Saiba como incorporar o aquário na decoração de sua casa
Não é só pela beleza que o aquário está se tornando uma nova tendência na decoração da casa. Ele traz também charme, satisfação e tranquilidade para o ambiente, reduzindo o cansaço e estresse do dia a dia.
Um aquário pode se incorporar perfeitamente na decoração da sua casa, criando um espaço ainda mais bonito e cheio de vida. Até pouco tempo atrás, o aquário era considerado um item sem muita importância na decoração dos ambientes. Porém, atualmente ele ganhou importância como elemento decorativo, tendo várias opções disponíveis no mercado.

Outro fator que explica o sucesso do aquário é a facilidade de cuidar de um peixe, pois não é necessário tanta dedicação e cuidados, como no caso de outros animais de estimação, como um cão ou gato. Para estes dois últimos animais, por exemplo, é necessário todo um cuidado com a escolha dos tecidos, revestimentos e plantas que serão inseridos no projeto de interiores.
Atenção no momento da escolha
Um fator que deve ser considerado no momento de escolher o aquário para a sua casa é o tamanho dele, que deve ser mensurado em acordo com o conteúdo que será abrigado nele e com o espaço disponível no cômodo onde ele será colocado. O tamanho recomendado é que ele tenha uma média de 50 centímetros de altura, comportando em torno de 80 a 100 litros de água.

O formato dele também deve ser escolhido com atenção, considerando sempre a espécie de peixe que ficará nele. O suporte mais comum é o que possui formato retangular, uma vez que não apresenta uma grande distorção do que se observa.
Os aquários podem ser de água doce ou salgada, o que define o tipo de decoração a ser utilizada, como as plantas e principalmente os peixes a serem adquiridos. Esse é um dos itens mais importantes de serem observados. É necessário também considerar a quantidade de itens a serem colocados na decoração do aquário, assim como a iluminação, que valoriza ainda mais a beleza do aquário.
Tipos de aquário
Aquários embutidos: Esse tipo de aquário é conhecido pela sua versatilidade, pois podemos aproveitá-lo de diversas formas: nos móveis, nos painéis e até nas paredes.

Aquários dividindo ambientes: Você pode utilizar os aquários também para dividir os ambientes. Essa opção não prejudicará a organização e o conforto da sua residência, uma vez que é possível solicitar um aquário sob medida. Aqui, é possível dividir a sala de estar e a sala de jantar, por exemplo.
Aquários como mesinhas de centro e de canto: O aquário pode ser utilizado também como mesinha de centro ou de canto. Eles geralmente são feitos sob medida para não atrapalhar a circulação do ambiente.

Na décor
Os aquários não necessariamente precisam compor um ambiente interno da casa. Eles também podem ser inseridos em ambientes externos, com tamanhos e estilos variados. Você pode pedir que o seu projeto seja feito com uma parceria entre um arquiteto e uma empresa de aquarismo.
Um dos locais onde os aquários são mais usados é em salas de estar e quartos. Eles também podem ser inseridos em espaços embaixo de escadas. Esse é uma boa opção de inovação na décor, introduzindo um aquário decorado para este local e preenchendo o ambiente com beleza e mais vida.

Mesmo quem não tem muito espaço pode ter um aquário em casa. Uma boa opção, nestes casos, é fixar um aquário pequeno na parede e colocar um único peixe, como o Betta, por exemplo. Esse peixe é muito usado nessas circunstâncias, pois precisa ficar sozinho e não requer um aquário tão grande e nem bombas ou motores para respirar.
Outra opção bastante charmosa é inserir esse item entre a cozinha e a sala de jantar, permitindo que ele seja visto dos dois ambientes. Desse modo, um único objeto é capaz de compor a decoração de dois espaços diferentes. Ele também pode separar dois ambientes, como a sala de estar e a sala de jantar, sem a necessidade de uma parede inteira, completamente fechada.

Cuidados com o aquário
- A troca da água deve ocorrer com uma periodicidade semanal. Para fazê-la, utilize um sifão, sem retirar 100% da água. É importante lembrar que a limpeza deve ser feita de modo parcial.
- É necessário lembrar-se de fazer uma verificação diária da temperatura, oxigenação e aparência dos peixes.
- Os peixes devem ser alimentados 3 vezes ao dia. No período da noite, o recomendável é que a luz do aquário seja apagada.
- A verificação do pH da água deve ocorrer com uma frequência semanal. O melhor pH da água para um aquário comunitário (ou seja, que abriga diversas espécies de peixes) é o neutro.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!