Decoração de Natal: como deixar a casa linda para as festas
Dezembro finalmente chegou! E, com ele, é chegado também o momento de decorar e arrumar a nossa casa para uma das festas mais populares do mundo, o Natal. Árvores de Natal, as luzes do pisca-pisca e o Papai Noel são alguns dos símbolos natalinos que tradicionalmente aparecem nas decorações das casas nessa época do ano.
As decorações podem seguir uma linha tradicional ou você pode optar por enfeites mais contemporâneos e diferentes. O que importa é que os enfeites natalinos estejam em harmonia com a décor e que você use sua criatividade para deixar a sua casa bem bonita e festiva.

Enquanto alguns dos enfeites são comprados nas lojas, você também pode reaproveitar objetos de sua casa para dar uma incrementada na decoração. Isso ajuda a você economizar, além de dar um ar mais personalizado na decoração natalina do seu lar. Confira as dicas que o blog Casa Para Viver separou para você.
Escolha da árvore de Natal
A árvore de Natal é o ponto de partida da decoração natalina. Elas estão disponíveis em tamanhos grandes ou pequenos. Há no mercado também uma variedade de opções para este item decorativo: artificial ou natural, verde floresta ou branca. A primeira decisão a fazer é a opção pela árvore natural ou artificial. Veja as vantagens e desvantagens de cada uma:

Árvore Natural
Vantagens:
– É biodegradável
– Permite o aroma agradável do pinheiro na casa.
– Depois do Natal, pode ser plantada no jardim.
Desvantagens:
– Pode ser encontrada apenas na cor verde.
– É preciso certos cuidados, pois ela pode causar alergias e apodrecer, se não for bem cuidada.
– É necessário que seja renovada todos os anos.
Árvore Artificial
Vantagens:
– Está disponível em diversos tamanhos e cores.
– É fácil de desmontar e não ocupa muito lugar na hora de ser guardada.
– Costuma ser mais barata, além de poder ser reutilizada no ano seguinte.
Desvantagens:
– Precisa ser montada.
– Alguns modelos disponíveis possuem um aspecto muito plástico e artificial.
– Não é biodegradável, sendo menos amiga do meio ambiente.
Decorando a árvore
Montar a árvore de Natal não é uma tarefa tão difícil como algumas pessoas pensam. Primeiro é necessário abrir os ramos. Em seguida, acople os ramos nos locais indicados pelo manual para erguer a árvore. Uma vez com a árvore de pé, encontre o local da casa onde ela ficará armazenada. Não há restrição: ela pode ficar na sala de jantar, em um corredor ou, até mesmo, no quarto.

O primeiro item de decoração a ser adicionado na árvore é o pisca-pisca. Em seguida, comece a decorar a árvore com os demais elementos, começando pelos enfeites maiores até os itens menores. Você pode usar bolas coloridas, enfeites de presentes e lacinhos, por exemplo. Tem também opções de enfeites em formato de Papai Noel, pequenos pinheiros ou bengalas natalinas. Quando todos os enfeites já estiverem decorando a árvore, dê o toque final colocando a estrela no topo da árvore.
Portas enfeitadas
A árvore não é o único elemento decorativo para essa época de fim de ano. As portas da casa podem ser decoradas com coroas de Natal ou guirlandas. Na porta da frente, esse item tem a função de antecipar toda a decoração da casa, além de enfeitar a área externa do seu lar. Mas você também pode usá-las nas portas dos quartos, por exemplo, funcionando como uma decoração complementar.

As guirlandas e coroas natalinas podem ser compradas ou confeccionadas em casa. Se quiser fazer você mesmo esses itens, pode optar por material como galhos de pinheiro ou ramos seco. Em seguida, você pode usar alguns enfeites para personalizar o item. Na internet há vários tutoriais que ajudam você a montar a sua própria guirlanda de Natal.
É possível também fugir das tradicionais guirlandas nas portas. Para isso, você pode optar por usar um painel de Papai Noel na porta do seu lar, sendo uma alternativa diferente e muito bonita. Você também pode adicionar luzes ou pisca-pisca ao redor da sua porta de entrada.
Luzes na janela
A janela é outro espaço da casa que pode ganhar uma decoração natalina. Você pode pendurar estrelas artificiais, bolas de Natal e outros ornamentos usando uma fita de seda ou um fio de sediela transparente, que pode ficar atado no varão da cortina. O peitoril da janela pode ser enfeitado com velas, pinhas e bonecos.
Uma opção muito bonita também é colocar pisca-pisca e luzes na janela de sua casa. Assim, além de iluminar o ambiente externo, as luzes vão dar um efeito muito bonito. Elas podem ser coloridas ou todas brancas, isso vai depender da sua preferência.
Faça você mesmo
A criatividade pode te ajudar também no momento de arrumar a sua casa para as festas de fim de ano. Uma ideia diferente, mas que confere uma beleza ao ambiente é utilizar garrafas vazias e enchê-las com pisca-pisca. Além de combinarem com qualquer espaço da casa, esse item vai valorizar a decoração do seu lar com um efeito lindo.

Outro elemento que ganha destaque nessa época do ano são as pinhas. Esse item já é tradicional na decoração de Natal, mas você sempre pode personalizá-lo. Por exemplo, dá para pintá-las de várias cores ou criar uma mini árvore de Natal com as pinhas. Porém, o uso mais comum desse elemento é como enfeite de mesa.
Por fim, as velas também combinam com a decoração de Natal. Elas podem ser colocadas dentro de copos, jarras de vidro ou mesmo caixinhas de papelão. São usadas, principalmente, na mesa da ceia, dando um toque de intimidade e sofisticação na decoração.
