Cinza na decor: cor combina com diferentes estilos de inspiração

O cinza é uma cor neutra e versátil, que pode ser usada para compor decorações diferentes, que vão desde uma inspiração mais tradicional até ambientes mais modernos. Esse é um dos motivos pelo qual a cor tem se tornado uma tendência na decoração, principalmente para quem busca um ambiente moderno e elegante, mas quer fugir do branco.

A variedade de tons de cinza também é uma vantagem para esta cor e é justamente essa variedade que garante a versatilidade do cinza na decoração. Ele pode ser usado para realçar móveis de cores mais intensas ou para conferir um tom mais sóbrio e clean ao ambiente. Para os admiradores da decoração industrial, essa cor não pode faltar no projeto. No ambiente, ele pode aparecer em pequenos detalhes ou colorindo paredes e móveis.

Foto: Pinterest

A versatilidade dessa tonalidade tem ainda outros elementos positivos: a cor pode aparecer em forma de texturas nas paredes ou cimento queimado no chão. Além disso, ela harmoniza com uma variedade de junções de cores.

 

Combinação em cores

Sendo uma cor neutra e elegante, o cinza combina com uma variedade de cores. Outra vantagem da paleta de tons de cinza é que ela é extensa, o que nos permite escolher entre tons mais claros ou escuros, a depender do estilo decorativo escolhido para o ambiente. Confira algumas dicas para incorporar essa tonalidade na decoração do ambiente:

Foto: Pinterest
  • O uso de uma tonalidade mais clara do cinza com o branco cria ambientes aconchegantes e românticos. Essa combinação é muito usada em quartos, salas ou cômodos cuja função seja transmitir sossego ou minimalismo. É uma excelente opção para quem busca por um espaço mais clean e iluminado.
  • Para ambientes mais modernos, uma boa dica é combinar a cor cinza com o amarelo. Pode transmitir uma impressão hipster, mas também é bastante versátil.
  • Combinar uma tonalidade mais clara de cinza com a cor turquesa ajuda a compor um ambiente revigorante e relaxante. Essa é uma boa sugestão para banheiros e home-offices, por exemplo. Também é uma opção para quem busca um clima mais moderno, simples e sensual no espaço.
  • Quer apostar em uma combinação atemporal? A solução pode ser misturar o cinza com o preto. Isso confere ao ambiente um estilo clássico, neutro e contemporâneo.

 

Decoração e estilo

A variedade da paleta de tons de cinza ajuda no momento de escolher o estilo da inspiração para o ambiente. Por exemplo, o uso de tons de cinza mais quentes na decoração ajuda a criar um ambiente sofisticado e luxuoso, com um toque de elegância e classe. Se a sua opção for por um tom mais frio, você poderá compor um estilo minimalista.

Foto: Pinterest

Na sala de estar, o cinza pode ser usado como uma pintura na parede ou no revestimento. A  pintura na parede é recomendada para quem tem um orçamento mais apertado ou quer uma mudança na decoração de maneira mais rápida. Você pode, por exemplo, usar tons de cinza mais claros e pintar uma das paredes em um tom de creme. Essa combinação ajuda a transmitir uma sensação de comodidade e acolhimento ao cômodo.

O cinza também casa perfeitamente com inspirações industriais ou modernas. Neste último caso, uma sugestão é inserir a técnica do cimento queimado nos pisos, forros ou paredes. Você pode ainda combinar esta técnica com um trilho de iluminação, resultando em um efeito incrível.

 

50 tons de cinza

É possível ainda combinar diferentes tons de cinza na decoração de seu lar. Isso ajuda o ambiente a transmitir uma sensação contemporânea, sofisticada ou moderna. A paleta é versátil e abrange tonalidades como o cinza claro, metalizado, chumbo e glacial.

Foto: Pinterest

Essa variedade de tons na paleta do cinza permite que uma decoração usando apenas essa cor não caia na monotonia. Ela pode compor a tonalidade de pisos, parede, roupas de cama e móveis, criando uma composição que ao mesmo tempo é simples e descolada. Se a proposta do ambiente for algo mais contemporânea, aposte em um design de linhas retas do mobiliário.