Cadeiras são peças essenciais para compor a decoração do ambiente
Há algum tempo as cadeiras deixaram de ser apenas acessórios complementares à mesa. Elas passaram a ser essenciais para compor a decoração e dar vida ao ambiente. Uma única cadeira, por exemplo, é capaz de decorar, inovar e mudar o clima do cômodo ao qual ela será inserida. A escolha do modelo da cadeira pode também reforçar o estilo da casa e expor a personalidade daquele espaço.
A cadeira não precisa, necessariamente, ter o mesmo estilo que os outros móveis. Muitas vezes é possível harmonizar o mobiliário mesclando peças de estilos diferentes, como o clássico e o contemporâneo, por exemplo. Ela também precisa harmonizar com a sua personalidade.
Um detalhe que precisa ser levado em consideração no momento da escolha é a duração da permanência, quanto mais longa ela for mais confortável a cadeira deve ser. É preciso também avaliar o uso que se vai dar à cadeira, o seja, se ela será usada para trabalho, para mesa de jantar ou para descanso.
Altura do assento
Você já se perguntou qual a altura ideal do assento da cadeira? O mais comum é que o assento fique a 46 centímetros do chão. Uma cadeira com uma altura do assento maior, consequentemente proporcionará mais facilidade no momento de se levantar. Porém, no momento de escolher a sua cadeira, não é apenas a altura do assento que deve ser levada em consideração. É preciso também tomar cuidado com a relação da cadeira com a altura da mesa. Isso é importante para evitar comprar uma peça muito baixa para uma mesa muito alta ou vice-versa.
Variedade de modelos
Há indícios de que as cadeiras apareceram no Egito Antigo. Nessa época, elas eram símbolos de nobreza. Isso mudou muito com o passar do tempo e hoje elas são peças importantes na ambientação de interiores. Com o passar do tempo, as cadeiras foram diversificando seus modelos e formas e hoje já pode ser encontrada em materiais como ferro, plástico, madeira e até recicláveis.
As opções de cadeiras disponíveis no mercado são variadas e os estilos variam entre o contemporâneo e o clássico. As cadeiras modernas podem mudar a decoração da sua mesa de jantar, na sala de estar, do quarto, na cozinha sempre aliando a elegância e o conforto. Existem também cadeiras do tipo descontraídas, outras mais tradicionais, umas mais coloridas e as outras mais conceituais, neutras ou clássicas.
As cadeiras neutras ou mesmo as com cores vibrantes, podem se encaixar bem em qualquer canto da casa. O importante é buscar sempre a harmonia e que elas transmitam o seu estilo, assim como os outros móveis.
Cadeiras para cada ambiente
Sala de jantar: as cadeiras para esse ambiente costumam ser as mais utilizadas da casa, principalmente no momento das refeições. O ideal é que esses assentos cumpram certas características, como: estabilidade, conforto e cuidados com a manutenção e limpeza.
Escritório: nesse ambiente, as cadeiras devem ser confortáveis, pois são utilizadas com frequência. Também precisam ser ergonômicas, tomando cuidado com o assento, encosto e altura dos apoios de braço. A altura do encosto indicado é aquela que fique ao nível do ombro. Os braços podem ser ajustados de modo a formar um ângulo de 90 graus. Já o tamanho do assento ideal é aquele que permite que os pés toquem o chão e as pernas fiquem em ângulo reto.
Quarto: no quarto, ela pode ser usada substituindo o criado-mudo, sendo colocado ao lado da cama, ou ficando a um canto do quarto, sendo usada quando necessário. As cadeiras de madeira harmonizam com diferentes estilos de decoração e podem ser a alternativa ideal para este ambiente.
Área externa: no jardim, os materiais mais usados na fabricação de cadeiras são madeira, plástico e metal. Se usadas na décor com almofadas, elas reforçam a sensação de conforto, tornando-se um item complementar importante na composição do ambiente.
Mistura de cadeiras de modelos diferentes
A atual forma de decorar um ambiente está cada vez mais livre de regras, desde que mantenham uma harmonia em sua composição. Uma opção para quem vai decorar um ambiente com cadeiras é harmonizar modelos diferentes ao redor da mesa. Essa mistura pode ser feita de três formas:
Mesmo modelo, cores diferentes: é a composição ideal para quem tem medo de ousar ou se considera mais tradicional. Inclusive, você não precisa diferenciar demais as tonalidades. Você pode optar por uma cartela de cores ou brincar com cores complementares, como o preto e o branco.
Mesma cor, modelos diferentes: essa combinação ajuda a criar uma impressão de movimento ao redor da mesa. Uma recomendação é usar também peças com design inovador, além das cadeiras tradicionais.
Cores e modelos diferentes: essa é uma opção para quem não tem medo de arriscar. Se a composição for ser usada em uma mesa retangular, uma dica é optar por modelos iguais no comprimento da mesa e modelos distintos na cabeceira. Em uma sala de jantar mais tradicional, você pode recorrer à alternância de tons, principalmente se forem mais neutros ou frios, abusando menos também na mistura de modelos e material. Em ambientes mais despojados e irreverentes você pode apostar em assentos mais coloridos.