Cubas: saiba qual usar na decoração do seu banheiro

Escolher as louças que você usará no banheiro não é uma tarefa tão fácil assim. Quando se fala da cuba para pia, esse desafio se torna maior ainda. Isto porque o mercado oferece uma série de opções de formas e acabamentos que vão desde a louça tradicional até materiais como acrílico. Para não errar, na hora de construir ou reformar esses ambientes, é essencial ser criterioso na escolha das pias e cubas e optar por uma peça que tenha a ver com o seu projeto e o espaço físico disponível no ambiente.

Antes de definir qual tipo de cuba ou pia usar no seu banheiro, o primeiro passo é ir em busca de uma peça que tenha a ver com o estilo do ambiente. O desafio é aliar beleza e funcionalidade. Uma decoração mais moderna, aceita bem peças com cores e design diferenciado. Já a linha mais clássica, pede cores tradicionais, como o branco e o bege.

Foto: Pinterest

Outro ponto importante é que o modelo da cuba ou da pia do banheiro esteja ajustado às dimensões do ambiente. As versões embutidas ou pias de coluna caem bem em espaços pequenos, enquanto que as cubas moldadas ou cubas de apoio podem ser usadas nos banheiros mais espaçosos.

 

Principais modelos de cubas

As cubas estão disponíveis no mercado em uma diversidade de modelos. Confira alguns:

  1. Cubas de embutir

Esse modelo é muito utilizado. Nele a cuba fica fixada embaixo da bancada. É um modelo simples e o recorte da bancada deve ser exatamente do tamanho da cuba, para o encaixe ser perfeito. Ela combina com a maioria das decorações e deixa o banheiro visualmente mais espaçoso, sendo ideal para ambientes pequenos. A torneira ideal para esse modelo é a de bancada baixa curta.

  1. Cubas de apoio

– É um dos modelos que tem apresentado a maior diversidade de design. Elas são ideais principalmente para banheiros e lavabos com mais espaço. A instalação dessa cuba é simples e basta um furo para permitir o escoamento da água na bancada.  As torneiras ideais para esse modelo são aquelas de parede ou um modelo bica alta. Vale lembrar que a altura da bancada para esse tipo de cuba deve ser mais baixa do que o comum.  

Cuba de sobrepor branca | Foto: Pinterest
  1. Cubas de sobrepor

– É um modelo ideal para quem não quer ocupar muito espaço abaixo da bancada. São similares as cubas de embutir, mas as cubas de sobrepor se encaixam na bancada pela parte superior e mantêm suas bordas aparentes. A torneira ideal para esta cuba é a de bancada baixa ou de parede. Como a bancada ocupa muito espaço, ela é mais recomendada para banheiros maiores.

  1. Cubas de semi-encaixe

– É um modelo muito usado em bancadas mais estreitas. Apenas a parte traseira da cuba fica fixada, enquanto a parte da frente fica aparente e ressalta a bancada, possibilitando um efeito diferenciado. É recomendado, principalmente, para banheiros menores e a torneira ideal é a de bica baixa.

Foto: Pinterest
  1. Cubas de parede

– Este modelo é preso diretamente na parede, não necessitando assim de uma bancada. Ela é menos resistente porque o peso da cuba fica completamente apoiado na parede. Você pode optar também por não usar gabinetes, deixando os sifões aparentes no visual do banheiro ou lavabo. O tipo de torneira recomendada para esta cuba é de bica baixa, que geralmente é fixada na própria cuba.  

  1. Cubas esculpidas

– São geralmente feitas sob medida ao projeto de interiores do banheiro, usando a pedra da própria bancada. Com isso, elas podem ser usadas tanto para banheiros menores quanto com mais espaço. Elas podem ser esculpidas por diversos materiais, como granito, mármore e nanoglass. É possível esconder o ralo embaixo de uma “rampa”, que facilita o escoamento da água, deixando a bancada com um visual clean. A torneira ideal para esse modelo é a de parede.

Foto: Pinterest

Formatos diversos

As cubas também podem ser encontradas em formatos diferentes. E a escolha do formato também vai impactar no resultado do design de interiores. Conheça os três principais formatos:

Retangular: é um modelo que se destaca mais e deixam o ambiente com um ar mais contemporâneo e singular. Costuma ocupar um espaço maior, sendo ideal para banheiros com mais espaço disponível.

Quadrada: também contribuem para dar um ar mais contemporâneo e singular ao banheiro. Porém, consegue se encaixar em bancadas um pouco menores do que a cuba retangular.

Redonda e oval: as cubas neste formato costumam ser usadas em banheiros menores, pois ocupam pouco espaço nas bancadas. Elas causam uma sensação de leveza e sofisticação no ambiente.

Foto: Pinterest

Ondulada: há no mercado modelos com formatos novos de cubas. Um desses modelos são as cubas onduladas, que podem ser tanto retangular quanto quadrangular, porém mais leves e compactos. São indicadas para banheiros pequenos, com uma decoração que seja ao mesmo tempo inovadora e sutil.

 

Qual material escolher?

Ninguém disse que a escolha de uma cuba para o banheiro seria fácil. Há muitos detalhes a se considerar no momento de escolher a que melhor se encaixa com a decoração do seu banheiro ou lavabo. Além dos modelos e formatos, também é necessário decidir o tipo de material da cuba. Nós listamos abaixo os principais materiais encontrados no mercado:

Cubas podem ser feitas de vários materiais | Foto: Pinterest

Louça ou porcelana: são os modelos mais populares e comuns para as cubas de banheiro. A louça ou porcelana combina com praticamente qualquer tipo de decoração e são atemporal. São indicadas para ambientes comerciais e residenciais que possuem uso contínuo.

Vidro: esses modelos são indicados para ambientes que possuem um uso mais básico, pois é mais frágil e pode riscar com mais facilidade. O uso do modelo de vidro contribui para uma decoração mais limpa.

Acrílico: possibilita um efeito parecido aos modelos de vidro, porém com mais resistência. Também são indicadas para lavabos com uso mais básico.

Madeira: as cubas de madeira são mais resistentes e produzidas com madeira tratadas para evitar danos à peça ao contato com a água. Esse modelo traz calor ao ambiente e transmite um clima mais natural, podendo ser usado em banheiros sociais ou suítes.

Artesanal: são modelos personalizados, com efeitos únicos, e tem como objetivo ser o centro das atenções no projeto de interiores. Costumam ter um preço um pouco mais alto e podem ser produzidas em materiais diversos, como barro, cerâmica, vidro e outros. A indicação deste modelo é para banheiros e lavabos residenciais.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!