Bancadas em porcelanato são queridinhas no projeto de interiores
As bancadas em porcelanato estão cada vez mais sento utilizadas nos projetos de interiores. Na verdade, a utilização de revestimentos cerâmicos em bancadas ganhou força aparecendo recentemente em diferentes mostras de arquitetura.
Os motivos desse aumento de popularidade são muitos, dentre eles o seu bom custo-benefício para banheiros e cozinhas. Elas também se encaixam bem sendo usadas em áreas de serviço, devido a sua absorção de água ser próxima de zero. Outros motivos que ajudaram nessa alta demanda são a qualidade técnica, a beleza e a alta resistência que este material apresenta.
A utilização do porcelanato em bancadas veio das versáteis cozinhas dos Estados Unidos, porém a criatividade brasileira trouxe ainda mais personalidade para este elemento. Além da beleza, as bancadas em porcelanato proporcionam uma grande variedade quando buscamos por estilo, cansado com decorações sofisticadas ou rústicas, vintages ou minimalistas.
Vantagens e usos
O porcelanato é mais impermeável do que as pedras naturais, que são mais porosas, por isso mesmo sem impermeabilizantes ele não costuma manchar. Assim, esse revestimento é bastante indicado para bancadas de cozinhas e de áreas gourmets devido a sua baixa porosidade, reduzindo o surgimento de manchas, acúmulo de sujeira, proliferação de mofo e bactérias.
Além disso, este material tem alta resistência mecânica a variações de temperatura, não sendo danificado com a colocação de panelas quentes ou com objetos pontiagudos. Quando usado em banheiros e áreas de serviço, conseguem deixar os espaços funcionais e bonitos, principalmente por absorver bem água.
Existe uma variedade grande de acabamentos para bancadas em porcelanato, com cores lisas ou estampas e texturas que imitam madeira ou concreto, por exemplo. As cubas, como nas bancadas de pedra, podem ser esculpidas no mesmo material, deixando o visual ainda mais interessante.
Mesmo apresentando pequena espessura, o porcelanato é fixado com reforço nas bordas, sem grandes vãos livres, por isso não é comum trincar. Outra vantagem da utilização de revestimentos em bancadas é que estes contam com grandes dimensões, podendo chegar a medir 2,40 x 1,20m. Desta forma proporcionam uma melhor aplicação nas bancadas por não necessitarem de recortes e junções de outras peças para compor uma única superfície.
Em relação ao custo, a bancada de porcelanato não é a mais barata. Isto se deve ao fato de que sua execução é mais trabalhosa, principalmente nos cortes das quinas a 45 graus. Como as peças são finas e com pouca espessura, esse chanfro não é fácil de ser feito. Por isso alguns tipos de granito são mais baratos do que as bancadas de porcelanato, principalmente os granitos mais simples.
Resistente
As bancadas em porcelanato são muito resistentes, mesmo o seu material tendo uma pequena espessura. Porém, isso é compensado com o fato de serem fixadas com reforço nas bordas, sem grandes vão livres. Geralmente, casos de bancadas de porcelanato que trincaram estão mais associados a um material de má qualidade, problemas estruturais da casa ou execuções mal feitas da própria bancada. O comum é que ela não sofra rachaduras, exceto se passar por alguma batida muito forte.
Uso em ambientes
Cozinha: A bancada de porcelanato é muito indicada para este cômodo, pois, como dissemos antes, ela é porosa e tem baixa capacidade de absorção, evitando manchas. Para este ambiente, a altura pode variar entre 85 cm e 93 cm, sendo acompanhadas por banquetas com altura regulável. É necessário prever os 15 cm de área livres para as pernas também.
Banheiro: Nesse ambiente, ela é capaz de valorizar o espaço e causar uma sensação de ampliação. No caso dos banheiros pequenos, uma dica é estender a bancada por cima do vaso sanitário, como uma faixa fina. Assim, você terá um espaço para colocar os seus itens de banheiro, sem gastar muito espaço do ambiente.
Área de serviço: Para este cômodo, o uso da bancada de porcelanato é bastante funcional. Você pode usá-la como apoio no momento de separar roupas e até mesmo como substituta da tábua de passar.