Mesa de jantar: saiba como escolher a peça ideal para a sua sala

A sala de jantar é o local onde a família se reúne para fazer as suas refeições. E a mesa é o principal elemento de uma sala de jantar. É a partir dela que toda a decoração do ambiente será definida. Por isso, no momento de escolher a sua peça, é preciso levar em conta o estilo de decoração que você quer adotar no cômodo, o uso que essa mesa vai ter e o espaço disponível para recebê-la.

Além das refeições e do fator decorativo, a mesa de jantar deve facilitar o diálogo e promover a interação entre as pessoas. Por isso, deixe para finalizar o projeto da sala de jantar apenas depois que o estilo da mesa for definido. O móvel pode ser encontrado de diversas formas: quadrado, retangular, circular e oval. É preciso também definir o modelo a ser comprado e o material da peça, que pode ser de madeira ou de vidro, por exemplo.

Foto: Pinterest

 

Espaço disponível

O primeiro passo antes de você definir qual modelo de mesa vai comprar é medir o espaço de sua sala de jantar. Uma dica é recortar pedaços de jornal do tamanho da mesa que você pensa em comprar e posicioná-los no chão. Lembre-se que é preciso deixar de 70 a 90cm livres entre a mesa e outros móveis ou paredes, para que as pessoas possam transitar pelo espaço. Nos casos em que o móvel ficar em um corredor de circulação, o recomendado é que o espaço livre seja de cerca de 1 metro.

No caso de uma sala de jantar pequena, uma dica é você abrir mão de alguns móveis ou substituí-los antes de comprar a mesa. O bufê, por exemplo, pode dar lugar a um carrinho de chá ou mesa de canto retrátil.

Foto: Pinterest

 

Diferentes formatos de mesa

Há no mercado uma variedade de formatos de mesa de jantar. Como alguns modelos são maiores do que outros, você deve ficar atento ao espaço disponível na sala de jantar e ao uso que será feito desse móvel. Conheça os formatos:

Mesa retangular: é o tipo mais usado de mesa de jantar, principalmente se você vai acomodar mais do que 4 pessoas. Porém, ela vai funcionar melhor no ambiente se o espaço seguir também o formato retangular.

Mesa quadrada: a mesa quadrada é também uma boa opção, mas funciona melhor para ambientes maiores. Elas podem ser encostadas nas paredes, o que pode fazer você ganhar mais espaço em sua sala. Porém, são pouco flexíveis na hora de acomodar os convidados.   

Foto: Pinterest

Mesa redonda: esse modelo funciona principalmente em lugares menores ou espaços com formato quadrado. O seu uso pode passar a imagem de um ambiente mais intimista e aconchegante, sendo recomendado para grupos menores. Porém, tome cuidado com o tamanho dessa peça. Uma mesa redonda muito grande ao invés de criar esse ambiente intimista, acaba deixando uma distância muito grande entre os convidados, dificultando na hora de se servir. Outra vantagem desse modelo é sua flexibilidade em acomodar mais pessoas.

Mesa oval: este modelo possui características similares ao retangular, porém ocupam menos espaço na sala de jantar, devido aos seus cantos serem arredondados. Também é um modelo mais flexível, capaz de acomodar mais convidados nos casos em que houver necessidade.

 

Design e conforto

Após decidido o formato da mesa, chega o momento de escolher o design da peça, que deve também combinar com as cadeiras que serão escolhidas. Se possível, coloque uma cadeira próxima da mesa de sua preferência para ver se elas ficam harmônicas juntas.

Cadeiras e mesa precisam ficar harmônicas na decoração | Foto: Pinterest

Você não precisa necessariamente fazer um conjuntinho. Se quiser arriscar, opte por escolher dois modelos de cadeiras diferentes para a sua mesa de jantar. Se a sala de jantar dividir espaço com a sala de estar, então as cadeiras podem dialogar com a decoração dessa outra sala. Assim, elas poderão ser levadas para próximo ao sofá, criando uma área de bate-papo neste ambiente.

Além do design, o conforto também deve ser uma preocupação no momento de escolher a sua mesa de jantar. Verifique a altura dos assentos, evitando que os convidados batam os joelhos no tampo da mesa ou que o tampo fique próximo ao pescoço ao sentar-se. Uma média de 45cm é ideal para o assento se a altura do tampo for de 75cm.

 

Sala de jantar pequena

Caso a sua sala de jantar não tenha muito espaço, você pode apostar no uso de espelho ou de móveis espelhados na decoração do ambiente. Isso porque o reflexo do espelho traz uma sensação de amplitude e conforto ao cômodo. Uma dica é instalar um espelho retangular na parede atrás da mesa para dar a sensação de que o cômodo é maior e impedir que os convidados fiquem olhando para uma área vazia durante as refeições.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!