Cabeceiras prontas: conheça as vantagens e saiba como escolher
A cabeceira da cama não serve apenas para embelezar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante. Ela tem como funcionalidade também proteger a parede de sujeiras, arranhões e abrigar a cama do frio. No mercado, você encontra a peça em diferentes modelos e formatos e uma das opções disponíveis são as cabeceiras prontas.
Uma cabeceira nova e bem diferente pode renovar sua cama, dando uma cara nova para seu quarto. Moderno, vintage, urbano ou industrial – a escolha da sua cabeceira deve estar em conformidade com o estilo de decoração que for escolhido para o projeto de interiores do cômodo.
Outra decisão que deve ser feita antes da escolha do modelo ideal para o seu projeto é se a peça será apenas para fins estéticos ou se ela terá alguma funcionalidade. Pensar em todos esses detalhes pode parecer complicado, mas o Casa Para Viver separou algumas informações que podem lhe ajuda no momento dessa escolha.
Pronta x Sob medida
Antes de sair às compras, você precisa definir se vai apostar em uma cabeceira pronta ou em modelos feitos sob medida. Este último tem a conveniência de ser personalizado para as suas necessidades no ambiente, contribuindo como recurso espacial para o cômodo.
Porém, como qualquer móvel ou peça feita sob medida, esse tipo de cabeceira pode ser uma dor de cabeça no momento da mudança, muitas vezes necessitando de uma reforma para se adequar ao novo lar.
Em contrapartida, as cabeceiras prontas são mais versáteis para se adaptar a novos ares. Elas se adaptam também em quartos onde a cama é mais solta e não há delimitação de espaço. Uma vantagem muito importante para as cabeceiras prontas é que elas são peças que podem ser adquiridas de maneira fácil e o mercado está repleto de opções.
Escolha
No momento da escolha da peça que você vai usar no seu quarto, é necessário considerar alguns fatores, como por exemplo:
- Se ela funcionará apenas como elemento decorativo;
- Se a cabeceira servirá para recostar e ver televisão;
- Se ela combina com o resto da decoração do quarto;
- Se a peça tem estampa ou é lisa. Nesse caso, a escolha deve ser feita a depender da parede do fundo;
- O tipo e o tamanho da cama.
Você precisa ainda tomar cuidado com algumas características, como o comprimento da peça e a altura do pé direito. Por exemplo, em um quarto estreito, a cabeceira precisa ser baixa, estando aproximadamente a 30cm acima da cama, e possuir o mesmo tom que o da parede de fundo, fazendo com que o ambiente fique aparentemente maior.
Já o quarto médio combina com uma cabeceira que ocupa o espaço em volta da cama, pois não há uma necessidade de corrigir ou disfarçar as imperfeições de largura e altura.
Outras informações
Se você preferir uma alternativa à cabeceira tradicional, uma boa opção é utilizar, por exemplo, papéis de parede, detalhes em gesso ou, até mesmo, adesivos para a demarcação do espaço. Essas alternativas, muitas vezes, podem ser mais econômicas do que as cabeceiras tradicionais.
Já no caso das camas box, as peças são úteis para a fixação da cama em uma determinada posição, ajudando também a delimitar os espaços.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Quer inserir algumas de nossas dicas de decoração em sua casa por um preço que caiba no seu bolso, então contrate um de nossos planos no Decore On-line.