8 dicas para realizar uma top organização no closet da sua mãe

Quem disse que o presente do Dia das Mães precisa ser um objeto? Você pode surpreendê-la com algo que vai facilitar o dia a dia. A sugestão do Blog Casa para Viver é organizar o closet ou guarda-roupa da mamãe e deixar sapatos, bolsas, peças íntimas, roupas, bijuterias e outros itens bem mais acessíveis. Com esse presente super original, você vai simplificar a rotina diária da sua mãe, que vai achar tudo rapidinho, e ainda vai ajudá-la a ter uma noção mais real de todo acervo existente no armário. Bom, né?

Um closet ou um guarda-roupa organizado é um primeiro passo para ter um quarto organizado e uma vida organizada. Menos tempo procurando por itens que pareciam desaparecer dentro do armário e uma maior utilização das peças que serão vistas com maior facilidade. Para deixar o closet da sua mãe no capricho, primeiro é necessário vasculhar rapidamente o que ela tem de roupa, sapatos e acessórios para saber exatamente de quais os recursos de organização você vai precisar.

Para te ajudar na tarefa e agradar quem tanto te ama, separemos algumas dicas que são fundamentais na hora da organização.

 

 

REGRINHAS BÁSICAS

 

Nessa etapa, você vai precisar da participação da sua mãe. Ela precisa sinalizar o que está em desuso por mais de dois anos para que seja retirado do armário. O ideal é que, após comprar uma peça nova, a similar gasta seja eliminada ou doada. Exceções podem ser abertas para as peças com valor sentimental.

– Deixe à vista o que usa mais e ao fundo o que usa menos. Isso facilita a exposição de um maior número de peças

– Ordene as peças por cores, do claro ao escuro ou vice-versa. Isso é fundamental, pois deixa o armário lindo e com um clima harmonioso.

 

CADA COISA EM SEU LUGAR

 

1. Roupas leves

Guarde os pijamas nas gavetas em forma de cascata, um sobre o outro, pois assim fica mais fácil identificar a cor e o modelo. A mesma dica também vale para camisetas e polos.

Saias e bermudas confeccionadas com tecidos que não amassam também podem ser guardadas enroladas para não ocupar muito espaço na gaveta.

 

2. Roupas de Festa

Roupas de festa leves ficam melhor em cabides. As mais pesadas devem ser guardadas em caixas

 

3. Roupas íntimas

Na gaveta para roupas íntimas é válido usar um organizador, popularmente conhecido como colmeia, para guardar calcinhas, cuecas e meias em cada nicho. A caixa organizadora também pode ser uma boa solução para armazenar meias e roupas íntimas nas gavetas.  Em lojas que vem itens para casa, é possível encontrar diversos modelos de organizadores desse tipo.

 

 

4. Roupas de cama

Organize as roupas de cama e de banho, em uma prateleira, separando-as por utilização ou jogo, como, por exemplo, lençóis e fronhas, mantas e cobertores ou toalhas de rosto e banho.

Roupas de cama podem ocupar menos espaço se forem compactadas em sacos organizadores a vácuo.

 

5. Bolsas

Reserve uma prateleira para organizar as bolsas e as separe por estilo, tamanho e frequência de uso. Providencie enchimentos para manter o formato original de cada uma delas. As bolsas estruturadas devem ser guardadas de pé e as moles deitadas.

 

6. Acessórios

Para guardar cintos, gravatas e bijuterias, aposte nas colmeias, as mesmas usadas na organização das roupas intimas. Distribua tudo de acordo com cor, estilo ou uso de cada peça. Outra possibilidade é usar os ganchos.

 

7. Sapatos

Antes de guardar o sapato no armário ou sapateira é necessário limpá-lo e deixá-lo respirar um pouco para eliminar a umidade. Depois disso, armazene os sapatos de acordo com o material – os mais delicados em sacos ou caixas, por exemplo-, pois assim é possível protegê-los contra a ação do pó ou possíveis atritos que possam danificá-los.

Para facilitar a escolha do sapato, separe-os por frequência de uso, modelo e cor, pois, além de ficar mais prático, ajuda na hora de buscar o par desejado. Botas com cano alto devem ser guardadas somente deitadas e com enchimento (papel, saco plástico, etc.) para evitar que o couro rache ou fique com marcas de dobras.

 

 

8. Use Caixas 

Caixas são grandes aliadas na organização, assim como cestas e outros acessórios. Para facilitar ainda mais, é importante identifica-las com etiquetas para saber o que tem dentro. Uma outra dica é apostar nas transparentes ou com visor. As caixas organizadoras também podem ser usadas para guardar documentos no armário sem fazer bagunça.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais. Tem alguma dúvida sobre decoração ou organização? Deixe aqui nos comentários que pode se tornar pauta do nosso blog.