Confira dicas de como adaptar sua casa para a chegada do bebê

Com a chegada de um novo bebê na família, a casa vai precisar de mais espaço para as coisas do novo integrante e para circulação segura dele pela casa. Sem dúvida, nesse momento, uma boa decoração é muito importante. Porém, o conforto e a segurança de seu bebê devem ser prioridade.

É importante ter em mente que algumas das adaptações necessárias só deverão ser percebidas quando o bebê iniciar a fase de andar pela casa. Porém, parte da segurança é tentar prever essas necessidades e se antecipar a ela, para que o bebê esteja protegido quando esse momento chegar.

Fonte: Pinterest

Por isso, programe-se para resolver com antecedência as adaptações da casa que podem ser feitas antes.

 

Funcionalidade é importante

A segurança do bebê deve vir sempre em primeiro lugar, mas você deve se preocupar também com a funcionalidade da decoração. Assim, opte pela compra de um berço mais alto, que não lhe obrigue a se abaixar sempre que precisar ninar ou pegar o seu bebê. Uma cômoda no quarto vai ajudar no momento de trocar a criança, além de facilitar o acesso a muitos objetos necessários.

Fonte: Pinterest

Avalie se é melhor deixar a banheira da criança já no banheiro, para que você não tenha que transitar com ela o tempo inteiro. Porém, tenha bom senso. Se o espaço do seu banheiro for muito pequeno, talvez essa não seja uma solução funcional.

 

Para a segurança do bebê

  • As escadas precisam receber grades de proteção para evitar quedas.
  • Instale redes de proteção ou grades em todas as janelas da casa.
  • Mude a disposição dos móveis para evitar que sofás, poltronas ou cadeiras fiquem sob as janelas.
  • Previna acidentes com eletricidade. Todas as tomadas da casa precisam receber protetores.
  • Cuidado com as quinas dos móveis, o ideal é optar por móveis com acabamento arredondado, ao decorar a casa. Se a substituição da mobília não cabe no seu orçamento, você pode comprar protetores próprios para quina de móveis nas boas casas do ramo.
  • Guarde os produtos de limpeza ou outros materiais potencialmente tóxicos nos armários mais altos e sempre trancados.
  • As cortinas devem ser higienizadas com frequência. Evite os modelos com longos pingentes e cordões.

 

Dê atenção ao projeto luminotécnico

Um bom projeto de iluminação também faz toda a diferença. Uma boa ideia é evitar luzes fortes no quarto da criança. Uma iluminação suave é mais eficiente e consegue manter o ambiente mais aconchegante.

Outra dica é instalar um dispositivo de gradação de luz, um dimmer que é um controlador que permite a iluminação no ambiente. Assim, você pode regular a intensidade da iluminação a depender da tarefa que você está desempenhando no quarto do bebê – limpeza, amamentação, etc.

Fonte: Pinterest

 

Outras dicas

  • Programe com antecedência a pintura das paredes, pelo menos 4 ou 5 meses de antecedência. Escolha tintas atóxicas de boa qualidade para a pintura geral da casa.
  • Identifique focos de infiltração e partes mofadas ou danificadas para providenciar os reparos, antes da chegada do seu bebê.
  • Na decoração do quartinho do bebê, evite excesso de almofadas, tapetes felpudos e bichos de pelúcia que podem reter poeira e causar alergias.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line