um canto alemão com estofado que combine ou dialogue com o design da cadeira.

Para quem deseja garantir toda a funcionalidade possível desse móvel, uma dica é optar por um modelo que venha com um baú, onde o acento do móvel serve também como uma tampa. Nesses casos, é possível guardar em seu interior alguns objetos que precisam ficar próximo a sala de jantar, como toalhas de mesa, por exemplo.

 

Ótimo para ambientes pequenos

O canto alemão tem sido muito utilizado também em apartamentos pequenos ou locais onde a sala de jantar não é muito grande. Ele funciona como um ótimo recurso para aproveitar os cantos da mesa, acomodando um maior número de pessoas do que as cadeiras. Uma mesa de quatro lugares, por exemplo, pode acomodar até 6 pessoas se você optar por um canto alemão em L.

Foto: Pinterest

Além de conseguir acomodar mais gente, o canto alemão tem chamado a atenção de quem possui uma sala de jantar pequena porque ele não precisa daquele espaço disponível para puxar a cadeira, como acontece em um ambiente com mesa tradicional. Contudo, ele pode causar algum desconforto no momento em que uma das pessoas  precisar se locomover, sendo necessário que as outras deem espaço para a passagem. Mas a desvantagem é bem pequena, principalmente se comparada aos benefícios.

 

Dicas na hora de escolher do seu canto alemão

Assim como acontece com qualquer peça que vamos incluir na decoração de nossa casa, é preciso alguns cuidados no momento de escolher o canto alemão ideal para a sua sala de jantar. Confira algumas dicas:

Foto: Pinterest
  • Observe o espaço que você tem disponível antes de escolher a sua peça. Por exemplo, um espaço mais longitudinal fica melhor com uma mesa retangular, pois ela ocupará melhor o ambiente.
  • As mesas podem ser quadradas, retangulares ou redondas. Busque ver qual o formato melhor se encaixa no espaço da sala. Além disso, tome cuidado para que os designs da mesa e do canto alemão casem ou dialoguem, evitando que a decoração fique destoante.
  • No momento de escolher a decoração do local, leve sempre em conta o seu gosto. Você pode ousar na escolha das cadeiras ou das estampas, mas elas precisam estar em conformidade com o seu estilo, afinal é esse um dos objetivos da decoração de interiores.
  • O uso de espelhos passa uma sensação de amplitude. Sendo assim, opte pelo uso da peça, principalmente se o espaço da sala de jantar for pequeno.
  • Você pode dar destaque ao móvel através da iluminação por exemplo. Uma dica é adicionar uma luminária pendente com design que harmonize com todo o canto alemão.
  • Por fim, lembre-se que uma boa mesa também é composta por seus elementos decorativos. Assim, use os talheres, jarro com flores, jogo americano ou conjunto para guardanapos para conceder um charme maior a mesa.