Uso do forro de gesso na decoração pode ser estratégico
O forro de gesso é uma estratégia usada na decoração, tanto para diminuir o pé direito dos ambientes, quanto para aumentar a quantidade de pontos de iluminação, esconder imperfeições e estruturas aparentes ou passar eletrodutos, fios e instalações hidráulicas necessárias.
Além disso, os forros de gesso deixam os ambientes mais bonitos e conferem um visual mais elegante para a casa. Na decoração, o gesso permite ousar na criatividade, criar diferentes níveis na parede, separar ambientes e criar figuras geométricas, deixando assim a casa mais moderna.

O uso do forro de gesso em construções e reformas tem se tornado cada vez mais frequente. Porém, a escolha por esse tipo de forro não deve ser feita sem uma pesquisa e consulta a um profissional qualificado. Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos algumas informações sobre o forro de gesso.
Muitas vantagens
Uma das principais vantagens de usar o gesso em um ambiente é a possibilidade de embutir a iluminação, permitindo que você opte por uma iluminação projetada em praticamente qualquer lugar, sem a necessidade de quebrar a parede.
O material também é bastante versátil, proporcionando uma simetria e linearidade ao espaço onde for inserido. Outra vantagem é a sua praticidade de instalação, cuja montagem é rápida e prática.
A espessura do forro de gesso também é um ponto positivo. A cada 100m² do material é possível conseguir 5m² de área útil, uma vez que ele possui uma menor espessura. A manutenção do material também é bastante simples e, se assim for necessário, é possível recortar uma parte dele para manutenção e emendá-lo depois ao restante.
Fique atento às desvantagens!
Nem tudo são flores no uso do forro de gesso e por isso mesmo é importante entender do assunto e consultar um profissional capacitado antes de optar por esse material. Uma de suas desvantagens, por exemplo, é o fato de ele ser permeável. O que isso significa? O contato com a água pode danificar a placa. Assim, o uso desse material está limitado às áreas internas do imóvel.

Além disso, o forro de gesso é um material frágil e, assim sendo, é preciso estar atento ao limite máximo de carga/peso por metro quadrado que ele consegue suportar. A depender do uso que for ser feito desse material, pode ser necessário, então, usar um reforço em áreas específicas.
Gesso tradicional ou drywall?
Os tipos de gesso usados em projetos de decoração são o forro de gesso tradicional e o drywall. Os dois têm origem do mesmo material, porém são instalados de forma bem diferente.

O forro de gesso mineral comum é fornecido em placas de 60cm x 60cm, que são presas uma nas outras e no teto com arames. Já o drywall, é uma estrutura feita com perfis (guias) metálicos e parafusados, que são fixados no teto e recebem um fechamento com placas, que são emassadas posteriormente.
O forro em placas é o mais conhecido, mas sua instalação demanda mais tempo e faz mais sujeira que o drywall. Suas vantagens são o custo, que costuma ser até 50% mais barato que o drywall, e o acabamento, pois as placas oferecem um visual mais bonito e lisinho, realçando ainda mais o projeto de interiores.
Porém, o gesso mineral comum também oferece desvantagens. Uma delas é que eles tendem a trincar e rachar por conta da dilatação inerente ao material, não sendo indicado para residências que sofrem com mudanças constantes de temperatura ou oscilações na estrutura. Também esse tipo de forro pode apresentar manchas de mofo ou marcas amareladas com o tempo.

Apesar de ser mais caro, o forro de drywall é a opção que oferece melhor custo-benefício. Isso porque a sua instalação é rápida, não gera tanta sujeira e não sofre com os efeitos da dilatação, podendo ser instalado em qualquer tipo de ambiente. Outra vantagem do drywall é que ele confere um controle melhor de temperatura e um bom isolamento acústico. As instalações elétricas e hidráulicas se adaptam melhor nesse tipo de forro.
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do forro de gesso e dos seus tipos mais comuns, boa sorte na obra ou reforma de sua residência! Até o próximo artigo.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!