Sucesso na década de 1970, samambaias estão de volta aos projetos de interiores
Bastante utilizada na decoração na década de 1970, as samambaias voltaram com toda força nas casas e apartamentos de todos os estilos, desde os mais clássicos até os mais modernos. Este retorno se deve a alguns fatores, como a vontade de trazer a natureza para perto, a satisfação que o verde pode trazer, a volumetria proporcionada pela espécie, além do custo-benefício.
Como a decoração é feita de tendências que vão e voltam com o tempo, é comum as tendências atuais se inspirarem em outras do passado, como ocorreu com a samambaia. Durante muitos anos a samambaia ficou esquecida e chegou até a ser considerada cafona, mas graças a essas tendências na decoração, voltou a decorar ambientes.
Um dos motivos que justificam esse retorno das samambaias à decor é devido à frondosa aparência de suas folhas, que consegue resultados variados e interessantes na decoração. Além de embelezar os ambientes, a decoração com plantas nos proporcionam a purificação do ar, melhorando a qualidade de vida.
Como cultivar a samambaia
Existem muitas espécies de samambaias que podem ser encontradas nas casas de jardinagem. Atualmente as samambaias mais utilizadas na decoração são a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, a de metro e a americana. Sendo essa última a preferida por seu fácil cultivo.
As diferenças entre os seus tipos vão desde aquelas que são mais abertas e com pouca vegetação até os tipos mais fechados e densos. A samambaia não é uma planta muito exigente com cuidados e é bem prática em sua manutenção, porém precisa de atenção e carinho como qualquer outra planta.
O mais indicado é que ela seja colocada em um canto da casa com sombras, mas com incidência indireta da luz do Sol. Caso ela seja exposta a uma luz direta do Sol, suas folhas podem acabar ficando queimadas. Além disso, a terra onde ela será depositada deve estar sempre úmida, pois essa planta gosta bastante da umidade. Uma forma de garantir que a terra seja mantida úmida sempre é regando-a dia sim e outro não.
Nos dias mais quentes recomenda-se borrifar água nas folhas também, dessa forma conseguirá manter essa umidade que ela tanto gosta. É recomendável adubar sua samambaia uma vez por mês. E por fim, sempre tire as folhas que estiverem mortas e secas para manter sua samambaia bonita e saudável.
Em jardins verticais
As samambaias são também indicadas para compor jardins verticais, devido ao seu volume e frondosidade, principalmente em ambientes internos. Caso for incluir apenas ela é necessário manter os cuidados que já citamos anteriormente. Você pode pendurá-la em vasos diretamente na parede ou ainda em floreiras e treliças.
Caso deseja apostar numa composição de samambaias com outras espécies de plantas, é preciso prestar atenção no momento do grafismo para definir quais as espécies que serão usadas no jardim vertical e em quais lugares da parede cada espécie vai ficar. No momento do grafismo, é importante lembrar de colocar as plantas que gostam mais de água em cima.
Samambaias na decoração
O jeito mais comum e tradicional de incluir a samambaia na decoração é o que costumávamos ver nas casas de nossas avós, penduradas no teto ou presas em suportes de parede. Porém, existem muitas ideias de como inseri-la na décor. Por exemplo, as samambaias utilizadas em locais específicos geram resultados bem interessantes, como numa prateleira ou um móvel alto da sala ou no hall de entrada. Uma das mais indicadas para esses lugares é a samambaia de metro.
As samambaias também podem decorar seu banheiro. Por ser uma planta que gosta de umidade, a samambaia é uma espécie perfeita para esse espaço. Ela pode ser colocada na bancada da pia, presa na parede ou em cima dos móveis.
Elas ficam muito lindas também quando colocadas em vasos compridos. Isso porque suas folhas vão ficar mais altas e cair em direção ao chão, gerando uma bela imagem de ornamentação. Outra sugestão é fazer uma parede de samambaias, pendurando vários vasos com a planta em alturas diferentes.
Se a planta estiver ornamentando um ambiente mais moderno, a dica é fazer uma composição com samambaias da mesma espécie. Se o estilo for mais descontraído, vale muito fazer uma mistura de espécies de samambaia na ornamentação da sua décor.
Usar os vasos de samambaia sobre aparadores de mesa também é uma maneira bastante criativa de utilizar essa planta em sua décor. Inclusive, a depender da altura, ela poderá criar um efeito que se assemelhe ao criado em prateleiras suspensas.