Parede verde é opção de jardim para espaços pequenos

A presença de um jardim sempre dá mais vida a uma casa. E hoje nem mesmo a falta de espaço limita quem deseja ter um jardim em sua residência. Isso graças aos jardins verticais, também conhecidos como paredes verdes.

O jardim vertical é um recurso que permite elevar a estrutura do jardim para a parede, explorando a verticalidade do ambiente. Eles podem ser um conjunto de blocos, vasos ou nichos, contudo, há uma característica que não pode ser esquecida. “É preciso que os recipientes usados na parede criem uma unicidade visual e, ao mesmo tempo, gerem um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas”, explica Brandão Freire, paisagista da loja Lá na Varanda.

Foto: Pinterest

A parede verde possui muitos benefícios. Além de proporcionar um conforto térmico ao ambiente, ela também diminui o ruído externo. O jardim pode ser feito em estruturas mais simples, com uso de garrafas pets, até com a ajuda de tecnologias mais avançadas, como é o caso das paredes hidropônicas.

 

Ambiente interno ou externo?

Você pode usar o jardim vertical tanto em ambientes externos, como em ambientes internos. A diferença está na escolha das plantas para compor esse jardim.

A parede verde pode ser usada em ambientes internos da casa | Foto: Pinterest

 

Para os ambientes internos, o mais indicado é o uso de plantas de meia sombra, como a pacova, asplênio, peperômia e samambaias. Já as plantas liriope, aspargo, bromélias e as russélias são ideais para ambientes externos, pois aguentam maior incidência de luz.

A escolha das flores e plantas ideais é feita ainda no momento do grafismo (desenho da parede verde). “Esse grafismo é realizado não apenas cumprindo ideias de eco-design, mas prevendo a necessidade hídrica das plantas”, explica Freire.

Jardim vertical também é usada nos ambientes externos | Foto: Pinterest

É no grafismo que são definidas quais espécies serão usadas no jardim vertical e em quais lugares da parede cada espécie vai ficar. “As plantas que ficam em cima costumam gostar mais de água e as que ficam na lateral servem para murar o vento no jardim”, exemplifica o paisagista.

Apesar de praticamente não haver restrição de uso, o jardim vertical deve ser evitado em ambientes com baixa luminosidade (como o hall de um elevador) ou onde o ar condicionado é mantido muito forte. Para esses locais, há uma parede verde de musgo natural estabilizada, que usa uma tecnologia norueguesa para manter um jardim vertical de musgo por um período de até sete anos.

 

Feito em casa

Apesar da possibilidade de ser elaborado pelo próprio usuário, é importante lembrar que confeccionar um jardim vertical pode parecer simples, mas exige cuidados importantes. Isso porque é necessário pensar qual a combinação de cores ideal, ter atenção para que as plantas não sequem ou apodreçam no suporte e, claro, lembrar de fazer regularmente a manutenção do seu jardim.

Foto: Pinterest

Fazer o grafismo de sua própria parede verde vai depender de sua experiência com o assunto. Fique atento para não cometer erros, como colocar plantas com regimes hídricos muito diferentes. Antes de iniciar o projeto, é necessário escolher a área onde será instalada a parede verde, o suporte e pesquisar informações sobre as plantas escolhidas.

Na hora de fazer o seu próprio jardim vertical você pode optar por um conjunto de vasos dispostos verticalmente. Uma dica é escolher vasos de barro, que absorvem melhor a água. Outra alternativa é o uso de estruturas prontas para jardins verticais, que são feitas dos mais variados materiais.

Você pode fixar os vasos usando painéis de madeira, treliças de bambu ou metálicas e cordas para mantê-los na vertical. Lembre-se que é preciso pensar também no sistema de dreno da água, principalmente se o jardim for interno.

 

Onde colocar o jardim?

Os jardins verticais podem ser usados nos mais variados cômodos, como sala, área de serviço, área externa, cozinha e, até mesmo, próximo à piscina. Porém, o lugar mais requisitado são as varadas, principalmente quando estamos falando de um apartamento.

O jardim pode ser usado em qualquer ambiente da casa | Foto: Pinterest

Instalar um jardim vertical na varanda não é tão simples quanto parece e exige cuidado. “A varanda é um dos lugares mais delicados para instalar a parede verde porque, se ela não for bem-feita, pode comprometer a funcionalidade do jardim. Na varanda, há alguns detalhes como o vento lateral que entra do envidraçamento e a passagem do sol, que vão interferir na maneira de se pensar a parede verde”, afirma o paisagista do Lá na Varanda.

 

Cuidados necessários

Manter a beleza e funcionalidade de sua parede verde exige certos cuidados, como uma manutenção regular do sistema. Há no mercado algumas empresas que realizam essa manutenção, que abarca a limpeza do equipamento, adubação, poda, prevenção e controle de pragas e manutenção do grafismo.

Você também pode realizar sozinho essa manutenção, mas é necessário ter um conhecimento mínimo sobre plantas, para que o seu jardim vertical continue saudável e funcional.

Jardim vertical precisa de cuidados para não perder a beleza| Foto: Pinterest

“A parede verde é uma coisa muito simples, que pode ser feita em uma garrafa pet ou no melhor sistema construtivo hidropônico. Em todas elas, se fizer da maneira certa, com as espécies certas e cuidado adequado, a sua parede verde vai funcionar por muito tempo”, finaliza Freire.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!