Cozinha em cena: as bancadas como elemento de decoração

As bancadas são elementos essenciais para levar beleza e funcionalidade para as cozinhas. É também um dos elementos que mais nos preocupa quando estamos decorando o cômodo, pois há uma diversidade de formatos, materiais e acabamentos disponíveis no mercado.

O material mais usado quando falamos de bancada de cozinha é o granito. Essa pedra natural possui uma ótima resistência e pode ser encontrada em diversas cores, sendo as colorações escuras mais usadas para as bancadas. Ele é formado por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsável por sua cor) e a biotita escura. Sua coloração é mais escura do que o mármore e ele não possui tantos veios. Além desses atributos, esse material é encontrado em valores acessíveis.  

Mas a bancada de cozinha não é apenas um elemento decorativo no cômodo. Ela também possui um papel funcional dentro do ambiente, oferecendo condições para o preparo de alimentos, lavar louças (se for instalada junto com a pia) e, até mesmo, servir de acomodação para as visitas. Por esse motivo o granito acaba sendo o material mais escolhido quando estamos decorando o cômodo, uma vez que necessita de menos cuidados, além de suportar bem aos raios solares e a altas temperaturas de panelas, por exemplo.

Foto: Pinterest

“Sempre o melhor material para usar nas bancadas de cozinha é um de cor escura, principalmente o granito-escuro. O material tem que ser escuro porque os claros tendem a ter problemas com gordura e uma porosidade maior e, com o tempo, vão manchando e ficando mais escuro. E o granito porque ele requer menos preocupação”, explica o comerciante Alberto Levindo, proprietário da empresa Granit Mármores e Granitos.

O tamanho padrão do granito é entre 55 e 60 centímetros. Esse tamanho pode variar, sempre para maior, nos casos do espaço da cozinha ser maior. Entretanto, Levindo alerta que as bancadas não podem aumentar muito em relação às cubas para não ficar desproporcional. Ainda segundo ele, a maioria dos clientes busca por bancadas com uma única cuba, mas isso é muito específico de cada cliente e de como ele usa a pia.  

 

Tipos de granito

Os granitos estão disponíveis em diversas cores no mercado. Devido a comodidade, as bancadas de granito de cor escura são as mais procuradas por quem está decorando a cozinha. Porém três cores são as mais procuradas. “O Preto São Gabriel e o Verde Ubatuba são os mais procurados. Eu diria que o Café Imperial vem em terceiro lugar”, avalia Levindo.

Bancada em Granito Preto São Gabriel – modelo mais procurado para a decoração. O projeto acima é assinado pela Chastinet Arquitetura e Urbanismo

Veja como incorporar esses tipos de granito em sua decoração:

GRANITO PRETO SÃO GABRIEL – Pode ser combinado com várias cores de móveis e revestimentos, como os tons de bege, amadeirados claros e escuros e vermelho. Porém, a combinação mais comum é o tradicional preto e branco. Agrega beleza e sofisticação ao projeto.

GRANITO VERDE UBATUBA – Pode ser combinada com tons de branco e amadeirados e usado também em ambientes sofisticados. De produção nacional, possui uma ótima resistência a sujeira, arranhões e peso.

GRANITO CAFÉ IMPERIAL – Algumas cores que combinam bastante com este tipo de granito são o preto, tons amadeirados e com detalhes metálicos. Esta cor aquece a decoração e transmite também um clima de status e sofisticação.

GRANITO MARROM CAFÉ – É muito usado em contraste com móveis brancos, ajudando a clarear o ambiente. É uma boa opção para quem busca uma decoração mais séria e requintada.

Projeto assinado pela Chastinet Arquitetura e Urbanismo

GRANITO PRETO ABSOLUTO – Tem uma bela cor homogênea. É uma opção para quem deseja combinar com o branco e com tons amadeirados.

GRANITO BRANCO ITAÚNAS – É uma opção muito procurada por quem quer manter a decoração da cozinha em tons claros. Combina com móveis brancos e amadeirados, mas também com tons mais escuros de verde e vermelho. Além disso, esse tipo de granito amplia a sensação de tamanho e espaço, e por isso é ideal para cozinhas pequenas.

 

Outras opções

Há no mercado outros materiais que podem ser usados nas bancadas de cozinha. Eles são menos procurados por sujarem mais e requererem maior atenção e cuidado em sua manutenção. “Depois do granito, o quartzo é o material mais procurado por quem quer comprar uma bancada de cozinha. Isso porque existe uma tendência hoje para o uso de materiais mais claros”, afirma Levindo.

DEKTON: Ainda novo no mercado, esse material pode ser um dos substitutos do granito porque tem algumas características similares. “Ele poderia substituir o granito por não ter problema de desbotamento e nem de coisa quente em cima. O problema é que o custo ainda é muito caro”, diz Levindo.

Bancada em Nanoglass. O projeto acima é assinado pela Chastinet Arquitetura e Urbanismo

QUARTZO: Como material não poroso, sua textura não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas. Além disso, ele é bonito e tem durabilidade. Porém, o quartzo não pode entrar em contato com o sol ou com panelas quentes, porque ele tem resina em sua composição.

NANOGLASS: É um material sintético, belo e de alta resistência e durabilidade, quando comparado com o mármore e o granito. Porém, ao entrar em contato com material quente a sua composição pode acabar trincando. Ele também pode arranhar, o que vai atrapalhar a estética do ambiente.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!