Luminárias de embutir adicionam estilo à decoração
As luminárias de embutir são elementos discretos e bonitos, que possibilitam o foco de luz para lugares onde se deseja chamar mais a atenção ou também podem ser usados para a iluminação geral do ambiente.
Esse elemento decorativo traz um toque de charme e sofisticação para a decoração dos ambientes. Elas podem ser embutidas em paredes, forro de gesso, laje, lambris de madeira, entre outros materiais. Além disso, elas deixam o ambiente com um acabamento muito mais moderno e simples, uma vez que podem ser inseridas no forro do teto, não ocupando espaço e nem deixando elementos expostos.

E para te ajudar a incluir esse item no seu projeto de interiores, o blog Casa Para Viver preparou um artigo com algumas dicas e sugestões para você.
Modelos de luminárias
Existem alguns tipos de luminárias de embutir no mercado, porém, as mais utilizadas são as simples, quadradas ou retangulares e com aleta. Algumas luminárias de embutir podem possuir um sistema que permite direcionar o foco da luz para uma determinada direção, sendo conhecidas como luminárias orientáveis.
Conheça abaixo alguns dos modelos de luminárias de embutir disponíveis no mercado.

Bastão para parede: esse modelo tem um design similar a um bastão e é uma excelente opção para ambientes que precisam de claridade no chão ou ao lado de alguma peça da décor. Algumas sugestões são: iluminar estantes, prateleiras ou racks nas laterais.
Quadrada e fixa: são uma excelente escolha para locais que necessitam de mais atenção. São opções muito funcionais para escritórios, banheiros e áreas de serviço. Se tiver com luz branca, reforça a concentração e a sensação de cuidado.
Redonda e direcionável: elas são muito boas para destacar objetos decorativos. As estruturas direcionáveis permitem que o foco de luz seja levado para diferentes lados, proporcionando uma iluminação em pontos diferentes. São ótimas sugestões para salas de estar, quartos e corredores.
Spot duplo: esse modelo possui dois spots, levando luz em duas direções da décor. Pode ser usada em locais como salas de TV, salas de estar e em cima de bancadas para banheiro.
Em todos os cômodos
As luminárias de embutir podem ser inseridas em qualquer cômodo da casa. Ao ser adicionada a um ambiente, ela potencializa o efeito estético do ponto em que está iluminando ou chama a atenção para determinado aspecto do lugar.

A escolha do modelo da luminária de embutir deve ser feita levando em consideração a decoração do ambiente onde ela será inserida e a quantidade de iluminação que você deseja para o local. E quanto mais espaço o ambiente tiver, maior deverá ser a sua luminária. Já locais menores casam melhor com luminárias menores e mais simples, evitando uma sobrecarga ao cômodo.
Apesar disso, alguns cômodos casam melhor com este tipo de iluminação do que outros. Nos quartos, por exemplo, as luminárias de embutir são mais utilizadas próximas à cabeceira da cama ou próxima do criado mudo, principalmente para leitura. Já nas cozinhas, este tipo de luminária é mais utilizada acima da pia ou do balcão onde são preparados os alimentos, deixando o local mais claro e facilitando o trabalho.

Dicas
- Atualmente as luminárias de embutir com lâmpadas de LED são uma das mais procuradas no mercado, devido a sua eficiência e outros benefícios, como a redução do consumo de energia elétrica e uma maior vida útil.
- A sala de estar é outro ambiente onde o uso de luminárias embutidas é bastante propício. Nesses ambientes elas podem ser utilizadas como iluminação principal ou como luzes direcionadas a determinados pontos da decoração. Assim, podemos destacar alguns objetos como uma escultura, quadros e outros detalhes importantes da decoração.
- O modelo mais escolhido para iluminar cozinhas é o retangular, pois é mais cumprido e ilumina melhor o local.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!