Saiba como inserir o criado mudo na decoração
O criado-mudo não é uma peça indispensável na decoração do quarto, porém pode ser um importante aliado na organização, funcionalidade, além de trazer mais charme para esse ambiente.
Ele é também um elemento do quarto que vai ajudar a transmitir conforto e personalidade na decoração. A principal função do criado-mudo é servir de apoio para objetos variados, como livros, óculos, abajur, dentre outros.

As opções de modelos disponíveis no mercado são inúmeras. Você pode escolher aquele que nunca sai de moda, aproveitar para incluir aquela peça de madeira no seu quarto através dele ou mesmo escolher um modelo que combine com a sua cama.
Sinônimo de funcionalidade
O criado-mudo é uma peça que pode ser considerada um sinônimo de funcionalidade dentro do projeto de interiores. Uma de suas funções é ajudar na sensação de conforto e relaxamento que o quarto deve transmitir. Assim, ele pode ser usado para apoiar aquele livro que estamos lendo antes de dormir, a garrafa de água para beber durante a madrugada, o controle da televisão e, até mesmo, o celular.
A funcionalidade desse móvel não para por aí. Ele costuma ser muito usado também para apoiar alguns itens como o abajur, que proporciona um clima mais íntimo em nossa cama, além de ajudar no relaxamento. Ele serve ainda para apoiar elementos decorativos, como porta-retratos, flores e lembranças de viagens.
Além disso, o móvel pode possuir gavetas ou ser apenas um nicho. Nos casos em que possuem gaveta, servem para armazenar alguns itens que são necessários em nosso dia a dia, deixando-os próximos de nossa cama para garantir maior conforto. Um exemplo clássico é o carregador de celular.
Estilo para o seu quarto
Para escolher o modelo de criado-mudo ideal é preciso observar o estilo de decoração do seu quarto. Outro ponto importante a se considerar é o espaço disponível para ele. Assim, quartos dentro de apartamentos ou que sejam pequenos pedem por peças menores, deixando mais espaço para circulação.
Existem diversos modelos de criado-mudo no mercado: desde os mais sofisticados até os mais simples. A versatilidade desse móvel permite que ele seja apenas uma mesa exercendo essa função ou um item mais colorido ou com gavetas. Enfim, existem criados-mudos para todos os gostos e estilos de quarto.
Para um quarto em estilo mais tradicional, a opção ideal pode ser um criado-mudo de madeira, que permite mesclar a cor original da matéria-prima com uma linha moderna. Já as peças em MDF possuem preços mais baratos e são encontrados em uma diversidade de cores e acabamentos.
Se o estilo do quarto reflete mais requinte e sofisticação, a escolha certa pode estar no criado-mudo espelhado. Uma vantagem dessa peça é que ela ajuda numa sensação de ampliação do quarto, sem tirar a autonomia de nenhum outro elemento do ambiente.
O criado-mudo de vidro auxilia a realçar cores, texturas e acabamentos dentro do projeto de interiores do quarto. Ele também serve de auxílio na decoração sem, contudo, competir com outros objetos ou sobrecarregar o ambiente.
Vamos falar de tamanho
Quando for escolher o criado-mudo para o seu quarto, uma dica importante é observar a altura da cama, pois o tampo do criado-mudo deve ficar rente com a superfície do colchão ou até 10 cm acima ou abaixo dela. Isso ajuda a manter a funcionalidade do criado-mudo, facilitando no momento de acessar itens que estão armazenados em cima dele.

O criado-mudo pequeno é uma opção perfeita para o quarto de casal. Isso porque nesses ambientes a cama já ocupa bastante espaço e é preciso saber otimizar melhor o espaço dentro do cômodo.
A mesma dica serve para quartos pequenos. Uma boa opção é escolher modelos que sejam embutidos na cabeceira, prateleiras pequenas, nichos ou mesmo modelos com medidas reduzidas.
E a decoração?
Como é um item bastante pessoal, a decoração do seu criado-mudo vai depender do seu estilo, dos seus gostos e dos itens que você precisa que estejam às suas mãos com facilidade. Assim, ele pode ser decorado com livros, abajur, arranjo de flores, velas decorativas, porta-retratos… as opções são inúmeras.
Se dentro de um quarto de casal houver mais de um criado-mudo, as duas peças não precisam necessariamente ser do mesmo modelo. Os dois podem ser de modelos diferentes sem comprometer o resultado do projeto de interiores, desde que eles conversem entre si.
Porém, algumas dicas são importantes no momento de decorar o seu criado-mudo, para transmitir a sensação de organização que a peça deve transparecer. A primeira dica é não encher o item com muitas coisas. É importante deixar um espaço para àquelas coisas rotineiras que podem precisar de um cantinho nele, como um copo de água ou o despertador.
Além disso, pense sempre na utilidade do item. Assim, deixar coisas de cuidado próprio no criado-mudo também é uma excelente opção, como um creme para as mãos ou um líquido para limpar os óculos, por exemplo. Colírio, remédios e perfumes também são boas pedidas. Caso deseje, você pode ainda investir em uma bandeja com esses itens de cuidado próprio e criar um visual moderno e organizado para a peça.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line.