Portas de correr: conheça os modelos e saiba qual escolher

As portas de correr têm uma importância significativa na integração de ambientes. Elas são capazes de unir beleza e funcionalidade para ampliação do espaço, devido ao seu sistema de abertura, além de melhorar a circulação.

Bem diferentes das portas tradicionais, as portas de correr podem contar com um puxador ou com uma estrutura mais bem trabalhada. Dessa forma, o cômodo ganha um toque ainda mais especial.

Fonte: Pinterest

Com os apartamentos mais novos sendo cada vez mais compactos, as portas de correr se tornam uma excelente opção. Isso porque elas possuem um espaço útil menor. Como o sistema dessas portas é feito apoiando-se em trilhos para deslizar, elas ocupam pouco espaço e podem dividir os ambientes de forma elegante e moderna.

Conheça mais sobre as portas de correr e suas vantagens nesse artigo que preparamos sobre o assunto.

 

Uma opção cheia de vantagens

A flexibilidade das portas de correr deve ser exaltada como um de seus pontos fortes. Isso permite que elas abram ou fechem espaços, adaptando-se as necessidades de cada ocasião. Por exemplo, em uma festa, as portas abertas vão permitir uma maior área livre para os convidados circularem, principalmente na ligação entre a sala e a varanda.

Fonte: Pinterest

Quando falamos nesse tipo de porta, sempre pensamos em sua função de dividir ambientes. E essa realmente é uma das grandes vantagens das portas de correr. Porém, elas podem ser usadas também em armários variados, em qualquer cômodo da casa. Os móveis planejados com portas de correr ajudam a economizar ainda mais espaço.

A praticidade desse tipo de porta também deve ser considerada. Elas são fáceis de manter, fáceis de abrir e fechar e podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais no mercado (falaremos sobre isso mais a frente). E, claro, é uma opção bem moderna.

 

Pensando nos contras

É preciso tomar cuidado, porém, aos momentos em que as portas de correr podem não ser a melhor opção. Quando falamos em portas de pátio, ela não é a opção mais recomendada se for um local de ventos fortes ou quando há condições climáticas diversas na maior parte do ano. Isso porque as portas de correr não são muito resistentes às mudanças bruscas de temperatura.

Fonte: Pinterest

Após algum tempo, por causa da corrosão e do desgaste de algumas de suas peças, as portas de correr podem apresentar alguma dificuldade para abrir ou fechar. Por isso, é preciso ficar atento à manutenção das peças da porta, até mesmo para evitar algum acidente.

 

Modelos e materiais

Alumínio: geralmente instaladas com vidro, essa é uma excelente opção para os ambientes externos. Como o alumínio é resistente aos desgastes naturais, ele não sofrerá tanto com as intempéries externas.

Madeira e MDF: são os materiais mais usados para esse tipo de porta, principalmente porque se adequam a basicamente todos os ambientes da casa. Porém, não é recomendada para a área externa, uma vez que a umidade pode causar estragos no material.

Vidro: é um material bastante versátil, sendo usado tanto em escritórios, como em banheiros, quartos e varanda. Podem ser encontradas em opções transparentes ou opacas, essa última garantindo a privacidade dos moradores.

 

A porta de correr em cada cômodo

Quarto: o melhor é utilizar modelos que garantam a privacidade, como a porta de madeira de correr ou a porta de alumínio de correr. Se for utilizada no guarda-roupa ou closet, pode optar por uma porta de correr espelhada, por exemplo, para dar mais sensação de amplitude ao cômodo.

Sala: pode ser de qualquer tipo, sendo que as portas de vidro ou de alumínio de correr vão integrar mais os ambientes. Já as portas de madeira ou de aço são melhores na função de isolar. Ou seja, a escolha vai depender do que se pretende para a sala e do estilo da decoração e dos objetivos utilizados.

Fonte: Pinterest

Banheiro: tem muitas opções disponíveis no mercado. Se o banheiro for de suíte, pode usar uma porta de vidro de correr. Porém, se o banheiro ficar nas áreas comuns da casa, o melhor é optar por um modelo de porta de madeira ou escura, para uma maior privacidade.

Cozinha: há uma variedade grande de modelos para escolher a porta de correr para a sua cozinha. Nesse ambiente, o que importa realmente é o efeito que procura com ela. Ou seja, se você quer “isolá-la” ou dar uma impressão de integração.

Áreas externas: nesses locais, a porta de vidro de correr pode ser uma boa opção, pois possui duas funções: divisão e, ao mesmo tempo, integração. A porta de alumínio de correr também é uma possibilidade, pois é resistente às variações de temperatura e ao vento, luz solar e afins.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line