Versátil, prateleira é peça coringa na decoração

As prateleiras são peças essenciais em qualquer projeto de decoração. Fáceis de instalar, elas ficam bem em qualquer cômodo, além de auxiliarem na organização e na produção do ambiente como um todo. Prática, a prateleira é um dos itens mais versáteis da decoração, podendo ser usada em diversos ambientes, seja em conjunto ou isolada.

Há algum tempo, a decoração de interiores vem buscando o melhor aproveitamento do espaço interno, principalmente em casas e apartamentos pequenos, onde cada centímetro precisa ser bem aproveitado. Assim, as prateleiras passaram a ser queridinhas, sobretudo em casos de imóveis com pouco espaço. Sua versatilidade permite que sejam usadas em diferentes cômodos da casa, como na sala de estar, quartos, cozinha, banheiros, varandas, entre outros.

Foto: Pinterest

Com as prateleiras, é possível otimizar o espaço e ainda organizar o ambiente. Além disso, você pode utilizá-la a favor da decoração do cômodo, uma vez que os objetos decorativos combinam bastante com esse item.

 

Tipos de prateleiras

Um dos motivos pelo qual as prateleiras são elementos bastante versáteis na decoração é a sua variedade de tipos e modelos, tornando essa peça do mobiliário diversificada e multifuncional. Suspensas, sobre o chão, ou colocadas como uma estante… são muitos os tipos de prateleiras disponíveis no mercado. Conheça alguns desses tipos:

Prateleiras suspensas: esse modelo permite que o espaço abaixo possa ser usado livremente, enquanto que tem função decorativa, decorando as paredes desnudas de quartos e salas.

Foto: Pinterest

Prateleiras com divisórias: esse item é versátil, estando disponível em uma variedade de tamanhos e alturas. Isso garante que o modelo escolhido vá se adaptar bem as necessidades do seu lar. Caso opte por peças que vão até o teto, evite modelos escuros, robustos ou muito pesados.

Prateleiras de suporte fixo: ela é fixada na parede com o auxilio de uma mão francesa. De maneira geral, é este modelo o que suporta mais peso, mas isso vai depender do material usado na prateleira, de sua dimensão e também do número de mão francesa usado como apoio. Para os modelos mais curtos, a dica é fixar primeiro a mão francesa na prateleira e só depois na parede.  

Prateleira de suporte ajustável: essa prateleira é fixada na parede com um trilho vertical com parafusos. Sua base possui vários pontos onde os ganchos de suporte podem ser fixados com apenas um encaixe. Esse modelo aguenta um bom peso, sendo a maneira mais simples e rápida de se ter várias prateleiras. É bastante usada em cozinhas e home offices.

Prateleiras flutuantes: o suporte desse modelo fica escondido, causando a impressão de que a prateleira está “flutuando” na parede. O peso que este modelo suporta depende do material usado e do tipo de suporte. A instalação também não é complicada. Fixa-se alguns pinos ou uma peça base na parede e, em seguida, a prateleira é encaixada de maneira a esconder o suporte.

 

Opções de materiais

Existem prateleiras disponíveis em uma variedade de materiais diferentes, mas ela precisa atender as funcionalidades do modelo escolhido e do local onde será colocada. Por exemplo, as prateleiras de madeiras devem ser pintadas com uma tinta especial quando forem usadas em banheiros. Já na sala de estar, não é preciso esse cuidado rigoroso, pois não há riscos de contato com água. Conheça alguns dos materiais:

Foto: Pinterest

Madeira: é um material clássico, mas continua sendo uma opção versátil pra combinar com a decoração. Também possui alta resistência, tendo capacidade de suportar itens mais pesados. Pode ser encontrada em uma variedade de estilos, a depender da árvore de onde ela veio. Os modelos de madeira escura combinam muito com ambientes mais elegantes, enquanto que os modelos mais claros oferecem um ar de naturalidade ao cômodo.

MDF: as placas de MDF são boas substitutas para as prateleiras de madeira nobre. Em alguns casos, elas podem lembrar o acabamento da madeira tradicional, o que é uma vantagem. Outra característica positiva é que essas prateleiras costumam ser mais baratas e mais fáceis de serem encontradas. Você pode optar por uma instalação embutida ou com mão francesa.

Foto: Pinterest

Vidro: é um material coringa e que combina com qualquer inspiração. A transparência do material é uma vantagem, principalmente em espaços pequenos, causando a sensação de que ele ocupa menos espaço. Prateleiras desse modelo são muito usadas em banheiros.

Aço Inox: é um modelo mais moderno e excelente para introduzir itens metálicos na décor. Elas são bem simples de limpar e muito usadas na cozinha.

Plástico: esse material é mais leve do que os demais, então ele exige certo cuidado com o peso dos itens apoiados no suporte. Pode ser encontrado em uma variedade de cores, combinando com muitos tons diferentes de decoração. São bem usadas em quartos e home offices. Para a limpeza, um pano úmido consegue resolver o problema.

Foto: Pinterest

 

Dicas

  • Nas prateleiras, é possível apoiar uma variedade de objetos, como: obras de arte, esculturas, caixas, quadros, porta-retratos, livros, etc. Porém, é preciso cuidado no momento de equilibrar os objetos com os diferentes modelos de prateleiras.
  • São itens versáteis, que podem ser usados na sala, cozinha, banheiro, quartos, varanda e home office.
  • Na sala de estar, as prateleiras podem ser instaladas acima do sofá, no cantinho da parede ou bem próximas do teto. O local vai depender do seu gosto e de suas necessidades. Atualmente são utilizadas substituindo as tradicionais estantes pesadas, que ocupavam muito espaço e já não tem lugar nas salas dos apartamentos atuais, devido ao seu tamanho reduzido.
  • Você pode combinar vários modelos e designs de prateleiras. Uma combinação entre prateleiras abertas e prateleiras suspensas são bem usuais e funcionais.
  • No quarto, a prateleira pode ser colocada sobre a cama, fazendo um uso de um espaço geralmente esquecido nos projetos de interiores. É recomendável que o modelo combine com a cama, formando um conjunto harmonioso dando o toque final ao ambiente. O uso de muitas prateleiras pode criar a impressão de um amontoado.
  • Na cozinha, as prateleiras ajudam a organizar o cômodo, principalmente em espaços menores. É recomendável que o armazenamento de pratos, talheres e outros objetos de uso diário seja em prateleiras mais baixas e de fácil alcance. Em cozinhas abertas, as prateleiras podem ser instaladas acima de móveis, nas paredes ou atrás da porta.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!