Cantinho de brinquedos: organização e praticidade para a criança

Fazer um cantinho de brinquedos para a criança, além de criar um espaço especial, onde ela vai poder brincar, pintar e se divertir, é uma forma de evitar que os brinquedos fiquem espalhados por toda a casa.

E embora muitos pensem o contrário, a organização dos brinquedos das crianças não necessita de tanto espaço na sua casa. Com paciência e utilizando as técnicas corretas, você vai conseguir deixar os brinquedos sempre organizados e o espaço bem decorado.

Fonte: Pinterest

No artigo de hoje, vamos te ajudar com algumas dicas para que você consiga conciliar essa organização com praticidade, beleza e funcionalidade para as crianças.

 

Primeiras dicas

É importante que as crianças possam ter liberdade na hora de brincar, por isso, os brinquedos devem ficar sempre ao alcance de suas mãos. Além disso, deixando os brinquedos em uma altura acessível, as crianças vão poder te ajudar a guardá-los e deixá-los organizados depois que terminarem de brincar.

Ao escolher o local onde você vai organizar o cantinho de brinquedos é preciso ter em mente dois fatores: uma boa iluminação e ser um local arejado. Porém, a depender da idade da criança, podem ser definidos vários locais para as diferentes atividades.

Fonte: Pinterest

Por exemplo, quando uma criança é bem pequena, o melhor é concentrar tudo num só lugar. Porém, conforme ela vai crescendo, você pode segmentar os brinquedos conforme o uso, como o material de pintura, que faz sujeira, na varanda.

 

Móveis e decoração

A escolha dos móveis e cores deve seguir o estilo escolhido para a decoração da casa. O cantinho do brinquedo tem que ser convidativo para todo mundo. Assim, você pode apostar no uso de tapetes, almofadas, futons, sofás baixos e pufes fofinhos.

O uso de nichos e prateleiras também é bastante recomendável. Essas últimas podem ser usadas também para organizar livros, o que é importante para estimular a leitura da criança.

Fonte: Pinterest

Os nichos, por sua vez, são excelentes para armazenar pelúcias, bonecas ou mesmo as caixas que foram usadas para guardar os brinquedos. Uma vantagem deles é que podem ser encontrados em diferentes tamanhos no mercado, conforme a sua necessidade.

Uma coisa bem bacana é criar um cantinho da leitura junto com o cantinho dos brinquedos. Para estimular a leitura e a criatividade da criança, você pode abusar de elementos interativos, como: lousa, quadros brancos ou magnéticos, rolo de papel, mesa com papéis e lápis.

 

Planejamento

Planejamento e paciência. Essas são duas palavras necessárias quando estamos organizando um cantinho de brinquedos. Assim, será possível encontrar a melhor forma de organização, além de manter a criança feliz.

Fonte: Pinterest

Os principais passos do planejamento envolvem:

  • Definir qual espaço será usado para as brincadeiras e armazenamento dos brinquedos da criança.
  • Facilite a organização apostando em caixas etiquetadas.
  • Busque espaço em nichos e prateleiras para guardar caixas, brinquedos, livros e acessórios.
  • Ensine as próprias crianças a guardar os brinquedos e manter o ambiente organizado.

 

Segurança também é importante

Outro item que deve ser pensado para este espaço é a segurança. Priorize um layout que deixe espaço livre para ser explorado sem esbarrões. Móveis que facilitem o acesso da criança às janelas devem ser evitados.

Em relação aos móveis, dê preferência aos que possuem cantos arredondados, como mesas redondas ou ovais. Móveis de vidro ou que possuem quinas devem ficar de fora da decoração deste espaço.

Fonte: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line