Móveis para varanda: saiba como escolher o mobiliário ideal

As varandas são espaços que estão cada vez mais ganhando a atenção nos projetos de interiores de casas e apartamentos. Apesar disso, nem sempre é fácil decorá-las. Além de todas as dúvidas sobre azulejos e tonalidades, ainda é preciso saber escolher os móveis para varanda corretos, que atendam às suas necessidades e o uso que você fará do espaço.

Uma das dificuldades em escolher móveis para este ambiente é optar por peças que tenham durabilidade e consigam transmitir o que você deseja com a decoração. Uma coisa que você deve ficar em mente no momento de escolher os móveis para a varanda é que eles precisam refletir a utilização que será feita do local e o estilo escolhido para o espaço.

Foto: Pinterest

Antes de pensar nas peças escolhidas, é necessário saber que elas precisam ser duradouras e resistirem ao sol, ao vento e à chuva. Existem no mercado os mais variados tipos de móveis para varanda. Tem dúvidas de como escolher os seus? Confira o nosso artigo:

 

O que definir antes de escolher os móveis?

Antes de pensar quais móveis comporão a sua varanda, é preciso definir alguns pontos importantes, como qual o uso será feito do espaço, a quantidade de pessoas que farão uso do lugar, as características da varanda e, principalmente, suas preferências e gostos.

Foto: Pinterest

Por exemplo, sua varanda será gourmet ou usada para o descanso? É preciso considerar as características de uso que o espaço terá, antes de definir quais os móveis vão compor o ambiente. O número de pessoas que farão uso da varanda também é importante ser definido, pois isso vai influenciar na quantidade, disposição e tamanho dos móveis neste ambiente.

As características da varanda também são importantes, uma vez que uma varanda fechada com vidros e uma totalmente aberta pedem mobiliários com características e materiais diferentes. Em uma varanda totalmente aberta, por exemplo, é importante que os materiais dos móveis apresentem uma resistência à chuva, o que não é requisito para um espaço fechado.

 

Opções de materiais para os móveis da varanda

Os materiais mais indicados para a área externa são o alumínio, fibra e madeira. Outros materiais bastante utilizados para os móveis de varanda são o vime, as fibras, o junco, o rattan, dentre outros. Conheça um pouco sobre esses materiais:

Foto: Pinterest

Alumínio: O alumínio vem ganhando terreno nas áreas externas e varandas. Os móveis de alumínio, como mesas e cadeiras resistem com eficácia ao vento, sol e chuva. Porém devem ser evitadas as cores escuras, pois, com o passar do tempo, as peças sofrem queimaduras do sol e a cor desbota.

Ferro: Peças em ferro fundido são charmosas e bem resistentes. O ponto negativo é que o material pode apresentar ferrugem com o tempo, principalmente se você morar próximo ao mar. São ideais para uma decoração mais sóbria.

Fibras plásticas: Os móveis feitos com esse material não esquentam, podendo ficar muito tempo exposto ao sol, além de oferecer um efeito semelhante à palha e ter um bom acabamento.

Fibra natural: Móveis feitos com esse material estão em alta e estão disponíveis em inúmeras opções no mercado, como chaises e cadeiras de balanço. Esse material consegue proporcionar uma leveza e charme ao ambiente, além de ser bastante aconchegante. O contra é que não são muito resistentes, então são indicados mais para varandas fechadas.

Foto: Pinterest

Madeira: É uma opção mais clássica, capaz de deixar o ambiente harmonioso, além de combinar com a maioria dos estilos decorativos. Ao optar pela madeira, esse material precisa passar por um processo de proteção e sua manutenção deve ter acompanhamento constante.

 

Quais móveis escolher?

Para quem gosta de poucos móveis na decoração da varanda, há a opção de usar um conjunto de cadeiras com uma mesa de centro. A cadeira estofada também é muito utilizada neste espaço, sendo as mais utilizadas àquelas que possuem a parte traseira revestida a um sintético de palha e almofadas floridas com cores fortes.

Foto: Pinterest

Outro tipo de móvel que é indispensável na decoração da varanda é o sofá, que servirá na recepção de amigos, conversar, além de compor o ambiente. Os sofás para a varanda contam com uma variedade de estofados e podem ser trabalhados em suas bases na madeira ou pallets, quando se busca um estilo contemporâneo e moderno.

Se você quer fazer uma “varanda grill” em sua casa, os móveis planejados são a opção ideal. Feitos sob medida, eles aproveitam com eficiência o espaço disponível. Você pode adicionar uma bancada para a churrasqueira e fazer um armário para portar objetos ou enfeites. Os nichos de madeira também são boas opções para aliar décor à organização. Nesses casos, é preciso optar por um revestimento de parede que ficará mais exposto à fumaça.

 

Foto: Pinterest

Outras dicas:

  • Para áreas externas e varandas, a melhor pedida é escolher tecidos impermeáveis para as almofadas e colchoes que compõem as cadeiras e chaises, já que são fáceis de limpar e resistentes.
  • Varandas que possuem mais espaço também combinam com o uso de quadros e objetos de arte na decoração. Nesses casos, é necessário tomar cuidado para que eles não fiquem expostos às intempéries.
  • Muita gente também gosta de acrescentar plantas e outros itens naturais a décor da varanda. Nesses casos, uma das opções mais comuns é o uso de um jardim vertical. Lembre-se, porém, dos cuidados de cada planta, pois há espécies que precisam de mais sombra e outras que necessitam de maior luminosidade.